Rússia x Arábia Saudita

O Luzhniki Stadium será o palco da tão aguardada partida de abertura da Copa do Mundo de 2018 entre Rússia x Arábia Saudita, consideradas as seleções mais fracas do grupo A do torneio, que ainda é composto por Uruguai e Egito. O confronto terá início às 12:00 (horário de Brasília).

Rússia

Embora os russos sejam os anfitriões da Copa do Mundo de 2018, o clima no país é de pessimismo, afinal, a seleção da Rússia vive um momento extremamente ruim, uma prova disso é que os soviéticos não conquistaram nenhuma vitória este ano, e detalhe, não vencem há exatos sete jogos, colecionando quatro derrotas e três empates neste período. Para se ter uma ideia, o último triunfo da Rússia aconteceu apenas em outubro de 2017, isso explica o porque da insatisfação do povo russo em relação ao selecionado nacional.
Um dos maiores responsáveis pela recente má fase da Rússia, é sem sombra de dúvidas o treinador Stanislav Cherchesov, dono do pior aproveitamento entre treinadores do combinado russo ao longo da história, registrando um pífio aproveitamento de 26,31% nessa sua segunda passagem à frente da seleção.
Para piorar ainda mais a situação, os soviéticos ficaram impossibilitados de convocar o atacante do Zenit, Aleksandr Kokorin, uma dos principais destaques da equipe, que rompeu o ligamento cruzado do joelho em março.

Mesmo com o pífio desempenho na Eurocopa 2016 e na Copa das Confederações 2017, a Federação Russa de Futebol manteve Stanislav Cherchesov no comando técnico da seleção.
Mesmo com o pífio desempenho na Copa das Confederações 2017, a Federação Russa de Futebol manteve Stanislav Cherchesov no comando técnico da seleção. Dentre todos os participantes da Copa do Mundo, a Rússia é a pior posicionada no ranking da FIFA (70º lugar).

Arábia Saudita

Enquanto isso, a Arábia Saudita, 67ª colocada no ranking da FIFA, fará a sua estreia na Copa do Mundo com a confiança totalmente em baixa, pois assim como os anfitriões, os sauditas também não vivem um bom momento, basta relembrarmos que os Falcões Verdes tiveram três treinadores comandando o time nos últimos dez meses, logo, o entrosamento do novo técnico Juan Antonio Pizzi com os jogadores certamente ainda não é o ideal. Por incrível que pareça, o ex-técnico do Chile dirigiu o conjunto asiático somente nove vezes até aqui, e neste curto espaço de tempo, ele obteve três vitórias, um empate e cinco derrotas. No entanto, os torcedores sauditas estão empolgados para acompanhar a sua seleção novamente em um Mundial, algo que não acontecia desde 2006, na Alemanha. Além disso, todos até sonham com a possibilidade de ver os Falcões Verdes avançando de fase no torneio mesmo com esse retrospecto negativo, visto que o grupo A é considerado um dos mais fracos da competição.

A esperança dos sauditas na Copa do Mundo de 2018, responde pelo nome de Mohammad Al-Sahlawi.
A esperança dos sauditas na Copa do Mundo de 2018, responde pelo nome de Mohammad Al-Sahlawi, principal jogador dos Falcões Verdes.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto, aponta que ambas equipes se enfrentaram apenas uma vez ao longo da trajetória. Esta partida amistosa ocorreu no ano de 1993, e na ocasião, a Arábia Saudita, que jogava em seus domínios, goleou a Rússia por 4 a 2, com gols de Khalid Al-Muwallid (2 gols), Fahad Al-Mehalel e Dmitri Galiamin (gol contra) para o lado dos sauditas, ao passo que Aleksandr Mostovoi diminuiu a favor dos russos.
O retrospecto da Rússia no Luzhniki Stadium é animador, uma vez que os Soviéticos contabilizam 19 vitórias, 7 empates e somente 5 derrotas nos 31 jogos lá disputados.
Vale ressaltar ainda, que a Rússia participará de uma Copa do Mundo pela quarta vez na história, sendo que ela jamais passou da primeira fase do torneio. Já a Arábia Saudita, disputará o Mundial pela quinta vez, e seu melhor desempenho na competição, foi na Copa de 1994, realizada nos Estados Unidos. Naquela oportunidade, os Falcões Verdes conseguiram a façanha de chegar nas oitavas de final.

A Rússia sofreu uma dura derrota para o Brasil (3 x 0) em sua última aparição no Luzhniki Stadium.
A Rússia sofreu uma dura derrota para o Brasil (3 x 0) em sua última aparição no Luzhniki Stadium.

Escalações

Rússia (3-5-2): Akinfeev; Ignashevich, Smolnikov e Vasin; Samedov, Dzagoev, Golovin, Yerokhin e Zhirkov; Smolov e Dzyuba. Técnico: Stanislav Cherchesov.

Arábia Saudita (4-2-3-1): Al-Mayoof; Al-Burayk, Omar Hawsawi, Osama Hawsawi e Al-Shahrani; Al-Faraj e Ateef; Al-Dawsari, Al-Jassam e Al-Shehri; Al-Sahlawi. Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Previsão

A partida de abertura da Copa do Mundo poderia ser melhor, afinal, o encontro entre Rússia x Arábia Saudita reunirá duas seleções fracas tecnicamente, assim sendo, acredito que teremos um embate extremamente físico, com ambas equipes apresentando uma dose extra de disposição.
Considero a Rússia como franca favorita à vitória, pois ela estará jogando em casa, diante de seus torcedores. Em contrapartida, a pressão sobre os pupilos Stanislav Cherchesov será realmente enorme, e este fator pode atrapalhá-los demasiadamente dentro de campo.
Do outro lado, a Arábia Saudita sabe que tem totais condições de estrear com uma vitória, uma vez que os sauditas jogarão frente o oponente mais fraco do grupo. Entretanto, os comandados de Juan Antonio Pizzi precisarão suportar a atmosfera do Luzhniki Stadium, ou seja, uma bastante tarefa indigesta, ainda mais para um time tão inexperiente quanto a asiática.
Levando em conta todos estes aspectos, acredito que o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2018 terminará com o empate no marcador.
Palpite: Rússia 1 x 1 Arábia Saudita.

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu