Na mira do Real Madrid

O anúncio sobre o pedido de demissão de Zinedine Zidane do comando técnico do Real Madrid, não pegou ninguém de surpresa, afinal, a relação de Zizou com o presidente Florentino Pérez era realmente conturbada, conforme escrevi no artigo “O Rei da Europa”, do dia 28/05/2018. Segue o link caso você não tenha lido: http://www.soccerblog.com.br/2018/05/28/rei-da-europa/

Essa afirmação ganha ainda mais notoriedade quando percebemos que o Real Madrid não demorou nem ao menos 24 horas para decidir que Mauricio Pochettino é o escolhido para ocupar o banco do Santiago Bernabéu. Apesar da escassez de títulos ao longo de sua carreira fora das quatro linhas, o técnico argentino se destacou pelos seus excelentes trabalhos à frente do Espanyol, Southampton e do Tottenham, equipe que dirige na atualidade. Aliás, foi exatamente no clube do norte de Londres que Pochettino se sobressaiu no mundo da bola, pois desde a sua chegada na equipe em 2014, os Spurs evoluíram a ponto de brigar de igual para igual contra os principais candidatos ao título da Premier League.

Caso Mauricio Pochettino aceite o desafio de treinar o Real Madrid, ele logicamente terá de se adequar a filosofia do clube espanhol, assim como acontece quando qualquer profissional muda de empresa, ou seja, este colaborador precisará seguir à risca a política dessa nova instituição, algo que Zinedine Zidane relutava a fazer. A propósito, o técnico francês nunca foi favorável a ideia de contratar grandes estrelas do futebol mundial, isto é, uma das marcas registradas de Florentino Pérez. Não à toa, foi somente depois que o mandatário começou a presidiar o Real Madrid, que o clube ganhou a alcunha de Galáticos visto que chegaram no Santiago Bernabéu figuras como Luís Figo, Ronaldo, Michael Owen, Zinedine Zidane, David Beckham, Cristiano Ronaldo, Kaká, entre outros, todos trazidos pelo presidente madridista.

Será Mauricio Pochettino o sucessor de Zinedine Zidane no Real Madrid?
Será Mauricio Pochettino o sucessor de Zinedine Zidane no Real Madrid?

Curiosamente, o interesse do Real Madrid por Mauricio Pochettino surge poucos dias após o treinador argentino estender o seu vínculo com Tottenham por mais cinco anos. No lançamento de seu livro New World que aconteceu na cidade de Barcelona, Pochettino falou pela primeira vez publicamente sobre o interesse dos atuais tricampeões da Champions League, confira abaixo as palavras de Poche sobre o assunto:

"Eu assinei um novo contrato há 10 dias - o que vai acontecer amanhã, eu não sei, mas eu sempre
 vou dizer a você 'futebol é futebol', o futebol vai colocá-lo em seu lugar sempre."

Na minha opinião, essa resposta deixou bem claro que a oportunidade de comandar o Real Madrid está mexendo com Mauricio Pochettino, que em nenhum momento garantiu a sua permanência na equipe inglesa, assim como fez Joachim Low, por exemplo. Acredito que o interesse madridista pelo treinador argentino surgiu mesmo após os confrontos dos Blancos diante do Tottenham na atual edição da Champions League, lembrando que ambos dividiram o grupo H do torneio. Na ocasião, os Spurs empataram por 2 a 2 contra os espanhóis no estádio Santiago Bernabéu, e posteriormente, os derrotaram por 3 a 0 em Wembley, sendo desta maneira, um dos adversários mais indigestos do Real Madrid ao longo da competição.

O Real Madrid não está preparado para uma possível negativa de Mauricio Pochettino à sua proposta, tanto é, que Florentino Pérez não tem um plano B sobre a mesa. Muito se especula na mídia sobre os nomes de Arsenè Wenger e de José María Gutiérrez, o ex-jogador ‘Guti’, porém esses apenas rumores, dado que estamos justamente no período em que a janela de transferências europeia acabou de abrir. Como citei anteriormente, Poche estendeu o seu contrato com o Tottenham até 2023, mas o detalhe, é que neste novo vínculo não existe multa rescisório, logo, a proposta deve agradar tanto o treinador argentino quanto o clube inglês. Creio que ela já agradou Pochettino, por mais que ele não assuma isso publicamente, portanto, cabe agora ao presidente Florentino Pérez oferecer um caminhão de dinheiro para os Spurs, e quem sabe assim, o negócio venha a ser concretizado. Aguardemos!

Deixar um comentário

Menu