França x Bélgica

Na tarde desta terça-feira, franceses e belgas estarão frente a frente no Krestovsky Stadium, em São Petersburgo, para decidir qual deles será o primeiro grande finalista da Copa do Mundo da Rússia 2018. O confronto terá início às 15:00 (horário de Brasília).

França

Embora a França tenha se classificado na liderança do grupo C da Copa da Rússia, ela definitivamente não havia apresentado um futebol convincente na primeira fase do torneio, algo que era esperado de uma seleção que conta com diversos astros do mundo da bola.
No entanto, os franceses seguem evoluindo a cada partida disputada pela competição, uma prova disso é que os pupilos de Didier Deschamps não tiveram dificuldades para derrotar o Uruguai nas quartas de final por 2 a 0, fazendo jus a todo o seu favoritismo. Os Les Bleus controlaram totalmente as ações do jogo, isso fica evidenciado quando constatamos que a França obteve 62% de posse de bola contra apenas 38% dos uruguaios. Com um gol de Raphael Varane na etapa inicial e outro de Antoine Griezmann na etapa final, os atuais vice-campeões da Eurocopa passaram às semifinais de maneira mais tranquila, ao contrário do que aconteceu no duelo diante dos argentinos pelas oitavas de final.
A boa notícia para os franceses é que o volante da Juventus, Blaise Matuidi, está de volta ao time depois de ter cumprido uma suspensão por acumulo de cartões amarelos.

Os atacantes Antoine Griezmann e Kylian Mbappé dividem a artilharia da seleção francesa na Copa da Rússia com três tentos cada.
Os atacantes Antoine Griezmann e Kylian Mbappé dividem a artilharia da seleção francesa na Copa da Rússia com três tentos cada.

Bélgica

Do outro lado, os Diabos Vermelhos desembarcaram em São Petersburgo extremamente motivados, afinal, no jogo passado frente o Brasil, os comandados de Roberto Martínez conquistaram nada mais nada menos do que a maior vitória de sua história. O triunfo sobre os brasileiros, certamente mudou o patamar da Bélgica, que até a partida contra os pentacampeões, era considerado um selecionado mediano, mas agora, já é apontada como uma grande seleção do futebol mundial.
O ótimo trabalho de Roberto Martínez à frente do conjunto belga também deve ser exaltado, aliás, as mudanças feitas pelo técnico espanhol nas quartas de final, colocando tanto o meio-campista Marouane Fellaini quanto o meia-atacante Nacer Chadli, nos lugares de Yannick Carrasco e Dries Mertens, respectivamente, foram determinantes para a classificação da Bélgica.
A ausência do suspenso Thomas Meunier em decorrência de cartões amarelos, é o fator que mais preocupa os belgas. Ao que tudo indica, Dedryck Boyata substituirá o jogador do PSG.

O assistente técnico de Roberto Martínez é o francês Thierry Henry. Na tarde desta terça-feira, o eterno camisa 14 do Arsenal estará do lado oposto de seu país.
O assistente técnico de Roberto Martínez é o francês Thierry Henry. Na tarde desta terça-feira, o eterno camisa 14 do Arsenal estará do lado oposto de seu país.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 73 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Bélgica que soma 30 vitórias mediante 24 triunfos da França, ao passo que o empate prevaleceu em outras 19 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu no Stade de France em 2015, e na ocasião, a Bélgica bateu a França pelo placar de 4 a 3.
Já o último duelo entre eles válido por Copas do Mundo, aconteceu na disputa do terceiro e quarto lugar do Mundial de 1986, realizado no México. Este embate terminou com a vitória da França na prorrogação por 4 a 2, lembrando que no tempo normal, belgas e franceses empataram por 2 a 2.
Vale ressaltar ainda, que a França tentará se classificar para a sua terceira final de Copa do Mundo até hoje (ganhou em 1998 e perdeu em 2006), à medida que os belgas jamais estiveram em uma decisão, pois pararam nas semifinais da edição de 1986 do torneio ao perderem da Argentina (2 a 0).

Dos 46 convocados entre França e Bélgica, trinta atletas nasceram em outros países, sendo 19 pelo lado dos franceses e onze dos belgas.
Dos 46 convocados de França e Bélgica, trinta atletas nasceram em outros países ou tem diferentes descendências, sendo dezenove pelo lado dos franceses e onze pelo lado dos belgas.

Escalações

França (4-2-3-1): Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Pogba e Kanté; Mbappé, Griezmann e Matuidi; Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Bélgica (4-3-3): Courtois; Boyata, Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Fellaini, Witsel e Chadli; Lukaku, De Bruyne e Hazard. Técnico: Roberto Martínez.

Previsão

Na minha opinião, o confronto desta terça-feira entre França x Bélgica é a final antecipada da Copa do Mundo de 2018, afinal, tratam-se das melhores seleções dentre as quatro que ainda permanecem na Rússia brigando pelo título do torneio.
A França vem crescendo gradativamente a cada apresentação no Mundial, isso porque a sucessão de jogos está ajudando o time de Didier Deschamps a ganhar cada vez mais entrosamento dentro das quatro linhas, e este aspecto fica evidente quando analisamos as partidas do selecionado francês desde a sua estreia diante do Peru. Acredito que a França é favorita à vitória devido ao peso de sua camisa, dado que os Les Bleus já venceram a Copa de 1998 e foram vice-campeões em 2006.
Enquanto isso, a Bélgica está a noventa minutos de disputar sua primeira decisão de Copa do Mundo, por esta razão, veremos a equipe de Roberto Martínez deixando a vida em campo. O incrível triunfo frente o Brasil provou que essa é a melhor geração do futebol belga na história, geração essa, que é capaz de alcançar façanhas jamais antes atingidas, inclusive, a de erguer a inédita taça do Mundial.
Não me restam dúvidas de que acompanharemos um duelo equilibrado, tático, com duas seleções bastante técnicas, elementos que nos proporcionarão uma semifinal de alto nível. Levando em consideração todas estas ponderações, creio que franceses e belgas empatarão em São Petersburgo, portanto, os pênaltis decidirão este embate.
Palpite: França 2 x 2 Bélgica.

 

Deixar um comentário

Menu