Campeonato Brasileiro 2018

O próximo final de semana será especial para todos os amantes do futebol, afinal, nele terá início um dos campeonatos mais equilibrados do planeta, o Brasileirão. Vale ressaltar que esta será a edição de número 62 do torneio, que tem o Palmeiras como maior campeão com nove títulos na bagagem, seguido do Santos (8), Corinthians (7), São Paulo (6),Flamengo (5), Cruzeiro (4), Vasco da Gama (4), Fluminense (4), Internacional (3), Grêmio (2), Botafogo (2), Bahia (2), Atlético Mineiro (1), Guarani (1), Coritiba (1), Atlético Paranaense (1) e Sport Recife (1), lembrando que o Corinthians é o atual campeão da competição.

Regulamento e Calendário:

O Campeonato Brasileiro é composto por vinte clubes, e disputado no sistema de turno e returno, com partidas de ida e volta, portanto, o campeão é a agremiação que somar mais pontos no final das 38 rodadas do torneio.
A única peculiaridade desta edição, é que nela haverá uma pausa devido a Copa do Mundo da Rússia 2018, logo, a competição irá parar por pouco mais de um mês, do dia 13 de junho até o dia 18 de julho.
Novamente o calendário prejudicará os participantes do Brasileirão, isso porque é comum vermos as equipes perdendo diversos jogadores ao decorrer do campeonato, e isso acontece justamente porque a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não adequá o calendário brasileiro com o calendário europeu, como fizeram por exemplo os argentinos. Com o agravante do Mundial, certamente os times perderão ainda mais jogadores, já que a janela europeia de verão (janela do meio do ano) costuma ficar ainda mais agitada em ano de Copa.
No entanto, este é um problema que jamais será resolvido, haja visto o enorme desinteresse tanto dos clubes quanto da CBF em solucionar este contratempo, visto que ambos estão amarrados com contratos televisivos.

Curiosamente, esta edição do Campeonato Brasileiro com mais clubes nordestinos na era dos pontos corridos. Quatro clubes do Nordeste disputarão o Brasileirão 2018, me refiro ao Bahia, Vitória, Sport Recife e o Ceará.
Curiosamente, esta será a edição do Campeonato Brasileiro com mais clubes nordestinos na era dos pontos corridos. Quatro clubes do Nordeste disputarão o Brasileirão 2018, me refiro ao Bahia, Vitória, Sport Recife e o Ceará.

Previsão:

O equilíbrio é a marca registrada do Campeonato Brasileiro, pois é comum no Brasileirão acompanharmos até sete participantes brigando pelo título, ao contrário das ligas europeias, aonde no máximo três concorrentes disputam o caneco. Por esta razão, é bastante complicado fazermos previsões, mas podemos apontar alguns clubes como favoritos à conquista e ao rebaixamento. Antes, devemos informar que os seis primeiros colocados estarão classificados à Copa Libertadores (5º e 6º para a pré-Libertadores), ao passo que garantem uma vaga na Copa Sul-Americana os times que permanecerem entre 7º e 12º colocados da competição. Já os quatro piores da tabela, serão automaticamente rebaixados à Série B. Confira a breve análise do SoccerBlog:

Favoritos ao título: Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro.

Brigam pela Libertadores: Flamengo, Atlético Mineiro e Santos.

Vagas na Sul-Americana: Botafogo, Vasco da Gama, Atlético Paranaense, Chapecoense, Fluminense, São Paulo, Bahia e Internacional.

Lutam contra o Rebaixamento: Sport Recife, América Mineiro, Ceará, Paraná Clube e Vitória.

O Corinthians, atual campeão nacional, é o maior vencedor do Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos com quatro títulos conquistados.
O Corinthians, atual campeão nacional, é o maior vencedor do Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos com quatro títulos conquistados.

Série B:

A Série B, segunda divisão do Campeonato Brasileiro, começa amanhã (sexta-feira), um dia antes da Série A. Sem muita repercussão até o início dos anos 2000, a Série B ganhou bastante notoriedade desde que o Brasileirão passou a ser disputado no sistema de pontos corridos. Este fenômeno ocorreu justamente pelo fato de grandes clubes do cenário nacional participarem frequentemente do torneio, como foi o caso do Palmeiras, Vasco da Gama, Corinthians, Grêmio, Atlético Mineiro, Botafogo, e mais recentemente, o Internacional.
A competição é disputada nos mesmos moldes da Série A, no formato de pontos corridos, porém os quatro melhores colocados sobem à divisão de elite do futebol brasileiro, à medida que os quatro piores caem para a terceira divisão. As grandes novidades nesta edição da Série B, são as presenças dos recém-promovidos Fortaleza, São Bento, Guarani e CSA, além dos rebaixados Coritiba, Ponte Preta, Atlético Goianiense e Avaí.

O São Paulo é o maior pontuador do Campeonato Brasileiros desde que o torneio passou a ser disputado no formado dos pontos corridos com 790 pontos. Somente o Santos, o Cruzeiro e o próprio Tricolor Paulista, nunca cairam para a Série B.
O São Paulo é o maior pontuador do Campeonato Brasileiros desde que o torneio passou a ser disputado no formado dos pontos corridos, registrando 977 pontos. Somente Santos, Cruzeiro, Flamengo e o próprio Tricolor Paulista, nunca caíram para a Série B ao longo da história.

1ª Rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado
Cruzeiro x Grêmio
Vitória x Flamengo
Santos x Ceará
América Mineiro x Sport Recife

Domingo
Vasco da Gama x Atlético Mineiro
Internacional x Bahia
Corinthians x Fluminense
Atlético Paranaense x Chapecoense

Segunda-feira:
São Paulo x Paraná Clube
Botafogo x Palmeiras

 

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu