Conheça os 12 palcos da Copa da Rússia 2018

Na próxima quinta-feira (dia 14), teremos o início da 21ª edição da Copa do Mundo, que neste ano, terá a Rússia como país sede. Os russos receberão o torneio pela primeira vez ao longo da história, e para que isso acontecesse, o governo precisou desembolsar a bagatela de 683 bilhões de rublos (cerca de R$ 38,3 bilhões, na cotação atual) para organizar o Mundial, superando até mesmo o Brasil, que gastou o montante de R$ 25,5 bilhões na Copa de 2014. Com tanto dinheiro investido, os doze estádios que abrigarão os jogos da competição ficaram maravilhosos, confira:

Luzhniki Stadium
blog
O Luzhniki Stadium foi o primeiro estádio de grama artificial a receber um jogo oficial da Champions League em 2006. Como não pertence a nenhum clube, ele é utilizado frequentemente pela seleção da Rússia, sendo uma espécie de Wembley russo.

O antigo estádio Central Lênin, agora se chama Luzhniki Stadium, e é considerado o principal estádio da Copa do Mundo da Rússia, pois será o palco da grande final do torneio, que acontecerá no dia 15 de julho. Inaugurado no ano de 1956 na capital russa, o Luzhniki Stadium tem capacidade para 80 mil pessoas e receberá também, quatro jogos da fase de grupos, um das oitavas de final e outro das semifinais da competição.

Spartak Stadium
Estádio do Spartak Moscou.
O Spartak Stadium é o estádio do Spartak Moscou, clube mais vezes campeão russo com dez títulos na bagagem.

Na minha opinião, o Spartak Stadium é o estádio mais bonito da Copa. Também chamado de Otkrytie Arena, ele teve as suas obras iniciadas em 2010 e foi inaugurado oficialmente no ano de 2014. Situado em Moscou, o estádio é composto por grama sintética, tem capacidade para 45 mil pessoas e será palco de quatro partidas da fase de grupos da Copa, dentre elas está o duelo entre Brasil x Sérvia (27/06), além de um confronto válido pelas oitavas de final do torneio.

Krestovsky Stadium
blog
O Krestovsky Stadium pertence ao Zenit, time russo da cidade de São Petersburgo. Nele foi disputada a partida de abertura da Copa das Confederações 2017 entre Rússia x Nova Zelândia.

Situado na cidade de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, o Krestovsky Stadium foi o estádio mais caro da Copa, afinal, para construí-lo o governo gastou o total de 2,3 bilhões de reais. Inaugurado no ano passado e com capacidade para 69 mil torcedores, o Krestovsky Stadium terá quatro jogos da fase de grupos do Mundial, dentre eles, o confronto entre Brasil x Costa Rica (22/06). Além disso, ele receberá uma partida das oitavas de final, uma das semifinais e por último, será o palco do duelo que envolverá a disputa do terceiro e quarto colocados do torneio.

Nizhny Novgorod Stadium
Casa do FC Olimpiyets Nizhny Novgorod, modesto clube russo que terminou na 12ª posição da segunda divisão do campeonato nacional.
O Nizhny Novgorod Stadium é a casa do FC Olimpiyets, modesto clube russo que encerrou a sua participação na 12ª posição da segunda divisão do campeonato russo.

O Nizhny Novgorod Stadium, é um estádio situado na cidade de Nizhny Novgorod, que era conhecida como Gorky na extinta União Soviética. Esta cidade se destaca por ser um importante centro econômico, turístico e cultural da Rússia. Com capacidade para 45 mil torcedores, o Nizhny Novgorod Stadium teve um custo estimado em 1,03 bilhão de reais, foi construído justamente para a ser um dos palcos da Copa do Mundo de 2018, e receberá quatro partidas da fase de grupos, uma das oitavas e outra das quartas de final da competição.

Fisht Olympic Stadium
blog
O Fisht Olympic Stadium recebeu esse nome em homenagem ao Monte Fisht. Ele foi o palco das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de Inverno 2013.

O Fisht Olympic Stadium ou Olímpico de Sochi, foi construído no ano de 2013 para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de inverno de 2013. Localizado na cidade de Sochi, aonde os russos costumam passar as férias devido ao agradável clima, o Fisht Olympic Stadium tem capacidade para 40 mil pessoas e é administrado pelo governo, já que não pertence a nenhum clube de futebol. Ele receberá quatro jogos da fase de grupos do Mundial, além de uma partida das oitavas e outra das quartas de final da Copa.

Arena Kazan
blog
A Arena Kazan é a casa do Rubin Kazan, bicampeão russo nas temporadas 2007/08 e 2008/09.

Situada em Kazan, cidade conhecida por ser a capital do Tartaristão e um grande polo industrial, comercial e cultural da Rússia, a Arena Kazan foi inaugurada em 2013, tem capacidade para 45 mil torcedores e sediou quatro partidas da Copa das Confederações 2017, dentre as principais, o embate entre Portugal x Chile, nas semifinais da competição. Já na atual edição da Copa do Mundo, ela receberá quatro jogos da fase de grupos, uma das oitavas e outra das quartas de final do torneio.

Arena Samara
blog
A Arena Samara foi inaugurada este ano, e é o estádio aonde o Krylya Sovetov manda os seus jogos no campeonato russo.

A Cosmos Arena também é chamada de Arena Samara por estar localizada em Samara, sexta maior cidade do país que está próxima da fronteira da Rússia com o Cazaquistão. Aliás, Samara foi considerada a segunda capital russa na época da Segunda Guerra Mundial, pois é para lá que membros do governo fugiram quando Moscou estava sendo ameaçada pelos nazistas. A arena tem capacidade total para 45 mil pessoas, custou 1,16 bilhão de reais aos cofres públicos e receberá quatro jogos da fase de grupos da Copa, além de um pelas oitavas e outro pelas quartas de final do Mundial.

Arena Rostov
blog
Com a construção da Arena Rostov, o FC Rostov apropriou-se deste novo estádio, abandonando assim o estádio Olimp 2, sua antiga casa.

A Arena Rostov é mais um dos belos estádios russos inaugurados este ano. Localizada na cidade de Rostov do Don, sul do país, ela tem capacidade para 45 mil torcedores. A propósito, Rostov do Don é um dos maiores centros fluviais da Rússia, visto que por lá, as navegações têm acesso ao mar de Azov através de um extenso canal. A Arena Rostov será o palco do cotejo entre Brasil x Suíça (dia 17/06) e de mais três partidas da fase de grupos da Copa do Mundo. Posteriormente, ela também receberá um jogo das oitavas de final da competição.

Ekaterinburg Stadium
blog
Construído no ano de 1953, o Ekaterinburg Stadium, casa do FC Ural, foi totalmente remodelado para receber jogos da Copa do Mundo. No final das contas, foram gastos 809 milhões de reais para a modernização do estádio.

O Ekaterinburg Stadium ou Arena Ecaterimburgo, é sem sombra de dúvidas um dos palcos mais bonitos da Copa do Mundo, visto que estamos nos referindo a um monumento de arquitetura do neoclassicismo stalinista, ou seja, uma mescla entre os estilos império e eclético. Com capacidade aumentada para 45 mil pessoas, o Ekaterinburg Stadium está situado na cidade de Ecaterimburgo, a quarta maior da Rússia. Nele serão realizados apenas quatro partidas da fase de grupos do Mundial.

Kaliningrad Stadium
O Kaliningrad Stadium é a nova propriedade do FC Baltika Kaliningrad, equipe que disputa a segunda divisão russa.
O Kaliningrad Stadium é a nova propriedade do FC Baltika Kaliningrad, equipe que disputa a segunda divisão russa. Curiosamente, esse estádio está localizado a apenas 45 km da fronteira com a Polônia.

Os pouco mais de 445 mil habitantes da cidade de Kaliningrado, terão a oportunidade de acompanhar a Copa do Mundo de perto, já que o novíssimo Kaliningrad Stadium ou Baltika Arena, será mais uma das sedes do Mundial da Rússia. Fundado em 1954, ele comporta até para 45 mil torcedores, e foi reinaugurado este ano para receber quatro jogos da fase de grupos do torneio da FIFA, sendo que dentre os principais deles, está o compromisso entre Bélgica x Inglaterra (dia 27/06).

Saransk Stadium
blog
A cor alaranjada do Saransk Stadium realmente impressiona. Ele passou a ser a nova casa do FC Mordovia, que deixou de mandar os seus jogos no Smart Stadium, seu antigo território.

Inaugurado este ano, o Saransk Stadium tem capacidade para 44 mil pessoas, e recebeu este nome por estar situado em Saransk, capital da Mordóvia, uma cidade completamente industrial, cuja as atividades principais incluem a produção de cabos elétricos, produtos químicos e fabricação de têxteis. Este será um dos estádios que Cristiano Ronaldo jogará nesta Copa do Mundo, uma vez que o encontro entre Portugal x Irã vai acontecer no Saransk Stadium (dia 25/06). Além deste duelo, ele será palco de mais três jogos, também válidos pela fase de grupo do torneio.

Arena Volgogrado
A arena Volgogrado
A Copa do Mundo de 2018 ainda nem começou, mas já foi extremamente benéfica ao FC Rotor Volgogrado, isso porque o Mundial garantiu ao time que disputa a segunda divisão do campeonato russo, uma nova casa, a arena Volgogrado.

A arena Volgogrado está localizada na cidade de Volgogrado, que antigamente, quando a Rússia ainda fazia parte da União Soviética, era chamada de Stalingrado, e ficou mundialmente conhecida devido a batalha de Stalingrado, considerada a mais sangrenta da história. A moderníssima arena Volgogrado, que foi construída no lugar do antigo Estádio Central, valeu 1,08 bilhão de reais ao governo russo, e tem capacidade para 45 mil pessoas. Ela receberá quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu