Portugal x Espanha

O primeiro clássico da Copa do Mundo de 2018, será realizado logo no segundo dia do torneio. Me refiro ao confronto entre Portugal x Espanha, válido pela primeira rodada do grupo B da competição. O duelo terá início na tarde desta sexta-feira, a partir das 15:00 (horário de Brasília), no Fisht Olympic Stadium, em Sochi.

Portugal

Os portugueses desembarcaram na Rússia extremamente confiantes para a disputa da Copa do Mundo, afinal, os comandados de Fernando Santos são os atuais campeões europeus, pois venceram a Eurocopa 2016, realizada na França, derrotando os anfitriões na final por 1 a 0, ou seja, algo realmente surpreendente para uma seleção considerada mediana.
Depois de conquistar o inédito título europeu, os lusitanos novamente despontaram nas Eliminatórias da Copa 2018, terminando a competição na liderança do grupo B com 27 pontos, colecionando 9 vitórias e somente uma derrota nas 10 partidas disputadas, atingindo 90% de aproveitamento no torneio através desta campanha.
A seleção de Portugal manteve praticamente a mesma base da equipe campeã da Euro 2016, as únicas mudanças feitas pelo treinador Fernando Santos no time titular, foram as entradas de Bruno Alves e André Silva nos lugares de José Fonte e Nani, respectivamente.

Cristiano Ronaldo é o líder de Portugal dentro de campo. O craque chega empolgado para a Copa depois de conquistar o tricampeonato da Champions League com o Real Madrid.
Cristiano Ronaldo participará da Copa do Mundo pela quarta vez na carreira, lembrando que ele marcou somente três gols somando os três torneios disputados.

Espanha

O momento da Espanha era de imensa tranquilidade, mas tudo mudou de forma drástica justamente às vésperas da Copa do Mundo, aliás, há exatos dois dias da estreia da equipe no torneio. O motivo para essa mudança radical no ambiente espanhol, foi a saída do treinador Julen Lopetegui após o seu acerto com o Real Madrid. A Federação Espanhola de Futebol ficou revoltada com a notícia de que Lopetegui havia assinado um contrato de três anos com os tricampeões europeus sem informar a entidade. Logo depois que a informação vazou, o presidente da Federação, Luis Rubiales, decidiu demitir Lopetegui, considerando-o um traidor, e anunciou que Fernando Hierro comandará a Fúria no Mundial da Rússia.
Apesar dos jogadores não afirmarem publicamente, sabemos que uma mudança de técnico há pouquíssimos dias de uma competição, interfere e muito no rendimento de um time dentro de campo. Caberá agora ao inexperiente Fernando Hierro, que dirigiu apenas o Oviedo (clube da segunda divisão espanhola) na carreira, a dificílima tarefa de levar a Espanha ao bicampeonato mundial.

Apesar da excelente campanha nas Eliminatórias, a Espanha decepcionou tanto na Copa do Mundo de 2014 quanto na Eurocopa 2016.
Apesar da excelente campanha nas Eliminatórias da Copa de 2018, não podemos esquecer que a Espanha decepcionou tanto na Copa do Mundo de 2014 quanto na Eurocopa 2016.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 35 vezes ao longo da história, e a vantagem é da Espanha que soma 16 vitórias contra 6 triunfos de Portugal, à medida que o empate prevaleceu em outras 13 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu nas semifinais da Eurocopa 2012, realizada na Ucrânia. Na ocasião, Espanha e Portugal empataram sem gols no tempo normal. Com isso, a decisão foi para os pênaltis, sendo que nas penalidades, a Fúria levou a melhor, vencendo por 4 a 2.
Já o último duelo entre eles válido por Copas do Mundo, aconteceu pelas oitavas de final da edição de 2010 do torneio, disputado na África do Sul. Neste compromisso, os espanhóis também derrotaram os portugueses, porém por 1 a 0, com gol de David Villa aos 18 minutos da segunda etapa.
Vale ressaltar ainda, que Portugal participou de seis Copas do Mundo até hoje, tendo como melhor performance, o terceiro lugar no Mundial de 1966, ao passo que a Espanha, campeã da competição em 2010, disputará a sua 15ª Copa.

Companheiros no Real Madrid, Sérgio Ramos e Cristiano Ronaldo estarão de lados opostos na tarde desta sexta-feira.
Companheiros no Real Madrid, Sérgio Ramos e Cristiano Ronaldo estarão de lados opostos na tarde desta sexta-feira.

Escalações

Portugal (4-4-2): Rui Patrício; Cédric, Pepe, Bruno Alves e Raphael Guerreiro; Bernardo Silva, William Carvalho, João Moutinho e João Mário; André Silva e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Espanha (4-3-3): De Gea; Odriozola, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Thiago Alcântara e Iniesta; Isco, Diego Costa e David Silva. Técnico: Fernando Hierro.

Previsão

Teremos na tarde desta sexta-feira, o duelo que reunirá as duas seleções favoritas à avançar de fase no grupo B da Copa do Mundo, por este motivo, o confronto já vale a liderança do grupo, uma vez que os demais integrantes, Irã e Marrocos, não apresentam condições para brigar com portugueses e espanhóis por uma vaga nas oitavas de final.
Caso este prognóstico fosse realizado há alguns dias atrás, eu apontaria a Espanha como favorita à vitória devido a uma pequena superioridade técnica em relação aos portugueses. Todavia, como as coisas mudaram completamente de rumo por conta da saída de Julen Lopetegui do comando da Fúria, considero que não exista mais nenhum favorito neste embate.
Portugal e Espanha realizaram ótimas campanhas nas Eliminatórias, foram muito bem nos amistosos pré-Copa que disputaram, e são donos de times bastante organizados taticamente, que mostraram-se eficientes com e sem a bola, isto é, defensiva e ofensivamente. Por essas e outras é esperado que ambos façam um bom jogo e posteriormente, uma boa Copa.
Diante de todos estes aspectos, acredito que o empate prevalecerá no placar do Fisht Olympic Stadium.
Palpite: Portugal 1 x 1 Espanha

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu