Barcelona x Valencia

Na tarde desta quinta-feira, Barcelona e Valencia disputarão os primeiros noventa minutos de uma verdadeira decisão, afinal, o vencedor deste tradicional confronto do futebol espanhol, válido pelas semifinais da Copa do Rei, estará praticamente garantido na final do torneio. O duelo começa a partir das 18:30 (horário de Brasília), no estádio Camp Nou.

Notícias Barcelona:

Depois de um início de temporada bastante turbulento, devido a derrota para o Real Madrid na Supercopa da Espanha, além da inesperada saída de Neymar, o Barcelona se recuperou, e hoje, é sem sombra de dúvidas a maior força do futebol espanhol. Não à toa, o Barça lidera isoladamente a La Liga com 57 pontos, colecionando 18 vitórias e 3 empates em 21 partidas disputadas, obtendo assim, a incrível marca de 90,5% de aproveitamento no campeonato, aonde permanece invicto até aqui.
Por essa razão, as chances do Barcelona vencer o doblete (Campeonato e Copa) são realmente enormes, pois os catalães estão 11 pontos à frente do Atlético Madrid, vice-colocado da La Liga, enquanto na Copa do Rei, os seus principais adversários (Real Madrid e Atlético Madrid) já foram eliminados. Vale ressaltar ainda, que a chegada do craque Philippe Coutinho ao Camp Nou, fortaleceu ainda mais a equipe de Ernesto Valverde.
O departamento médico barcelonista vetou a presença dos jogadores Ousmane Dembélé e Thomas Vermaelen, por decorrência de lesões.

Messi salva o Barcelona contra o Alavés.
No domingo passado, o Barcelona teve de suar a camisa para derrotar o Alavés por 2 a 1, pela 21ª rodada da La Liga. Quando a partida parecia caminhar para o empate, o craque Lionel Messi entrou em ação, e marcou o gol da vitória do Barça aos 40 minutos da segunda etapa.

Notícias Valencia:

O Valencia chega ao confronto frente o Barcelona literalmente aos cacos, tudo porque no último sábado os pupilos de Marcelino García Toral sofreram uma dura goleada por 4 a 1 para o Real Madrid em pleno estádio Mestalla. O motivo para este desastroso resultado, foram as ausências dos suspensos Gabriel Paulista e Ruben Vezo, além da do lesionado Jeison Murillo, ou seja, a defesa dos valencianos estava totalmente desfalcada, por isso, o recém-contratado Francis Coquelín, precisou atuar adaptado na zaga ao lado do argentino Ezequiel Garay. Já pela Copa do Rei, os Morcegos eliminaram o Alavés somente nos pênaltis, após vencerem o jogo de ida por 2 a 1, e perderem o jogo de volta pelo mesmo placar.
Atualmente o Valencia ocupa o terceiro posto na tabela da La Liga com 40 pontos ganhos, contabilizando 12 vitórias, 4 empates e 5 derrotas na competição, atingindo 63,5% de aproveitamento através desta campanha.
Os jogadores Gabriel Paulista, Jeison Murillo e Gonçalo Guedes estão todos fora de combate, devido as suas respectivas lesões.

Marcelino García Toral resgatou o prestígio do Valencia.
O maior responsável pelo sucesso do Valencia na temporada, é o treinador Marcelino García Toral. Desde que assumiu o conjunto valenciano, o técnico de 52 anos acumula 17 vitórias, 5 empates e 5 derrotas em 27 jogos à frente do time.

Dados Históricos:

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 210 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Barcelona que soma 102 vitórias mediante 56 triunfos do Valencia, à medida que o empate prevaleceu em outras 52 oportunidades.
O encontro mais recente os dois clubes, ocorreu em novembro do ano passado no estádio Mestalla, e na ocasião, eles empataram por 1 a 1, com gols de Rodrigo para o lado dos valencianos, ao passo que Jordi Alba descontou a favor dos barcelonistas, em partida válida pela 13ª rodada da atual edição da La Liga.
Curiosamente, o último embate envolvendo Barcelona e Valencia pela Copa do Rei, que aconteceu na temporada 2015/16,  terminou com a vitória do Barça por 8 a 1 no placar agregado, lembrando que os atuais bicampeões do torneio venceram o jogo de ida no estádio Camp Nou por 7 a 0, e empataram o jogo de volta por 1 a 1 no Mestalla.

O Barcelona é um pesadelo na vida do Valencia.
Freguesia: o Barça ganhou dez dos últimos doze jogos contra o Valencia, considerando todas as competições.

Escalações:

Barcelona (4-4-2): Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Rakitic, Paulinho, Busquets e Iniesta; Messi e Suárez. Técnico: Ernesto Valverde.

Valencia (4-4-2): Neto; Montoya, Rúben Vezo, Garay e Lato; Carlos Soler, Dani Parejo, Kondogbia e Gayá; Santi Mina e Rodrigo. Técnico: Marcelino García Toral.

Previsão:

O duelo entre Barcelona x Valencia pelas semifinais da Copa do Rei, poderia facilmente ser a grande decisão do torneio, afinal, as duas equipes estão realizando excelentes campanhas na temporada, por isso, não nos restam dúvidas de que teremos uma partida empolgante no estádio Camp Nou.
Os anfitriões sabem que encontrarão enormes dificuldades no jogo de volta, pois encarar o Valencia no estádio Mestalla é uma tarefa bastante indigesta. Desta forma, o Barcelona tentará abrir a maior vantagem possível no marcador, já pensando nos outros noventa minutos do embate. Dentro das quatro linhas, é nítido que o Barça é infinitamente superior aos visitantes, e isto, aliado ao fato dos catalães atuarem em seus domínios, os fazem franco favoritos à vencer o confronto.
Do outro lado, o Valencia que recuperou o bom futebol sob o comando de Marcelino García Toral, sabe que terá pela frente a incômoda missão de derrotar o Barcelona na Catalunha, logo, tudo indica que os Morcegos jogarão defensivamente, com suas duas linhas de quatro homens bem compactas, fechando todos os espaços do campo, e explorando demasiadamente os contra-ataques através dos velozes Santi Mina e Rodrigo. Por essas e outras, acredito que o empate seria comemorado como uma vitória pelos valencianos, que depositam todas as suas fichas na segunda partida.
Levando em consideração todos estes aspectos, eu apostaria em um triunfo do conjunto barcelonista na tarde desta quinta-feira, porém por um placar apertado.

 

 

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu