Porto x Sporting Lisboa

O tradicional clássico lusitano entre Porto x Sporting Lisboa, agitará as semifinais da Taça de Portugal. Os primeiros noventa minutos dessa verdadeira decisão, será realizada na tarde desta quarta-feira, às 18:15 (horário de Brasília), no estádio do Dragão.

Notícias Porto:

Depois de ser eliminado pelo Sporting Lisboa nas semifinais da Taça da Liga de Portugal, nas dramáticas cobranças de pênaltis, o Porto está sedento para vingar-se da equipe do Alvalade. A fase dos portistas é realmente incrível no momento, tanto é, que os Dragões permanecem invictos na Primeira Liga após vinte rodadas já realizadas. No sábado passado, os comandados de Sérgio Conceição não tiveram dificuldades para derrotar o Sporting Braga por 3 a 1, graças as três assistências do lateral-esquerdo brasileiro, Alex Telles, que resultaram nos três gols do time.
Este ótimo triunfo garantiu ao Porto a liderança isolada da Primeira Liga com 52 pontos, contabilizando 16 vitórias e 4 empates em 20 partidas disputadas, obtendo assim, 86,7% de aproveitamento na competição, lembrando que os Dragões têm um jogo a menos em relação aos demais concorrentes no campeonato.
Os jogadores André André, Danilo Pereira e Iván Marcano estão todos fora de combate devido as suas respectivas lesões.

Felipe é o xerifão do Porto.
O zagueiro Felipe, ex-Corinthians, é um dos grandes destaques do Porto na temporada. Não à toa, a equipe tem a melhor defesa da Primeira Liga com apenas 10 gols sofridos.

Notícias Sporting Lisboa:

Ao contrário dos últimos anos, o Sporting Lisboa vem realizando uma ótima temporada até aqui, isso porque os Leões conquistaram o inédito título da Taça da Liga de Portugal ao vencerem o Vitória Setúbal na final do torneio, nas cobranças de pênaltis (5 x 4), depois de empatarem no tempo normal por 1 a 1.  Entretanto, no último domingo, os pupilos de Jorge Jesus sofreram um inesperado revés para o Estoril, time que luta contra o rebaixamento, por 2 a 0, pela Primeira Liga. Desta maneira, além da equipe de Alvalade ter perdido a invencibilidade, deixou para trás também a liderança do campeonato.
Com isso, o Sporting Lisboa caiu para a vice-posição da Primeira Liga ao lado do Benfica com 50 pontos ganhos, porém os Leões perdem no critério de desempate, logo, eles ocupam o terceiro posto da tabela colecionando 15 vitórias, 5 empates e 1 derrota, atingindo 79,4% de aproveitamento através desta campanha.
O departamento médico sportinguista vetou a presença dos atletas Gelson Martins e Bas Dost, por decorrência de lesões.

Jorge Jesus, campeão da Taça da Liga de Portugal.
O treinador Jorge Jesus conquistou a Taça da Liga de Portugal pela sexta vez na carreira, uma comandando o Sporting Lisboa, e cinco à frente do Benfica.

Dados Históricos:

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 227 vezes ao longo da história, e o equilíbrio é a marca registrada deste clássico, pois tanto o Porto quanto o Sporting somam 81 vitórias cada, à medida que o empate prevaleceu em outras 65 oportunidades.
Este será o terceiro encontro entre Dragões e Leões nesta temporada, e curiosamente, os dois compromissos anteriores terminaram empatados sem gols no estádio José Alvalade. No entanto, a última partida entre eles teve sabor de derrota ao Porto, pois como citei anteriormente, o Sporting Lisboa venceu nos pênaltis por 5 a 4, em jogo válido pelas semifinais da Taça da Copa de Portugal.
Vale ressaltar ainda, que o Porto venceu 11 das últimas 13 partidas pela Taça de Portugal, enquanto o Sporting Lisboa ganhou sete dos últimos oito jogos também pelo torneio.

Porto vs Sporting Lisboa no estádio do Dragão.
Este será o primeiro clássico entre Porto x Sporting Lisboa que terá o estádio do Dragão como palco nesta temporada.

Escalações:

Porto (4-3-3): Casillas; Ricardo Pereira, Felipe, Reyes e Alex Telles; Herrera; Sérgio Oliveira e Paulinho; Marega, Aboubakar e Brahimi. Técnico: Sérgio Conceição.

Sporting Lisboa (4-2-3-1): Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; William Carvalho e Battaglia; Rubém Ribeiro, Bruno Fernandes e Acuña; Fredy Montero. Técnico: Jorge Jesus.

Previsão:

Teremos a oportunidade de acompanhar um grande clássico lusitano na tarde desta quarta-feira, e realizar qualquer tipo de prognóstico deste embate é algo extremamente complicado, afinal, o equilíbrio entre os dois times é enorme.
Os dois confrontos anteriores entre eles terminaram empatados, porém vale salientar que o Porto jogou ambos os jogos fora de seus domínios, portanto, considero o conjunto portista favorito à vitória pelo fato dele atuar em casa. Além disso, a forte defesa dos Dragões já provou ser o ponto forte da equipe nesta temporada, e superá-la será uma tarefa bastante árdua aos visitantes.
Do outro lado, é óbvio que o Sporting Lisboa tem totais condições de superar o Porto no estádio do Dragão, em contrapartida, as ausências de Gelson Martins e Bas Dost preocupam demasiadamente o treinador Jorge Jesus, pois tratam-se de duas peças fundamentais no esquema dos Leões.
Analisando todos estes aspectos, acredito que o conjunto de Sérgio Conceição sairá de campo com uma pequena vantagem no placar, e assim, disputará o jogo de volta das semifinais da Taça de Portugal mais tranquilamente no estádio José Alvalade.

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu