Sporting Lisboa x Benfica

A 33ª rodada da Primeira Liga vai pegar fogo na tarde deste sábado, visto que o Clássico dos Clássicos, tradicional dérbi lisboeta entre Sporting Lisboa x Benfica, pode consagrar o Porto campeão português. O confronto terá início às 16:30 (horário de Brasília), no estádio José Alvalade.

Notícias Sporting Lisboa:

O Sporting Lisboa chega na penúltima rodada da Primeira Liga com chances reais de conquistar o tão desejado título nacional. No entanto, para que isso aconteça, os Leões precisarão vencer o Clássico dos Clássicos e torcer para que o Porto perca os seus dois últimos jogos no campeonato, ou seja, uma combinação bastante improvável já que os portistas enfrentarão o Feirense (casa) e o Vitória Guimarães (fora), respectivamente, nas rodadas restantes. Todavia, a esperança dos pupilos de Jorge Jesus é grande, e aumentou ainda após o triunfo sobre o Portimonense por 2 a 1 no sábado passado, lembrando que o gol da vitória foi marcado pelo meia Bruno Fernandes aos 44 minutos da segunda etapa.
Segundo colocado na tabela da Primeira Liga ao lado do Benfica com 77 pontos ganhos, o Sporting Lisboa contabiliza 24 vitórias, 5 empates e três derrotas no campeonato, atingindo 80,2% de aproveitamento através desta campanha. Como a distância para o líder Porto (82 pontos) é de cinco pontos, os sportinguistas precisarão ganhar para seguir sonhando com o título.
Os jogadores Bruno César e Rafael Podence estão fora de combate em decorrência de lesões.

Há três semanas, o Sporting Lisboa derrotou o Porto nos pênaltis e ergueu o título da Copa de Portugal 2017/18. Por esta razão, a confiança anda em alta pelos lados do Josè Alvalade.
Há três semanas, o Sporting Lisboa derrotou o Porto nos pênaltis e classificou-se à final da Taça de Portugal, aonde enfrentará o Desportivo Aves. Por esta razão, a confiança anda em alta pelos lados do José Alvalade.

Notícias Benfica:

O desejo de conquistar o pentacampeonato português está cada vez mais distante do Benfica, afinal, na rodada passada da Primeira Liga o conjunto benfiquista sofreu um inesperado revés para o Tondela por 3 a 2 em pleno estádio da Luz. Este trágico resultado permitiu com que o líder Porto abrisse uma larga vantagem de cinco pontos em relação aos Encarnados na ponta da tabela, e detalhe, restando somente dois jogos para o término da competição. Além disso, a derrota fez com que os comandados de Rui Vitória fossem alcançados pelo arquirrival Sporting Lisboa na classificação, por este motivo, o Clássico dos Clássicos ganha uma importância ainda maior nesta reta final de campeonato, haja visto que um empate dará o título automaticamente ao Porto, enquanto o perdedor do dérbi lisboeta não terá mais chances matemáticas de erguer o caneco do torneio.
Segundo colocado na Primeira Liga com 77 pontos, o Benfica coleciona 24 vitórias, 5 empates e três derrotas em 32 partidas disputadas, obtendo uma campanha idêntica a dos Leões, isto é, computando 80,2% de aproveitamento.
A boa notícia aos torcedores do Benfica é que a equipe terá força máxima em campo na tarde deste sábado, já que departamento médico liberou tanto o meio-campista Lubomir Fejsa quanto o atacante Jonas, que estão 100% recuperados de suas respectivas lesões.

Priorizar a Champions League foi o maior erro de Rui Vitória nesta temporada. O Benfica só é vice-líder na Primeira Liga, pois supera o Sporting Lisboa nos critérios de desempate.
Priorizar a Champions League foi o maior erro de Rui Vitória nesta temporada. Não à toa, o Benfica só é vice-líder na Primeira Liga porque o seu saldo de gols é superior ao do Sporting Lisboa, algo difícil de imaginar.

Dados Estatísticos:

O registro histórico do confronto aponta que o Clássico dos Clássicos já foi disputado 301 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Benfica que soma 130 vitórias mediante 108 triunfos do Sporting Lisboa, à medida que o empate prevaleceu em outras 63 oportunidades.
O encontro mais recente entre os dois clubes, ocorreu em janeiro deste ano no estádio da Luz, e na ocasião, Benfica e Sporting Lisboa empataram por 1 a 1, com gols de Jonas (de pênalti) para o lado dos benfiquistas, ao passo que Gelson Martins marcou a favor dos sportinguistas, em partida válida pela 16ª rodada da atual edição da Primeira Liga.
Curiosamente, o último duelo envolvendo os rivais lisboetas no estádio José Alvalade, também terminou empatado pelo mesmo placar, 1 a 1, porém o embate foi realizado na temporada passada.
Vale ressaltar ainda, que o Sporting Lisboa venceu seus últimos dez compromissos como mandante pela Primeira Liga, enquanto o Benfica ganhou oito dos últimos nove jogos como visitante no campeonato.

Este será também o embate entre o artlheiro e o vice-artilheiro da Primeira Liga, visto que Jonas lidera o campeonato neste quesito com 33 gols marcados, seguido de perto por Bas Dost que acumula 27 tentos.
Este será também o embate que reunirá o artilheiro e o vice-artilheiro da Primeira Liga, visto que Jonas lidera o campeonato neste quesito com 33 gols marcados, enquanto Bas Dost acumula 26 tentos até aqui.

Escalações:

Sporting Lisboa (4-4-1-1): Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão; Gelson Martins, William Carvalho, Battaglia e Acuña; Bruno Fernandes; Bas Dost. Técnico: Jorge Jesus.

Benfica (4-3-3): Bruno Varela; André Almeida, Rubén Dias, Jardel e Grimaldo; Zivkovic, Fejsa e Pizzi; Rafa, Jonas e Franco Cervi. Técnico: Rui Vitória.

Previsão:

O segundo Clássico dos Clássicos desta temporada nos promete muitas emoções, afinal, ele decidirá o futuro de Sporting Lisboa e Benfica na Primeira Liga. Quem estará atento no dérbi da capital lusa é o Porto, que torce por um empate para enfim soltar o grito de campeão nacional após cinco longos anos.
Por jogar em casa, diante de sua fanática torcida, apontamos o Sporting Lisboa como franco favorito à vitória, tudo porque os sportinguistas seguem invictos como mandantes no campeonato, registrando 14 vitórias e dois empates em 16 partidas realizadas em seus domínios, portanto, vencê-los em Alvalade é uma tarefa bastante complicada.
Do outro lado, o Benfica chega com a moral abalada para encarar o time de Jorge Jesus, e o motivo desse abalo foi a inesperada derrota para o Tondela, décimo colocado da competição, no estádio da Luz. Este resultado deixou claro que os benfiquistas jogaram a toalha no campeonato, e lutarão mesmo por uma vaga na Champions League. A equipe de Rui Vitória tem a melhor campanha como visitante no torneio, logo, os Encarnados têm totais condições de aprontar pra cima dos Leões.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que o Clássico dos Clássicos terminará empatado no estádio José Alvalade.
Palpite: Sporting Lisboa 1 x 1 Benfica.

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu