Juventus x Lazio

O estádio Olímpico de Roma será o palco de mais uma grande decisão. Me refiro a finalíssima da Copa da Itália, entre Juventus x Lazio, que se enfrentarão na tarde desta quarta-feira, a partir das 16:00 (horário de Brasília).
O objetivo da Juventus de conquistar o triplete (Campeonato + Copa + Champions League) será decidido na partida de logo mais frente a Lazio, isso porque maior desejo de Massimiliano Allegri e seus pupilos é levantar as três taças na temporada, tanto é, que na derrota do último final de semana para a Roma (3 a 1), no próprio estádio Olímpico, a Vecchia Signora (apelido da Juventus) se deu ao luxo de jogar com uma equipe mista, poupando suas principais peças, visando única e exclusivamente a final da Copa da Itália, já que na Serie A (campeonato italiano) a distância para a vice-líder Roma, continua grande (4 pontos). Para chegar até a decisão, a Juve trilhou um caminho nada fácil, eliminando adversários como Atalanta, Milan e Napoli, ou seja, fortes concorrentes na briga título. O departamento médico bianconeri vetou a presença dos lesionados Sami Khedira, Daniele Rugani e Marko Pjaka. Além deles, o volante Miralem Pjanic estará fora de combate devido a uma suspensão por acumulo de cartões amarelos.

blog
Após o apito final da partida de daqui a pouco, saberemos se Massimiliano Allegri terá ou não condições de conquistar o triplete.

Do outro lado, a Lazio chega motivadíssima para o duelo diante da Juventus no estádio Olímpico, afinal, a campanha da equipe na segunda metade da temporada é surpreendente, e caso o time da capital tivesse obtido um desempenho melhor no primeiro turno da Serie A, certamente os comandados de Simone Inzaghi estariam na briga pelo título do campeonato. Assim como a Juve, o conjunto biancocelesti poupou diversos jogadores na última rodada do Calcio, realizada no sábado passado, e por isso os principais atletas do elenco chegam 100% fisicamente para disputar a finalíssima. Nas fases anteriores da Copa da Itália, a Lazio deixou para trás fortes concorrentes como o Genoa, a Internazionale, além da arquirrival Roma, esta nas semifinais da competição. Isto posto, fica nítido que os biancocelestis enfrentarão o adversário mais complicado justamente na decisão do torneio. De todo o plantel, apenas o goleiro Federico Marchetti, o meio-campista Marco Parolo e lateral-esquerdo Jordan Lukaku estarão ausentes, todos por decorrência de lesões.

Generated by IJG JPEG Library
Keita Balde é o grande destaque da surpreendente Lazio de Simone Inzaghi. Não à toa, o senegalês que já balançou as redes adversárias 15 vezes na temporada, desperta o interesse de diversos clubes europeus, inclusive equipes da Premier League.

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes já se enfrentaram 168 vezes a história e a vantagem é da Juventus que soma 87 vitórias contra 40 triunfos da Lazio, enquanto o empate prevaleceu em 41 oportunidades. O encontro mais recente entre os clubes, ocorreu em janeiro, no Juventus Stadium, e na ocasião, a Juventus bateu a Lazio por 2 a 0, com gols dos argentinos Paulo Dybala e Gonzalo Higuaín, em partida válida pela 21ª rodada da Serie A 2016/17. Já o último embate entre os dois no estádio Olímpico de Roma, também terminou com a vitória da Juve por 1 a 0, logo, os bianconeris venceram as duas partidas frente os biancocelestis nesta temporada. Aliás, o retrospecto da Lazio diante da Juventus é medonho, para se ter ideia, o conjunto romano não vence a Vecchia Signora há exatos 13 jogos (12 vitórias e 1 empate), a última vitória da Lazio sobre a Juventus, foi em janeiro de 2013, nas semifinais da Copa da Itália 2012/13, ou seja, há quatro anos atrás. Vale ressaltar ainda, que a Juve venceu seus últimos nove compromissos contra o time da capital da bota.

O último encontro entre Juventus e Lazio pela Copa da Itália, aconteceu na temporada 2015/16, e terminou com a vitória da Vecchia Signora por 1 a 0, nas quartas de finais do torneio.
O último encontro entre Juventus e Lazio pela Copa da Itália, aconteceu na temporada passada, e terminou com a vitória da Vecchia Signora por 1 a 0, em pleno estádio Olímpico de Roma, na fase de quartas de final do torneio.

Juventus (4-2-3-1): Buffon; Barzagli, Chiellini, Bonucci e Alex Sandro; Marchisio e Lemina; Daniel Alves, Dybala e Mandzukic; Higuaín. Técnico: Massimiliano Allegri

Lazio (4-3-3): Strakosha; Basta, de Vrij, Hoedt e Radu; Lulic, Biglia e Milinkovic-Savic; Felipe Anderson, Immobile e Keita. Técnico: Simone Inzaghi.

 

Teremos esta tarde no estádio Olímpico uma grande decisão, afinal, estarão em campo dois gigantes do futebol italiano. Mesmo com o duelo sendo disputado no estádio Olímpico de Roma, o fator casa não influenciará em nada a Lazio, pois como será a final da Copa da Itália, o estádio estará devidamente dividido meio-a-meio (campo neutro). Dentro das quatro linhas, coloco a Juventus como franca favorita, tudo porque a temporada da Vecchia Signora impressiona, uma prova disso, é que o time de Massimiliano Allegri está na luta pelo triplete, algo que caso se concretize, ficará para sempre marcado na história. Já a Lazio chegou longe, e também faz uma campanha maravilhosa até aqui, muito acima das expectativas, méritos ao excelente trabalho do treinador Simone Inzaghi, que foi capaz de montar uma equipe extremamente competitiva e classificá-la para a Europa League com o quarto lugar do Calcio assegurado de forma antecipada.
Se a defesa da Juventus, a melhor da Europa, composta por Buffon, Barzagli, Chiellini, Bonucci, além do brasileiro Alex Sandro, teve a competência de segurar o trio MSN (Messi, Suárez e Neymar) nas quartas de finais da Champions League, com certeza não encontrará dificuldades em parar Felipe Anderson, Keita Balde e Ciro Immobile, portanto, acredito que o título da Copa da Itália 2016/17 será da Vecchia Signora.

Deixar um comentário

Menu