Croácia x Inglaterra

O Luzhniki Stadium será o palco do segundo e decisivo duelo entre Croácia x Inglaterra, válido pelas semifinais da Copa do Mundo 2018 . O confronto desta quarta-feira terá início a partir das 15:00 (horário de Brasília).

Croácia

A Croácia chega motivava e bastante desgastada para encarar a Inglaterra nas semifinais da Copa do Mundo, afinal, os comandados de Zlatko Dalic tiveram de disputar duas prorrogações seguidas nos compromissos anteriores diante de Dinamarca e Rússia, respectivamente, ou seja, os croatas avançaram as fases mata-mata do torneio somente nas penalidades.
No jogo passado, válido pelas quartas de final do Mundial, a Croácia teve a indigesta tarefa de enfrentar a Rússia. Depois de uma partida mega equilibrada, ambos ficaram no empate tanto no tempo normal (1 x 1) quanto na prorrogação (1 x 1), resultados estes, que levaram a decisão para os pênaltis. Para a alegria de toda a nação croata espalhada pelo mundo, a sorte mais uma vez esteve ao lado dos Bálcãs, que garantiram a sua vaga nas semifinais vencendo os russos por 4 a 3.
O enorme desgaste físico vem causando estragos no elenco do treinador Zlatko Dalic, tanto é, que o lateral-direito Sime Vrsaljko foi vetado pelo departamento médico em decorrência de problemas musculares.

Até o goleiro da Croácia, Danijel Subasic, sofreu com problemas musculares no jogo contra a Rússia.
Até o goleiro da Croácia, Danijel Subasic, sofreu com problemas musculares no jogo contra a Rússia. Relatos dão conta de que os jogadores croatas estão atuando no limite de suas condições.

Inglaterra

Enquanto isso, a Inglaterra desembarcou em Moscou totalmente em festa, isso porque ela disputará uma semifinal de Copa do Mundo após longos 28 anos, lembrando que a última vez que o English Team esteve nesta fase da competição foi no Mundial de 1990, realizado na Itália.
Nem os ingleses mais fanáticos imaginavam que a Inglaterra chegaria tão longe na Rússia, aliás, para eles a obrigação era a seleção passar de fase na vice-posição do grupo composto por Bélgica, Panamá e Tunísia. No final das contas essa projeção realmente se concretizou, porém o conjunto inglês alçou vôos ainda mais altos, não à toa, os pupilos de Gareth Southgate já estão a um passo de disputar a decisão do torneio.
Ao contrário da Croácia, os ingleses não precisaram dos pênaltis para chegar nas semifinais, visto que os ingleses bateram a Suécia por 2 a 0 nas quartas de final, com gols de Harry Maguire e Dele Alli. Todavia, o grande destaque da Inglaterra na partida contra os suecos foi o jovem goleiro do Everton, Jordan Pickford, autor de três incríveis defesas.

Com cinco gols marcados em cinco jogos disputados, Harry Kane é o artilheiro da Copa do Mundo até aqui.
Com seis gols marcados, Harry Kane lidera a artilharia da Copa do Mundo de 2018.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram sete vezes ao longo da história, e a vantagem é da Inglaterra que soma quatro vitórias mediante dois triunfos da Croácia, ao passo que o empate prevaleceu em uma única oportunidade.
O encontro mais recente envolvendo dos dois selecionados, ocorreu em 2009, pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Na ocasião, a Inglaterra goleou a Croácia por 5 a 1 no estádio de Wembley, com gols de Frank Lampard (2 gols), Steven Gerrard (2 gols) e Wayne Rooney, à medida que o brasileiro Eduardo da Silva descontou a favor dos croatas.
Curiosamente, eles nunca duelaram em Copas do Mundo até hoje, o único torneio oficial pelo qual ingleses e croatas estiveram frente a frente, foi a Eurocopa de 2004. Neste jogo, válido pela fase de grupos da competição, a Inglaterra também levou a melhor sobre a Croácia, ganhando por 4 a 2.

A mlehor participação da Croácia em Copas do Mundo, aconteceu no Mundial de 1998 (França), quando o esquadrão formado por Suker, Zvonimir Boban, entre outros, terminou na terceira posição do torneio.
A melhor participação da Croácia em Copas do Mundo, aconteceu no Mundial de 1998 (França), quando o esquadrão formado por Davor Suker e Zvonimir Boban, terminou na terceira posição do torneio.

Escalações

Croácia (4-2-3-1): Subasic; Corluka, Lovren, Vida e Strinic; Rakitic e Brozovic; Rebic, Modric e Perisic; Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

Inglaterra (3-5-2): Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Alli, Henderson, Lingard e Ashley Young; Harry Kane e Sterling. Técnico: Gareth Southgate.

Previsão

O embate desta quarta-feira, pelas semifinais da Copa do Mundo, reunirá duas seleções que são apontadas como as grandes zebras do torneio, e assim será até o final, visto que na outra semifinal tivemos o duelo envolvendo franceses e belgas, isto é, duas potências do futebol mundial. No entanto, Inglaterra e Croácia não chegaram até aqui por mera coincidência ou por sorte, muito pelo contrário, foi através de muita organização, dedicação, e obviamente, um estilo de jogo eficiente.
Apontamos a Inglaterra como favorita à vitória por dois simples detalhes, o primeiro deles é o aspecto físico, uma vez que a Croácia disputou duas prorrogações seguidas, portanto, os jogadores croatas encontram-se bastante desgastados fisicamente. Já o segundo, é a questão do tamanho da camisa, pois mesmo apesar dos ingleses não terem uma seleção tradicionalmente gloriosa, eles já ergueram a taça do torneio uma vez (Copa de 1966).
Vale ressaltar que este será o maior desafio do English Team na Rússia, dado que no confronto contra a Bélgica pela fase de grupos, Gareth Southgate escalou um time completamente misto. Em contrapartida, a Croácia teve uma trajetória mais complicada até o momento, tendo de superar os selecionados da Argentina, além da anfitriã Rússia.
Levando em consideração todos estes aspectos, creio que a Inglaterra será finalista da Copa da Rússia 2018.
Palpite: Croácia 1 x 2 Inglaterra.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu