Fenerbahce x Galatarasay

O Dérbi Intercontinental, tradicional clássico entre Fenerbahce x Galatasaray, terá mais um capitulo de sua vasta história, escrito na tarde deste sábado. O confronto de maior rivalidade do futebol turco começa a partir das 13:00 (horário de Brasília), no estádio Sükrü Saraçoglu.

Notícias Fenerbahce:

O desempenho do Fenerbahce na Super Lig tem deixado a desejar até aqui, afinal, os Canários Amarelos ocupam apenas a 4ª posição na tabela do campeonato com 47 pontos, colecionando 13 vitórias, 8 empates e 4 derrotas em 25 partidas disputadas, obtendo assim, 62,67% de aproveitamento na competição. Isto posto, fica evidente que a única forma do Fener continuar sonhando com a conquista do título turco, é se ele derrotar o eterno arquirrival Galatasaray, líder do torneio com 53 pontos.
Vale ressaltar que a reação dos comandados de Aykut Kocaman teve início na rodada passada da Super Lig, quando o Fenerbahce viajou até Malatya, e voltou de lá com três importantíssimos pontos na bagagem, depois de vencer o Yeni Malatyaspor por 2 a 0. Por este motivo, os torcedores do Fener estão confiantes em um possível triunfo de seu time no Dérbi Intercontinental.
Os jogadores Ismail Koybasi e Vincent Janssen estão fora de combate devido as suas respectivas lesões.

O brasileiro Giuliano é o artilheiro do Fenerbahce na Super Lig com 12 gols marcados.
O brasileiro Giuliano é o artilheiro do Fenerbahce na Super Lig com 12 gols marcados.

Notícias Galatasaray:

Do outro lado, o Galatasaray mantém vivo o sonho de conquistar a Super Lig após três anos, e consequentemente, colocar um fim na hegemonia do Besiktas, atual bicampeão turco. Mas para isso, os pupilos de Fatih Terim precisarão vencer o Dérbi Intercontinental, assim, a equipe permaneceria na liderança isolada do campeonato, à frente do Besiktas e do Istanbul, terceiro e quarto colocados respectivamente. Com 53 pontos ganhos na competição, os Leões contabilizam 17 vitórias, 2 empates e seis derrotas no torneio, atingindo 70,67% de aproveitamento através desta campanha.
A fase do Galatasaray é realmente empolgante no momento, pois o time venceu seus últimos quatro compromissos (Bursaspor, Akhisar, Karabukspor e Konyaspor), lembrando que o atacante Bafetimbi Gomis balançou as redes oito vezes neste período. Não à toa, o francês é o artilheiro da Super Lig com 25 tentos.
O departamento médico do Galatasaray vetou a presença dos atletas Cédric Carrasso e Eren Derdiyok, em decorrência de lesões, enquanto o brasileiro Mariano cumprirá suspensão por acumulo de cartões amarelos.

Em sua quarta passagem no comando técnico do Galatasaray, o experiente Fatih Terim acumula o total de 172 vitórias, 62 empates e 48 derrotas em 282 partidas à frente da equipe turca.
Já em sua quarta passagem pelo Galatasaray, o experiente Fatih Terim acumula o total de 172 vitórias, 62 empates e 48 derrotas em 282 partidas à frente da equipe turca.

Dados Estatísticos:

O registro histórico do confronto aponta que o Dérbi Intercontinental já foi disputado 127 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Fenerbahce que soma 51 vitórias mediante 37 triunfos do Galatasaray, à medida que o empate prevaleceu em outras 39 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em outubro do ano passado, e na ocasião, o clássico terminou empatado sem gols na Telekom Arena, em partida válida pela 9ª rodada da atual edição da Super Lig.
Curiosamente, o Fenerbahce está invicto diante do Galatasaray há exatos 18 jogos pela Super Lig em seus domínios. A última vitória dos Leões sobre os Canários Amarelos no estádio Sükrü Saraçoglu pela competição, aconteceu em 1999, ou seja, está aí um tabu que está prestes a completar vinte anos.
O Dérbi Intercontinental colocará frente a frente os dois maiores vencedores do Campeonato Turco, pois o Galatasaray é dono de 20 canecos do torneio, ao passo que o Fenerbahce registra 19 conquistas no currículo.

A rivalidade entre Fenerbahce, o time do povo, e Galatasaray, a equipe da elite, transcende as quatro linhas. Aspectos políticos e culturais também fazem o Dérbi Intercontinental pegar fogo fora de campo.
A rivalidade entre Fenerbahce, o time do povo, e Galatasaray, a equipe da elite, transcende as quatro linhas. Aspectos políticos e culturais também fazem o Dérbi Intercontinental pegar fogo fora de campo.

Escalações:

Fenerbahce (4-2-3-1): Volkan Demirel; Isla, Skrtel, Neustadter e Kaldirim; Mehmet Topal e Souza; Nabil Dirar, Giuliano e Chahechouhe; Fernandão. Técnico: Aykut Kocaman.

Galatasaray (4-3-3): Muslera; Linnes, Maicon, Serdar Aziz e Nagatomo; Ryan Donk, Fernando e Selcuk Inan; Gomis, Feghouli e Rodrigues. Técnico: Fatih Terim.

Previsão:

O Dérbi Intercontinental é sem sombra de dúvidas um dos clássicos de maior rivalidade do futebol mundial. Até por esta razão, a segurança será redobrada em Istambul neste sábado. Separados pelo estreito de Bósforo, Fenerbahce e Galatasaray são como água e óleo, isto é, ambos não se misturam, portanto, é certo que teremos um embate agitado na capital turca.
A temporada do Fenerbahce definitivamente não foi das melhores, pois pelo o que a diretoria investiu, muito mais se esperava da equipe. A quarta posição na tabela da Super Lig retrata isso de forma bem clara. O frágil setor defensivo dos Canários Amarelos, que sofreu 30 gols em 25 partidas disputadas pelo campeonato, foi o ponto crucial para o insucesso do Fener durante toda a competição, e precisará passar os 90 minutos do Dérbi Intercontinental sem cometer falhas, algo bastante improvável.
Enquanto isso, o Galatasaray necessita urgentemente dos três pontos para manter-se na ponta da Super Lig, e essa pressão pelo resultado pode atrapalhar o time dentro de campo. Além disso, o péssimo retrospecto do conjunto de Fatih Terim frente o arquirrival no estádio Sükrü Saraçoglu, é um detalhe que preocupa demasiadamente os Leões.
Levando em consideração todos estes aspectos, por mais que tudo indique um triunfo do Galatasaray, acredito que o Fenerbahce será o vencedor do primeiro Dérbi Intercontinental de 2018.
Palpite: Fenerbahce 2 x 1 Galatasaray.

 

 

Deixar um comentário

Menu