Rússia x Croácia

A Rússia vai parar na tarde deste sábado, afinal, os anfitriões da Copa de 2018 estarão frente a frente diante dos croatas, para decidir qual deles será o último semifinalista do torneio. O confronto começa a partir das 15:00 (horário de Brasília) no Fisht Stadium, em Sochi.

Rússia

A Rússia é sem sombra de dúvidas, uma das maiores surpresas das quartas de final da Copa do Mundo, afinal, poucas pessoas imaginavam que os comandados de Stanislav Cherchesov chegariam a este estágio da competição.
Depois de passar com tranquilidade pela fase de grupos, os Soviéticos tiveram de suar a camisa nas oitavas de final do Mundial, tanto é, que os anfitriões só conseguiram avançar às quartas de final graças aos pênaltis, após empatarem com a Espanha no tempo normal por 1 a 1, e na prorrogação por 0 a 0.
Através de muita raça, empenho e dedicação, a Rússia teve forças para segurar o ímpeto espanhol, lembrando que o grande destaque do selecionado russo foi o goleiro Igor Akinfeev, que defendeu as cobranças de Koke e Iago Aspas, e consequentemente, levou os 80 mil torcedores presentes no Luzhniki Stadium literalmente à loucura.
Por conta das ótimas atuações no jogo anterior, os jogadores Mário Fernandes e Aleksandr Golovin, ganharam um lugar na equipe titular da Rússia.

O goleiro Igor Akinfeev virou herói nacional depois da inédita classificação da Rússia às quartas de final da Copa.
O goleiro Igor Akinfeev virou herói nacional depois da inédita classificação da Rússia às quartas de final da Copa.

Croácia

Assim como os russos, os croatas também só garantiram a sua vaga nas quartas de final da Copa do Mundo nas dramáticas cobranças de pênaltis. Entretanto, não podemos esquecer que os pupilos de Zlatko Dalic realizaram uma ótima campanha na primeira fase do torneio, quando venceram os três jogos disputados frente a Nigéria (2 x 0), Argentina (3 x 0) e Islândia (2 x 1), respectivamente.
Devido a esta excelente performance, todos presumiam que a Vatreni derrotaria a Dinamarca nas oitavas de final sem encontrar grandes dificuldades, porém este prognostico realmente não aconteceu, já que os croatas apenas empataram por 1 a 1 no tempo normal, e na prorrogação, até tiveram a oportunidade de vencer a partida, mas o craque do time, Luka Modric, desperdiçou um pênalti, mantendo a igualdade no marcador. Todavia, nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Danijel Subasic, que defendeu três das cinco cobranças batidas pelos dinamarqueses em Nizhny Novgorod.
Mateo Kovacic é a única baixa da Croácia para o jogo contra a Rússia, o volante está fora de combate em decorrência do deslocamento de seu ombro no jogo anterior.

Enquanto Igor Akinfeev defendeu duas cobranças de pênaltis, o goleiro croata, Danijel Subasic, pegou três.
Enquanto Igor Akinfeev defendeu duas cobranças de pênaltis nas oitavas de final, o goleiro croata, Danijel Subasic, surpreendeu ainda mais pegando três penalidades.

Dados Históricos

O registro do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram três vezes ao longo da história, e a vantagem é da Croácia que soma uma vitória mediante nenhum triunfo da Rússia, ao passo que os outros dois compromissos entre eles terminaram empatados.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu em uma partida amistosa realizada em 2015. Na ocasião, a Croácia bateu a Rússia por 3 a 1, com gols de Nikola Kalinic, Marcelo Brozovic e Mario Mandzukic para o lado dos croatas, à medida que Fyodor Smolov descontou a favor dos russos.
Curiosamente, esta será a primeira vez que a Rússia disputará as quartas de final de uma Copa do Mundo como nação independente, já que as únicas vezes que os russos chegaram a este estágio do torneio, foram nas edições de 1958 e 1970 da competição, ou seja, período que a Rússia ainda pertencia a extinta União Soviética.
Enquanto isso, a Croácia avançou às quartas de final de um Mundial somente uma vez até hoje, este feito aconteceu na Copa de 1998, quando os croatas foram semifinalistas (Terceiros colocados).

Este será o primeiro encontro entre russos e croatas em uma Copa do Mundo.
Este será o primeiro encontro entre russos e croatas em uma Copa do Mundo.

Escalações

Rússia (4-2-3-1): Akinfeev; Mário Fernandes, Kutepov, Ignashevich e Kudryashov; Gazinskiy e Zobnin; Samedov, Golovin e Cheryshev; Dzyuba. Técnico: Stanislav Cherchesov.

Croácia (4-1-4-1): Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic; Brozovic; Rebic, Modric, Rakitic e Perisic; Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

Previsão

O embate envolvendo Rússia e Croácia promete ser bastante tenso e disputado, afinal, a rivalidade existente entre os dois países é histórica, e certamente veremos essa rixa refletir dentro de campo.
Na minha opinião a Rússia já superou todas as expectativas nessa Copa do Mundo, dado que a seleção russa é extremamente limitada tecnicamente. No entanto, como os Soviéticos já conseguiram a façanha de eliminar a Espanha, não seria nenhuma surpresa vê-los despachando a Croácia, porém volto a afirmar, isso é algo improvável. Novamente os anfitriões atuarão fechados em seu campo de defesa, lutando por uma boa durante o jogo.
Do outro lado, os croatas são franco favoritos à vitória, mesmo depois da decepcionante partida frente a Dinamarca nas oitavas de final. As qualidades de Ivan Rakitic, Ivan Perisic, Mario Mandzukic e principalmente de Luka Modric, o maestro da equipe de Zlatko Dalic, me fazem crer que a Croácia está praticamente com os dois pés nas semifinais do Mundial.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que a Croácia derrotará a Rússia no Fisht Stadium.
Palpite: Rússia 0 x 2 Croácia.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu