Galatasaray, campeão turco 2017/18

Depois de passar duas temporadas em branco, assistindo o Besiktas conquistar o bicampeonato da Super Liga, enfim o Galatasaray voltou a erguer a taça da competição, e detalhe, diante de sua fanática torcida no estádio Turk Telecom.

O cenário não poderia ser melhor ao Galatasaray, que entrou na última rodada da Super Liga precisando apenas de um empate frente o Goztepe, sexto colocado na competição, porém tendo a grande oportunidade de atuar em seus domínios, no estádio Turk Telecom. Mas quem achou que a partida decisiva da temporada seria fácil ao conjunto de Istambul, estava completamente enganado, tanto é, que os Leões só conseguiram balançar as redes do adversário somente aos 21 minutos da segunda etapa, graças ao gol de Bafétimbi Gomis, artilheiro do campeonato com 29 tentos.

Este triunfo pelo placar mínimo garantiu o título nacional ao Galatasaray, que encerrou sua participação na Super Liga com 75 pontos, três a mais que o Fenerbahce e o Bassaksehir, segundo e terceiro colocados, respectivamente, ambos com 72 pontos. Colecionando 24 vitórias, 3 empates e sete derrotas em 34 partidas disputadas pela competição, os pupilos de Fatih Terim atingiram 73,53% de aproveitamento através desta campanha. Além disso, os Leões se classificaram automaticamente à fase de grupos da Champions League.

Um dos maiores responsáveis pela façanha do time amarelo e vermelho é o treinador Fatih Terim, que conquistou seu sétimo caneco da liga nacional, lembrando que o ex-técnico da seleção turca já havia vencido a competição nos anos de 1997, 1998, 1999, 2000, 2012 e 2013, todos dirigindo o Galatasaray. O ‘imperador’ acumula quatro passagens pela equipe da capital turca, me refiro aos trabalhos de 1996 a 2000, 2002 a 2004, 2011 a 2013, além deste atual. Vale ressaltar que os campeões iniciaram a temporada com Igor Tudor no comando, mas devido a sucessão de maus resultados o croata foi demitido, permitindo assim, o regresso do lendário Fatih Terim.

Este foi a 21ª taça da liga ao Galatasaray, que se isolou ainda mais na liderança dos maiores vencedores do campeonato turco ao longo da história. Em seguida, o eterno arquirrival Fenerbahce, aparece com 19 conquistas, à medida que o Besiktas soma 15 troféus no currículo. Completam a lista, as equipes do Trabzonspor com 6 títulos e o Bursaspor com apenas um. Outro recorde batido pelos Leões, foi o de obter o estrangeiro com maior número gols em uma única edição da Super Liga, pois o francês Bafétimbi Gomis alcançou a incrível marca de 29 gols marcados no campeonato, superando o meia brasileiro Alex, que na temporada 2010/11 fez 28 gols pelo Fenerbahce.

Jamais poderíamos deixar de mencionar, que três atletas tupiniquins integram o elenco campeão turco em 2018, trata-se do zagueiro Maicon, ex-São Paulo, que recebeu dos são-paulinos a alcunha de ‘God of Zaga’ (o Deus da Zaga), o lateral-direito Mariano, formado no Guarani e que veio do Sevilla, além do volante Fernando, ex-Manchester City. Curiosamente, Maicon e Fernando já jogaram juntos por cinco anos no Porto, clube pelo qual foram tricampeões portugueses em 2011, 2012 e 2013. O trio brasileiro teve papel preponderante no título do Galatasaray, sendo que Maicon foi o atleta que mais atuou entre eles, contabilizando 30 partidas pelo campeonato (5 gols), enquanto Mariano teve 26 aparições (2 gols) contra 25 de Fernando (2 gols).

Deixar um comentário

Menu