Shakhtar Donetsk x Manchester City

O Shakhtar Donetsk está muito próximo de alcançar as oitavas de final da Champions League, mas para isso, precisará no mínimo empatar contra o já classificado Manchester City no estádio Metalist, em Kharkiv. Por essas e outras, o confronto desta quarta-feira (17:45, horário de Brasília) entre ucranianos e ingleses é extremamente decisivo ao conjunto de Paulo Fonseca.
A campanha do Shakhtar Donetsk é surpreendente na Champions League, afinal, os ucranianos ocupam a vice-posição do grupo F com 9 pontos, colecionando o total de 3 vitórias e 2 derrotas em cinco partidas realizadas pelo torneio continental. Consequentemente, os pupilos de Paulo Fonseca estão vencendo sua briga direta contra o Napoli, seu principal concorrente na disputa pelo segundo posto do grupo. Mesmo após sofrer uma dura derrota por 3 a 0 para o time italiano na rodada anterior, o Shakhtar Donetsk chega motivadíssimo para encarar o Manchester City no último jogo da fase de grupos da competição. Isso porque os atuais campeões ucranianos precisam de um simples empate diante do City para garantir sua ida às oitavas de final, ou então, caso o Napoli perca do lanterninha Feyenoord em casa, o Shakhtar estará automaticamente classificado, porém este possível revés dos napolitanos é bastante improvável. O maior desfalque da equipe ucraniana é sem sombra de dúvidas o lateral-direito Darijo Srna, que foi pego no exame anti-doping, e desta forma está suspenso por tempo indeterminado. Além do croata, os jogadores Maksim Malyshev, Sergey Krivtsov, Bogdan Butko e o brasileiro Taison, também estão todos fora de combate devido a lesões.

Já no Campeonato Ucraniano, o Shakhtar Donetsk segue firme na liderança com 42 pontos, quatro à frente do segundo colocado Dínamo Kiev, que tem uma partida a menos.  
O Shakhtar Donetsk, dos brasileiros Fred, Taison, Dentinho, Marlos, Bernard, Alan Patrick, Ismaily e Márcio Azevedo, segue firme na ponta do Campeonato Ucraniano com 42 pontos, quatro à frente do segundo colocado Dínamo Kiev, que tem uma partida a menos na competição.

Do outro lado, o Manchester City, melhor time europeu na atualidade, vive dias de extrema paz, afinal, os Citizens asseguraram sua classificação às oitavas de final da Champions League com uma rodada de antecedência, depois de vencerem o Feyenoord pelo placar mínimo no jogo anterior. Isolado na liderança do grupo F com 15 pontos ganhos, o City permanece com 100% de aproveitamento no torneio continental, contabilizando cinco vitórias nas cinco partidas realizadas pela competição, portanto, mesmo se os comandados de Pep Guardiola perderem para o Shakhtar Donetsk na tarde desta quarta-feira, este resultado não terá interferência nenhuma ao conjunto inglês, que mantém uma larga distância de seis pontos em relação aos ucranianos. Ademais, a invencibilidade do Manchester City não é mantida apenas na Champions League, visto que na Premier League, os Citizens, líderes do campeonato com 43 pontos, somam 14 vitórias e 1 empate, ou seja, a equipe também continua sem sofrer nenhum único revés, sendo assim, fica evidente que a campanha do time de Pep Guardiola na temporada é realmente impressionante. O departamento médico do City vetou a presença dos lesionados Benjamin Mendy e John Stones por decorrência de lesões. Eles se juntarão ao suspenso Kevin De Bruyne e ao poupado David Silva, que também não viajaram com o restante da delegação para Kharkiv.

Por decorrência do clássico contra o arquirrival Manchester United no próximo domingo, o treinador Pep Guardiola mandará a campo uma equipe mista para enfrentar o Shakhtar Donetsk. Com isso, o português Bernardo Silva enfim terá a chance de inicar uma partida entre os titulares do City.
Devido ao clássico contra o arquirrival Manchester United no próximo domingo, o treinador Pep Guardiola mandará a campo uma equipe mista para encarar o Shakhtar Donetsk. Com isso, o português Bernardo Silva enfim terá a chance de iniciar uma partida entre os titulares do Manchester City.

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram uma única vez ao longo da história, foi justamente na 2ª rodada da fase de grupos da Champions League 2017/18, disputada em setembro no Etihad Stadium, e na ocasião, o Manchester City bateu o Shakhtar Donetsk por 2 a 0, com gols de Kevin De Bruyne e Raheem Sterling. Entretanto, o time de Paulo Fonseca permanece invicto no estádio Metalist na atual edição do torneio europeu, pois lá eles ganharam do Napoli (2 x 1) e do Feyenoord (3 x 1), respectivamente. Além disso, o retrospecto do Shakhtar Donetsk é ótimo diante de adversários ingleses em seus domínios, haja visto que os ucranianos acumulam quatro vitórias e dois empates, em seis partidas realizadas como mandantes frente clubes da Inglaterra. Por outro lado, o Manchester City venceu de goleada seus dois jogos como visitante até aqui na competição, ao derrotar o Feyenoord em Roterdã (4 x 0) e o Napoli em Nápoles (4 x 2). Vale ressaltar ainda, que este será o 100º jogo da carreira de Pep Guardiola como treinador em compromissos válidos pela Champions League.

blog
Por conta de questões políticas, russos e ucranianos iniciaram um premeditado conflito, que infelizmente afetou boa parte da cidade de Donetsk. Assim, o Shakhtar adotou o estádio Metalist, situado em Kharkiv, como sua nova casa, lembrando que 315 km separam as duas cidades (Donetsk e Kharkiv).

Shakhtar Donetsk (4-2-3-1) Pyatov; Petryak, Ordets, Rakitskiy e Ismaily; Fred e Stepanenko; Marlos, Kovalenko e Bernard; Facundo Ferreyra. Técnico: Paulo Fonseca.

Manchester City (4-1-4-1): Bravo; Danilo, Mangala, Otamendi e Delph; Fernandinho; Bernardo Silva, Gundogan, Yaya Touré e Sané; Gabriel Jesus. Técnico: Pep Guardiola.

O segundo encontro entre Shakhtar Donetsk e Manchester City pela Champions League, nos promete uma grande dose de emoção, tudo porque os ucranianos não podem nem sonhar em perder este duelo, ou então, poderão dar um precoce adeus ao torneio. Mas segurar o ímpeto do City, melhor equipe europeia na atualidade, mesmo que com alguns jogadores reservas, não é uma tarefa nada fácil. A consistência defensiva do Shakhtar, junto com o rápido ataque do time, composto pelos brasileiros Marlos e Bernard, além do argentino Facundo Ferreyra, são as principais armas do conjunto de Paulo Fonseca, que terão a sorte de estar jogando diante de sua torcida no estádio Metalist, aonde seguem imbatíveis na competição, por isso, os ucranianos têm totais condições de derrotar os ingleses. Já o City desembarca em Kharkiv se dando ao luxo até mesmo perder o jogo, pois o primeiro lugar do grupo F da Champions League já está garantido, independente do que aconteça nessa rodada. Contudo, sabemos que o técnico Pep Guardiola é fanático por façanhas, recordes e feitos históricos, desse modo, jamais poderíamos descartar um resultado positivo a favor dos Citizens, que com um triunfo, terminariam a primeira fase do torneio invictos. Apesar disso, acredito que a maior preocupação do Manchester City no momento seja mesmo o clássico do próximo domingo frente o Manchester United. Levando em consideração todos estes aspectos, creio que a igualdade prevalecerá no placar final do confronto, classificando o Shakhtar Donetsk para as oitavas de final da Champions League.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu