Arsenal x Chelsea

Para encerrar a temporada do futebol inglês com chave de ouro, nada melhor do que o grande clássico londrino entre Arsenal x Chelsea, valendo a tão sonhada taça da FA Cup (Copa da Inglaterra). A decisão que terá como palco o glorioso estádio de Wembley, em Londres, será realizada amanhã (sábado), às 13:30 (horário de Brasília).
Na tentativa de encerrar a temporada 2016/17 de maneira digna, os Gunners (apelido do Arsenal) entrarão no gramado do estádio de Wembley sedentos para conquistar a taça da FA Cup. Após uma modesta campanha na Premier League (campeonato inglês), aonde terminou apenas na 5ª posição com 75 pontos, restou ao Arsenal lutar pelo título da FA Cup. Apesar do bom desempenho recente dos pupilos de Arsene Wenger, que venceram os últimos cinco jogos da liga inglesa, a equipe não conseguiu uma vaga na próxima edição da Champions League, e ficará fora do torneio pela primeira vez em mais de vinte anos, fato esse que realmente incomoda os torcedores do time londrino. O caminho dos Gunners para chegarem na final da FA Cup não foi tão tortuoso quanto o do Chelsea, muito pelo contrário, para estar aqui o Arsenal precisou eliminar adversários como Preston North End (2 x 1), Southampton (5 x 0), Sutton United (2 x 0), Lincoln City (5 x 0) e somente nas semifinais encararam uma verdadeira pedreira, o Manchester City, do qual venceram por 2 a 1. O departamento médico vetou a presença dos jogadores Gabriel Paulista e Santi Cazorla por decorrência de lesões. Além deles, o zagueiro Laurent Koscielny também está fora de combate devido a uma suspensão.

O chileno Alexis Sánchez é a esperança de gols do Arsenal na decisão frente o Chelsea. Nos últimos quatro jogos dos Gunners, o chileno marcou cinco gols.
Alexis Sánchez é a esperança de gols do Arsenal na decisão frente o Chelsea. O chileno marcou cinco gols nos últimos quatro jogos dos Gunners.

Do outro lado estará o surpreendente campeão da Premier League 2016/17, digo isso pois nem mesmo o treinador Antonio Conte imaginava um início tão fabuloso sob o comando dos Blues (apelido do Chelsea), ainda mais em uma disputa direta contra técnicos renomados como Pep Guardiola, José Mourinho, Jurgen Klopp e Mauricio Pochettino. Assim como o rival Arsenal, o Chelsea vem de uma excelente sequência de jogos sem derrotas, colecionando sete no total, e mesmo com o título do campeonato inglês já assegurado na temporada, a equipe de Stamford Bridge lutará com unhas e dentes pela taça da FA Cup, para com isso garantir a conquista do doblete (Campeonato + Copa). Vale ressaltar ainda, que para chegar nesta grande decisão, o Chelsea deixou para trás adversários como Peterborough (4 a 1), Brentford (4 a 0), Wolverhampton (2 a 0), Manchester United (1 a 0) e por último, o outro arquirrival Tottenham (4 a 2).  Como ocorreu durante toda a campanha dos Blues, o time segue com pouquíssimos problemas de contusões, desta maneira, somente o novato Ruben Loftus-Cheek não estará à disposição do italiano Antonio Conte para encarar o Arsenal.

O treinador Antonio Conte está em lua-de-mel com a torcida do Chelsea, pois logo em sua primeira temporada à frente do time, já venceu a Premier League.
O treinador Antonio Conte está em lua-de-mel com a torcida do Chelsea, pois logo em sua primeira temporada à frente do time, ele já venceu a Premier League.

O registro histórico do confronto, aponta que este tradicional dérbi londrino foi realizado 189 vezes na história, e a vantagem é do Arsenal que soma 73 vitórias contra 62 triunfos do Chelsea, enquanto o empate prevaleceu em 54 oportunidades. O último encontro entre os clubes ocorreu no dia 04 de fevereiro deste ano, no estádio Stamford Bridge, e na ocasião, o Chelsea bateu o Arsenal por 3 a 1, em partida válida pela 24ª rodada da atual edição da Premier League. No entanto, no primeiro turno do campeonato (6ª rodada), os Gunners haviam vencido os Blues por 3 a 0, no Emirates Stadium. O retrospecto recente do Chelsea é ótimo diante do Arsenal, pois nos últimos quatro compromissos entre os dois times, a equipe azul venceu três jogos e perdeu somente um. Pela FA Cup 2016/17, o equilíbrio entre eles é enorme, já que ambos contabilizam cinco vitórias cada um, porém o Arsenal assinala 14 gols de saldo, diferentemente do Chelsea que conta com 12.

blog
O estádio de Wembley será palco de mais uma decisão da FA Cup.

Arsenal (3-4-2-1): Cech; Holding, Mertesacker e Monreal; Oxlade-Chamberlain, Ramsey, Xhaka e Gibbs; Ozil e Alexis Sánchez; Welbeck. Técnico: Arsene Wenger.

Chelsea (3-4-3): Courtois; Azpilicueta, David Luiz e Cahill; Moses, Matic, Kanté e Alonso; Pedro, Diego Costa e Hazard. Técnico: Antonio Conte.

Apontar um favorito em clássicos é sempre uma tarefa bastante complicada, porém se analisarmos a campanha de ambas equipes ao longo dessa jornada, é claro que colocaremos o Chelsea como franco favorito, afinal, os comandados de Antonio Conte foram campeões da Premier League e tiveram atuações muito mais convincentes em relação ao Arsenal nesta época. Todavia, esta será a terceira decisão de FA Cup dos Gunners nos últimos quatro anos, uma prova de que o time de Arsene Wenger tem uma vasta experiência no torneio. Dentro de campo vejo duas equipes extremamente ofensivas, por isso, acredito que teremos um jogo bem franco, aberto, e por consequência disso, repleto de gols. Um aspecto que pode pesar contra o Arsenal é a pressão, já que o clube nem ao menos classificou-se para a próxima edição da Champions League, e para a sua exigente torcida, tem a obrigação de levantar no mínimo um troféu na temporada, ao contrário do Chelsea, que está vivendo um momento extremamente de puro amor com seus adeptos. Levando em consideração todas estas informações, eu apostaria em um triunfo do Chelsea, que caso realmente se concretize, será a oitavo caneco da FA Cup na história dos Blues.

 

Deixar um comentário

Menu