Os ídolos brilham no Feyenoord

Para um jogador se tornar ídolo de um clube e logicamente dos torcedores desta agremiação, ele precisa criar um vínculo, uma identidade com essa equipe, e é óbvio que as conquistas ajudam esse personagem a atingir mais facilmente este patamar. Por esta razão, os ídolos são sempre bem-vindos nos times de futebol, mesmo que estes estejam em final de carreira ou com idade avançada. Acontece que no Feyenoord, estas figuras ganham ainda mais notoriedade, haja visto o sucesso recente do conjunto de Roterdã.

Os torcedores do Feyenoord precisaram aguardar longos e árduos dezoito anos para que enfim o Clube da Massa voltasse e erguer a taça de campeão holandês na temporada passada. Mas dois personagens foram imprescindíveis para que o time conquistasse a Eredivisie 2016/17, trata-se de Giovanni van Bronckhorst e Dirk Kuyt, rotulados como heróis pelos torcedores. Mais recentemente, foi a vez do lendário Robin van Persie, de 34 anos, retornar ao time de Roterdã e levá-lo ao título da Copa da Holanda 2017/18, provando de uma vez por todas que os ídolos traçam o caminho certo quando regressam ao Feyenoord.

Giovanni van Bronckhorst iniciou e encerrou a sua gloriosa carreira dentro das quatro linhas defendendo as cores do Feyenoord. No entanto, o jovem treinador de 43 anos de idade, começou a sua trajetória como técnico em 2015, justamente no Clube do Povo, e logo em seu segundo ano à frente da equipe, Giovanni van Bronckhorst a tirou da fila de dezoito anos sem o título da liga nacional. Curiosamente, esta conquista veio no mesmo período em que Dirk Kuyt disputava sua última temporada como jogador profissional, lembrando que ex-atleta da seleção holandesa também teve duas vitoriosas passagens pelo clube.

Enquanto isso, com Robin van Persie a história foi diferente, pois quando todos imaginavam que o atacante iria se aposentar depois de atuar duas temporadas e meia pelo Fenerbahce, o craque surpreendeu ao anunciar o seu acerto com o Feyenoord em janeiro passado.
Quarto colocado na Eredivise, atrás do PSV Eindhoven, Ajax e AZ Alkmaar, respectivamente, restou ao esquadrão de Roterdã depositar todas as suas fichas na Copa da Holanda, competição essa, que o time já havia vencido com o próprio Giovanni van Bronckhorst em 2016.

A jornada do Feyenoord na Copa da Holanda 2017/18 não foi fácil, para chegar na grande final do torneio, os comandados de Giovanni van Bronckhorst precisaram passar por fortes adversários como o ADO Den Haag na primeira fase da competição (2 x 0), o Heracles Almelo nas oitavas de final (3 x 0), o PSV Eindhoven nas quartas de final (2 x 0) e o Willem II nas semifinais (3 x 0). Na decisão, o Feyenoord literalmente atropelou o AZ Alkmaar, vencendo a finalíssima por 3 a 0, com gols de Nicolai Jorgensen, Jens Toornstra, e um do ídolo Robin van Persie, que levou os torcedores à loucura no estádio De Kuip.

Desta maneira, o treinador Giovanni van Bronkhorst conquistou seu terceiro título pelo Feyernoord em seu terceiro ano comandando a equipe, mantendo assim, uma incrível média de um título por temporada. Já Robin van Persie admitiu que desejaria jogar até os quarenta anos, porém sabe que questões físicas o impedem de realizar esse sonho. A extensão do vínculo contratual do atacante para com o time de Roterdã ainda é uma incógnita, entretanto, o sentimento dos torcedores é um só, que ele permaneça no clube por pelo menos mais uma primavera, afinal, o momento atual nos mostra que os ídolos costumam brilhar no Feyenoord.

 

Deixar um comentário

Menu