O imbatível Porto

A hegemonia do Benfica enfim parece estar chegando ao fim no futebol português, afinal, o Porto lidera isoladamente a Primeira Liga, e detalhe, de maneira invicta. Por essas e outras, as chances das Águias conquistarem o pentacampeonato nacional são remotas, pois nesta temporada, os Dragões estão realmente imbatíveis.

FC Porto:

Futebol Clube do Porto, clube fundado no dia 28 de setembro de 1893 (124 anos), na cidade do Porto, é considerado juntamente com Benfica e o Sporting Lisboa, como as maiores agremiações do futebol português.
Não à toa, o Porto conquistou uma imensa quantidade de títulos ao longo de sua história, como por exemplo, dois troféus da Champions League (1986/07 e 2003/04), dois canecos da Europa League (2002/03 e 2010/11), duas taças do Torneio Mundial de Clubes (1987 e 2004), além de 27 Campeonatos Nacionais, 20 Supertaças de Portugal e 16 Taças de Portugal.
Vale ressaltar ainda, que diversos craques já vestiram a camisa azul e branca dos Dragões, dentre eles estão Teófilo Cubillas, Rabat Madjer, Fernando Gomes, Paulo Futre, Vitor Baía, Fernando Couto, Maniche, Deco, Ricardo Carvalho, Falcão García, e logicamente, os brasileiros Juary, Jardel, Derlei e Hulk.

José Mourinho no Porto em 2003/04.
A última Champions League conquistada pelo Porto, foi na temporada 2003/04, época em que os Dragões eram comandados por José Mourinho.

Anos complicados:

Desde o tricampeonato português, conquistado nas temporadas 2010/11, 2011/12 e 2012/13, o Porto caiu drasticamente de rendimento, e para piorar a situação, os portistas viram seu grande arquirrival, Benfica, vencer quatro vezes consecutiva a Primeira Liga.
A saída do treinador Vítor Pereira em 2013 deixou uma enorme lacuna no comando técnico do Porto, sempre acostumado a ter grandes treinadores à frente da equipe. Depois que Vítor Pereira transferiu-se ao Al-Ahli, passaram pelo estádio do Dragão nomes como Julen Lopetegui (atual treinador da seleção da Espanha), José Peseiro, e por último, Nuno Espírito Santo, que deixou o conjunto portista no final da temporada passada para assumir o Wolverhampton, clube inglês que lidera a Championship League (Segunda Divisão Inglesa).
Na minha opinião, o maior acerto da diretoria, foi contratar o técnico Sérgio Conceição, de 43 anos, que estava no Nantes, e prontamente aceitou o desafio de retornar ao futebol lusitano, porém agora, para trabalhar no Porto, agremiação pela qual teve duas passagens no período em que ainda era jogador.

Sergio Conceição está surpreendendo no Porto.
Sérgio Conceição chegou ao Porto nesta temporada, e até aqui, o treinador coleciona 25 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, em 25 partidas no comando da equipe.

Era Sérgio Conceição:

Já sob o comando de Sérgio Conceição, o Porto vem realizando uma temporada surpreendente, tanto é, que os Dragões lideram a Primeira Liga com 52 pontos, contabilizando 16 vitórias e 4 empates, obtendo assim, 86,7% de aproveitamento na competição.
No entanto, o fato que mais chama a atenção, é que os pupilos de Sérgio Conceição permanecem invictos no campeonato, lembrando que 20 partidas já foram realizadas até o momento. Na atualidade, levando em consideração as dez principais ligas europeias, somente o Barcelona ainda não perdeu na La Liga, de resto, todos os clubes sofreram pelo menos um único revés, como é o caso do Manchester City na Premier League. Até mesmo o milionário PSG, soma duas derrotas na Ligue 1.
O maior mérito de Sérgio Conceição foi ajustar o setor defensivo da equipe, que foi vazado somente dez vezes na Primeira Liga. Atuando constantemente no esquema 4-4-2, com as suas duas linhas de quatro homens bastante compactas, o Porto literalmente se transformou em uma muralha, portanto, passar por sua defesa tornou-se uma tarefa bastante árdua para os adversários.

Vincent Aboubakar artilheiro do Porto no Campeonato Português.
O camaronês Vincent Aboubakar é o artilheiro do Porto na Primeira Liga com 15 gols marcados.

Primeira Liga 2017/18:

A Primeira Liga nunca teve tanto equilíbrio como está apresentando em sua atual edição, pois com todos os jogos da 21ª rodada já realizados, as equipes do Porto, Benfica e Sporting Lisboa continuam na briga direta pelo título do campeonato.
Como citei anteriormente, o Porto ocupa o primeiro posto da tabela com 52 pontos, seguido de perto pela dupla da capital, ambos com 50 pontos ganhos. Entretanto, os líderes têm um jogo a menos em relação aos demais concorrentes, pois ainda não jogaram o segundo tempo da partida contra o Estoril.
No último sábado, o Porto bateu o Sporting Braga, quarto colocado da competição, por 3 a 1 no estádio do Dragão, com destaque ao brasileiro Alex Telles, autor dos três cruzamentos que resultaram em gols a favor do anfitriões.
Sabemos que ainda restam treze rodadas para o término da Primeira Liga, ou seja, 39 pontos ainda estão em aberto. Desta forma, é evidente que o torneio segue em aberto, todavia, já é possível afirmar com total convicção, que os Dragões definitivamente retomaram o caminho das vitórias.
O próximo compromisso do Porto será na quarta-feira (07/02) frente o Sporting Lisboa, porém pelas semifinais da Taça de Portugal.

 

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu