Borussia Dortmund x Tottenham

Na tarde desta terça-feira, a Champions League nos apresenta o duelo entre Borussia Dortmund x Tottenham, que definirá o futuro de ambos no torneio. O palco deste grande confronto do grupo H, será o estádio Signal Iduna Park, lembrando que o embate começa a partir das 17:45 (horário de Brasília).
Situado no terceiro posto do grupo H da Champions League com apenas 2 pontos, o Borussia Dortmund pode ser considerado a maior decepção do futebol europeu na atual temporada. Contabilizando duas derrotas e dois empates em quatro partidas disputadas pelo torneio continental, os aurinegros estão à frente do lanterninha APOEL, só por causa do saldo de gols, uma prova de que a campanha do time alemão é realmente drástica. Para conseguir avançar às oitavas de final da Champions League, o Borussia Dortmund precisa vencer o Tottenham e torcer por um triunfo do APOEL sobre o Real Madrid, assim, os pupilos de Peter Bosz entrariam na última rodada da fase de grupos da competição com chances de se classificar. Além dessa pífia performance, na sexta-feira passada os aurinegros sofreram seu quarto revés consecutivo, ao perderem do Stuttgart por 2 a 1, pela 12ª rodada da Bundesliga. Consequentemente a equipe despencou para a 5ª posição do campeonato com 20 pontos, e com isso corre sérios riscos de ficar até mesmo de fora da zona de qualificação da Champions League. O departamento médico aurinegro vetou a presença dos jogadores Erik Durm, Marco Reus, Sokratis Papastathopoulos, Sebastian Rode, Alexander Isac e Lucasz Piszczek, todos machucados.

Registrando somente uma vitória nos últimos oitos jogos, o momento vivido pelo Borussia Dortmund na temporada é extremamente drástico.
Registrando somente uma vitória nos últimos oitos jogos, o momento vivido pelo Borussia Dortmund na temporada é extremamente doloroso.

Do outro lado, o Tottenham, líder isolado do grupo H da Champions League, já garantiu antecipadamente a sua classificação às oitavas de final, e permanece três pontos à frente do vice-colocado da tabela, Real Madrid (7 pontos). Com 10 pontos ganhos, os Spurs colecionam 3 vitórias e 1 empate no torneio, portanto, os comandados de Mauricio Pochettino são os únicos invictos até aqui do grupo. Aliás, a liderança do Tottenham é definitivamente inquestionável, tudo porque além de obter a melhor campanha dentre os seus concorrentes do grupo H com 83,3% de aproveitamento, o time londrino é dono tanto do melhor ataque (10 gols) quanto com a melhor defesa (3 gols) da competição. Entretanto, no último sábado, os Spurs perderam o North London Derby, tradicional clássico da capital inglesa entre Tottenham x Arsenal, e saíram do Emirates Stadium com uma dura derrota por 2 a 0 na bagagem. Este resultado determinou a queda do Tottenham para a 4ª posição da tabela da Premier League com 23 pontos, dois atrás do agora terceiro colocado, Chelsea (25 pontos). Os jogadores Erik Lamela, Victor Wanyama e Tody Alderweireld estão fora de combate por decorrência de lesões.

Na rodada anterior da Champions League, o Tottenham atropelou o Real Madrid, derrotando os atuais bicampeões europeus, por 3 a 0
Na rodada anterior da Champions League, o Tottenham atropelou o Real Madrid, derrotando os atuais bicampeões europeus por 3 a 0 no estádio de Wembley.

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 3 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Borussia Dortmund que soma duas vitórias mediante um triunfo do Tottenham. O encontro mais recente entre os dois clubes ocorreu há dois meses atrás (setembro), e na ocasião, o Tottenham bateu o Borussia Dortmund por 3 a 1, com gols de Harry Kane (2 gols) e do sul-coreano Son Heung-min para o lado dos Spurs, enquanto Andriy Yarmolenko descontou a favor dos aurinegros, em partida válida pela 1ª rodada da fase de grupos da Champions League 2017/18. Os outros dois jogos que envolveram os dois times, foram pela edição 2015/16 da Europa League (no ano passado), sendo que naquela oportunidade o Borussia Dortmund ganhou o jogo de ida em Londres por 3 a 0, e posteriormente, derrotou o Tottenham também no jogo de volta, no estádio Signal Iduna Park por 2 a 1, eliminando o conjunto londrino nas oitavas de final da competição. Curiosamente, os alemães mantém uma série de seis partidas seguidas sem vitórias na Champions League, ao passo que os ingleses estão invicto nos últimos cinco compromissos pelo torneio.

Borussia Dortmund e Tottenham já se enfrentaram na 1ªrodada da Champions League 2017/18, e o placar do estádio de Wembley ficou assim.
No estádio de Wembley, o Tottenham levou a melhor em relação ao Borussia Dortmund. E no Signal Iduna Park, quem levará a melhor?

Borussia Dortmund (4-3-3): Burki; Toljan, Bartra, Toprak e Raphael Guerreiro; Gotze, Weigl e Kagawa; Yarmolenko, Aubameyang e Philipp. Técnico: Peter Bosz.

Tottenham (3-5-1-1): Lloris; Davinson Sánchez, Dier e Vertonghen; Trippier, Eriksen, Winks, Dele Alli e Rose; Heung-Min Son; Harry Kane. Técnico: Mauricio Pochettino.

Caso fôssemos analisar esta partida na temporada passada, o prognóstico seria totalmente diferente, afinal, o Borussia Dortmund caiu drasticamente de nível, enquanto o Tottenham se apresenta em um patamar mais elevado atualmente. Acredito que o treinador Peter Bosz é o principal responsável por essa enorme crise pela qual passa o conjunto aurinegro, tudo porque o comandante holandês insiste em utilizar o esquema 4-3-3, que terminantemente não funcionou na equipe alemã. Talvez isso explique a grande apatia dos jogadores do Borussia Dortmund dentro de campo. Além disso, o velho problema de contusões, segue assolando a vida do time, basta observarmos o departamento médico do clube, que continua lotado. Nem mesmo a atmosfera do estádio Signal Iduna Park tem favorecido os aurinegros, que caso não tomem uma atitude enérgica , poderão afundar ver o barco ainda mais. Já o Tottenham, desembarca em solo alemão com uma amarga derrota para o Arsenal no North London Derby. No entanto, os Spurs estão realizando uma boa campanha na Champions League, tanto é, que não tiveram dificuldades para bater o Real Madrid, atual bicampeão do torneio, por 3 a 0, resultado que garantiu sua classificação às oitavas de final de maneira antecipada. Contudo, a vitória no duelo frente o Borussia Dortmund é de suma importância para os ingleses, que computando mais três pontos na tabela, estarão automaticamente qualificados no primeiro posto do grupo. Levando em consideração todos estes aspectos, não me restam dúvidas de que o Tottenham ganhará este confronto.

 

Deixar um comentário

Menu