Barcelona x Sevilla

A Espanha vai literalmente parar na tarde deste sábado, afinal, será o tão aguardado dia da final da Copa do Rei entre Barcelona x Sevilla. O confronto começa a partir das 16:30 (horário de Brasília), no estádio Wanda Metropolitano, em Madrid.

Notícias Barcelona:

Devido a decepcionante derrota sofrida para a Roma por 3 a 1 pelas quartas de final da Champions League, resultado este, que culminou com a eliminação do Barcelona do torneio continental, os catalães chegam pressionados para disputar a finalíssima da Copa do Rei, que pode vir a ser a sua primeira conquista na temporada. Depois da fatídica desclassificação frente os italianos, o Barça precisou juntar os cacos e reunir forças para vencer o Valencia (2 x 1) e empatar com o Celta (2 x 2), respectivamente, pela La Liga.
Com isso, os pupilos de Ernesto Valverde estão a um triunfo de conquistarem o título espanhol, já que o Barça segue invicto na ponta da tabela do campeonato com 83 pontos, colecionando 25 vitórias e 8 empates em 33 partidas disputadas, obtendo assim, 83,8% de aproveitamento na competição. Por essas e outras, o doblete está bem próximo do Camp Nou.
O departamento médico barcelonista vetou a presença do volante Sergi Samper em decorrência de uma lesão.

Para chegar na final da Copa do Rei, os catalães deixaram para trás os times do Real Murcia, Celta Vigo, Espanyol e por último o Valencia.
Para chegar na decisão da Copa do Rei, os catalães deixaram para trás os times do Real Murcia, Celta Vigo, Espanyol, além do Valencia.

Notícias Sevilla:

Do outro lado, o Sevilla desembarca na capital espanhola vivendo um momento extremamente ruim, isso porque desde a heroica vitória sobre o Manchester United em pleno estádio Old Trafford (2 x 1), pelas oitavas de final da Champions League, os rojiblancos não venceram mais, registrando quatro empates e três derrotas neste período. No meio de semana, os comandados de Vincenzo Montella empataram sem gols contra o Deportivo La Coruña, clube que ocupa a zona de rebaixamento da La Liga.
Consequentemente, o conjunto sevillista estacionou na sétima posição do campeonato com 48 pontos contabilizando 14 vitórias, 6 empates e 13 derrotas no torneio, atingindo somente 48,5% de aproveitamento através desta pífia campanha. Como a distância para o Valencia, quarto colocado na competição, já é de 17 pontos, fica nítido que o time andaluz brigará apenas por uma vaga na Europa League.
Os jogadores Sébastien Corchia e Simon Kjaer estão fora de combate devido as suas respectivas contusões.

O Sevilla garantiu sua vaga na final depois de superar as equipes do Cartagena, Cádiz, Atlético Madrid e Leganés nas fases anteriores da Copa do Rei.
O Sevilla garantiu sua vaga na final da Copa do Rei depois de superar as equipes do Cartagena, Cádiz, Atlético Madrid e Leganés nas fases anteriores da competição.

Dados Estatísticos:

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 180 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Barcelona que soma 102 vitórias mediante 42 triunfos do Sevilla, à medida que o empate prevaleceu em outras 36 oportunidades.
O último encontro envolvendo dos dois clubes, ocorreu no mês passado, e na ocasião, os eles empataram por 2 a 2 no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, com gols de Luis Suárez e Lionel Messi para o lado do Barcelona, ao passo que Franco Vázquez e Luis Muriel marcaram a favor do Sevilla, em partida válida pela 30ª rodada da La Liga 2017/18.
Vale ressaltar ainda, que o Barça está invicto diante dos rojiblancos há exatos oito jogos, acumulando o total de sete triunfos e um empate nestes compromissos. Para se ter uma ideia, a última vitória dos andaluzes sobre os catalães (2 x 1) aconteceu em 2015.
Jamais poderíamos deixar de mencionar que o Barcelona, atual tricampeão da Copa do Rei, é o maior vencedor do torneio com 29 taças na bagagem, enquanto o Sevilla já venceu a competição cinco vezes até hoje.

Curiosamente, o último embate entre Barcelona e Sevilla pela Copa do Rei, foi justamente pela final do torneio, e detalhe, também foi disputado no estádio do Atlético Madrid, que na época era o Vicente Calderón. Naquela partida, o Barça venceu por 2 a 0, e fez a festa na capital espanhola.
Curiosamente, o último embate entre Barcelona e Sevilla pela Copa do Rei, foi justamente pela final do torneio em 2016, e detalhe, o duelo também foi disputado no estádio do Atlético Madrid, que na época era o Vicente Calderón. Naquela partida, o Barça venceu por 2 a 0, e fez a festa na capital espanhola.

Escalações:

Barcelona (4-4-2): Cillessen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Philippe Coutinho, Rakitic, Busquets e Iniesta; Messi e Suárez. Técnico: Ernesto Valverde.

Sevilla (4-2-3-1): Soria; Jesús Navas, Mercado, Lenglet e Escudero; Banega e N’Zonzi; Sarabia, Franco Vázquez e Nolito; Muriel. Técnico: Vincenzo Montella.

Previsão:

O confronto deste sábado, que vale o título da Copa do Rei, é realmente especial para Lionel Messi, afinal, o craque argentino enfrentará novamente o Sevilla, seu maior algoz na carreira. O desempenho de Messi contra o time andaluz é impressionante, tanto é, que o camisa 10 do Barça balançou as redes em trinta das 32 vezes que enfrentou os rojiblancos até aqui. Desta maneira, é possível afirmar que teremos pelo menos um gol do meia nesta decisão.
A qualidade técnica do Barcelona é infinitamente superior em relação ao Sevilla, basta analisarmos as escalações das duas equipes. Além disso, o Barça está sedento para dar a volta por cima, após a trágica eliminação diante da Roma na Champions League, e está aí uma excelente oportunidade para isso.
Apesar da boa performance do Sevilla em torneios mata-mata, os andaluzes têm um péssimo retrospecto frente o conjunto catalão, até por esta razão, eles são apontados como a grande zebra da final. Assim como o Barcelona, os rojiblancos necessitam urgentemente de um título, aliás, só assim o treinador Vincenzo Montella permaneceria ocupando o banco de reservas do Ramón Sánchez Pizjuán na próxima temporada. Este mero detalhe evidencia porque os sevillistas entrarão pressionados em campo.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que o Barça conquistará o tetracampeonato da Copa do Rey no estádio Wanda Metropolitano através de uma bela vitória.
Palpite: Barcelona 3 x 0 Sevilla.

 

 

Deixar um comentário

Menu