Juventus x Milan

O estádio Olímpico de Roma será o palco do tradicional clássico entre Juventus x Milan, que estarão frente a frente na tarde desta quarta-feira, para decidir quem ficará com o título da Copa da Itália 2017/18, lembrando que a final terá início a partir das 16:00 (horário de Brasília).

Notícias Juventus:

O empate entre Napoli e Torino por 2 a 2 no último domingo, praticamente garantiu o sétimo scudetto consecutivo da Juventus, visto que os napolitanos ficaram seis pontos atrás da Juve na tabela do Calcio, e como restam apenas duas rodadas para o término da competição, os pupilos de Massimiliano Allegri precisam de um único pontinho para erguer o caneco. Entretanto, a diferença de saldo de gols da líder em relação ao vice-líder é de 16 gols, por esta razão, já é possível afirmar que os bianconeros serão heptacampeões italianos.
Isolada na ponta do Calcio com 91 pontos, a Juventus contabiliza 29 vitórias, 4 empates e três derrotas em 36 partidas disputadas, obtendo assim, 84,3% de aproveitamento no torneio. Além disso, os bianconeros são donos tanto do melhor ataque (84 gols) quanto da melhor defesa (23 gols) do campeonato, logo, o título da equipe de Turim é inquestionável. Devido a esse cenário totalmente favorável no Calcio, a Juve certamente depositará todas as suas fichas na Copa da Itália, desta maneira, o time venceria todas as competições de âmbito nacional na temporada.
O departamento médico bianconero vetou a presença do alemão Benedikt Howedes em decorrência de lesões, enquanto o italiano Giorgio Chiellini está suspenso por acumulo de cartões amarelos.

Curiosamente, Massimiliano Allegri era o comandante do Milan na última vez em que o Milan ganhou a Copa da Itália.
Curiosamente, Massimiliano Allegri era o comandante do Milan na última vez em que a equipe de Milão ganhou a Copa da Itália em 2003.

Notícias Milan:

Do outro lado, o Milan desembarca na capital italiana com a confiança em alta para encarar a Juventus, isso porque o conjunto milanista venceu seus últimos dois compromissos contra o Bologna (2 x 1) e o Hellas Verona (4 x 1), respectivamente, pelo Calcio. Desta forma, os rossoneros pularam para a sexta posição na tabela do campeonato com 60 pontos ganhos, colecionando 17 vitórias, 9 empates e dez derrotas na competição, atingindo 55,6% de aproveitamento através desta campanha.
O grande responsável pela ascensão dos rossoneros é o treinador Gennaro Gattuso, que desde que chegou ao time de Milão no final do ano passado, resgatou o prestígio do Milan, tanto é, que a equipe disputará a final da Copa da Itália, algo inimaginável quando os milanistas eram comandados por Vincenzo Montella.
Andrea Conti está fora de combate devido a uma contusão, por este motivo, o lateral-direito não viajou à Roma com o restante da delegação. No entanto, o técnico Gennaro Gattuso terá todos os outros jogadores à sua disposição, inclusive o volante Lucas Biglia, 100% recuperado das fraturas em duas vértebras.

Apesar de ter investido a bagatela de 194,5 milhões de euros em reforços, o Milan ocupa apenas a sexta posição do Calcio.
Apesar de ter investido a bagatela de 194,5 milhões de euros em reforços, o Milan ocupa apenas a sexta posição do Calcio.

Dados Estatísticos:

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 204 vezes ao longo da história, e a vantagem é da Juventus que soma 79 vitórias mediante 57 triunfos do Milan, à medida que o empate prevaleceu em outras 68 oportunidades.
Nesta temporada, os clubes se encontraram em duas ocasiões pelo Calcio, sendo que a Juventus levou a melhor sobre o Milan vencendo em Milão por 2 a 0, e mais recentemente em Turim por 3 a 1.
Já a última final da Copa da Itália disputada entre eles, aconteceu em 2015, e naquela decisão, os bianconeros bateram os rossoneros pelo placar mínimo, graças ao gol do espanhol Álvaro Morata aos 5 minutos do segundo tempo da prorrogação.
Para finalizar, jamais poderíamos deixar de mencionar que a Juventus é a maior vencedora da Copa da Itália com doze taças no currículo, além de ser a atual tricampeã da competição, ao passo que o Milan ergueu o caneco do torneio cinco vezes até aqui.

Pela décima vez consecutiva, o estádio Olímpico de Roma será o palco da final da Copa da Itália.
Pela décima vez consecutiva, o estádio Olímpico de Roma receberá a final da Copa da Itália.

Escalações:

Juventus (4-3-3): Buffon; Cuadrado, Barzagli, Benatia e Alex Sandro; Khedira, Pjanic e Matuidi; Dybala, Higuaín e Dougas Costa. Técnico: Massimiliano Allegri.

Milan (4-3-3): Donnarumma; Calabria, Bonucci, Romagnoli e Ricardo Rodríguez; Kessié, Locatelli e Bonaventura; Suso, Cutrone e Çalhanoglu. Técnico: Gennaro Gattuso.

Previsão:

Decisões de campeonatos são sempre especiais, afinal, tratam-se de partidas aonde a adrenalina dos atletas vai a mil, sem falar dos torcedores, que ficam contagiados no estádio ao verem seus times em campo lutando por um título. Por essas e outras, a final da Copa da Itália será repleta de emoções, até porque reunirá os dois maiores vencedores do futebol italiano, Juventus e Milan.
Logicamente o favoritismo é todo da Juve que vive outra temporada brilhante, tanto é, que os bianconeros estão próximos de conquistar o heptacampeonato nacional e o tetracampeonato da Copa da Itália, provando novamente a sua supremacia na Velha Bota. Todavia, creio que a ausência de Giorgio Chiellini será bastante sentida pela Juventus, já que o veterano Andrea Barzagli seguramente não tem o mesmo vigor físico de outrora.
Enquanto isso, o Milan sabe da da dificílima missão que terá pela frente, porém tentará superar o poderoso esquadrão de Massimiliano Allegri através da raça e da determinação, características bem peculiares do técnico milanista Gennaro Gattuso. Aliás, a garra é a única virtude dos rossoneros em relação ao adversário, consequentemente, é através dela que o time de Milão irá em busca de seu primeiro caneco na era pós Berlusconi.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que a Juventus voltará de Roma com o tetracampeonato da Copa da Itália na bagagem.
Palpite: Juventus 3 x 1 Milan.

Deixar um comentário

Menu