França x Croácia

A Copa do Mundo de 2018 terá a sua última partida disputada na tarde deste domingo, quando franceses e croatas decidirão qual deles voltará da Rússia com o tão desejado título mundial na bagagem. O palco desta grande final, que começa a partir das 12:00 (horário de Brasília), será o Luzhniki Stadium, em Moscou.

França

A França iniciou o Mundial da Rússia sendo apontada como uma das quatro principais candidatas ao título da competição, juntamente com a Alemanha, a Espanha e o Brasil. Desta maneira, apenas os pupilos de Didier Deschamps fizeram jus a todo este favoritismo, visto que os demais concorrentes já deram adeus ao torneio.
Obviamente, o caminho da França até a final não foi tão complicada quanto a da Croácia, basta lembrarmos que na fase de grupos, os franceses tiveram de superar os selecionados de Austrália (2 x 1), Peru (1 x 0) e Dinamarca (0 x 0). Já nas oitavas de final, os Les Bleus golearam a desorganizada Argentina por 4 a 3, enquanto nas quartas de final, não tiveram dificuldades para derrotar o Uruguai por 2 a 0.
Com isso, os campeões mundiais enfrentaram o seu adversário mais complicado apenas nas semifinais da Copa, quando se depararam diante da Bélgica. Depois de uma partida bastante equilibrada, o gol de cabeça marcado pelo zagueiro Samuel Umtiti, garantiu a vitória da França sobre a indigesta seleção belga pelo placar mínimo.

O atacante Olivier Giroud superou Gabriel Jesus nesta Copa do Mundo. O francês não marcou nenhum gol em seis jogos disputados, à medida que o brasileiro não balançou as redes em cinco ocasiões.
O atacante Olivier Giroud superou Gabriel Jesus nesta Copa do Mundo. O francês não marcou nenhum gol em seis jogos disputados até aqui, à medida que o brasileiro não balançou as redes em cinco ocasiões.

Croácia

Do outro lado, a guerreira Croácia conseguiu chegar nas semifinais através de muita luta, garra e determinação. Isso porque a trajetória dos croatas foi repleta de dificuldades desde o começo da Copa do Mundo, lembrando que a seleção do leste europeu estava situada no mesmo grupo que a Argentina, a Nigéria e a Islândia, ou seja, um grupo pra lá de complicado.
Após passar da primeira fase do Mundial com 100% de aproveitamento, os comandados de Zlatko Dalic iniciaram outra dura caminhada na fase mata-mata, isso porque os croatas não imaginavam que teriam de disputar três prorrogações nos três demais compromissos pela competição. Nas oitavas de final, a Croácia suou a camisa para derrotar a Dinamarca nos pênaltis. Em seguida, nas quartas de final, o selecionado dos Bálcãs precisou novamente das penalidades para eliminar a Rússia.
Apenas nas semifinais, a Croácia não disputou as dramáticas cobranças de pênaltis, porém o triunfo frente a Inglaterra só veio mesmo aos 4 minutos da segunda etapa da prorrogação, graças ao gol de Mario Mandzukic, após o empate no tempo normal por 1 a 1.

Guerreiros: com as três prorrogações disputadas, os croatas jogaram uma partida a mais que os franceses nesta Copa do Mundo.
Guerreiros: com as três prorrogações disputadas, os croatas jogaram o equivalente a uma partida a mais que os franceses nesta Copa do Mundo. Não à toa, a Croácia é a seleção que mais correu na Rússia até aqui, somando todos os atletas, ela já percorreu o total de 723,95 km de distância.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram cinco vezes ao longo da história, e a vantagem é da França que soma três vitórias mediante nenhum triunfo da Croácia, ao passo que o empate prevaleceu nas outras duas oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, foi uma partida amistosa realizada no Stade de France no ano de 2011, que terminou empatada sem gols no placar.
Curiosamente, o único embate entre eles válido por Copas do Mundo, ocorreu pelas semifinais do Mundial de 1998 (França). Na ocasião, a então anfitriã, França, bateu a Croácia de virada por 2 a 1, com dois gols de Lilian Thuram para o lado dos franceses, enquanto Davor Suker marcou a favor dos croatas.
Vale ressaltar ainda, que esta será a terceira final de Copa do Mundo da França, que venceu a decisão em 1998 e perdeu em 2006. Já a Croácia, jamais conseguiu chegar na finalíssima do torneio, tendo como melhor participação até hoje, o terceiro lugar conquistado no Mundial de 1998.

A Croácia é a primeira seleção na história, que disputou três prorrogações em uma única edição da Copa do Mundo.
A Croácia é a primeira seleção na história das Copas, que disputou três prorrogações em uma única edição do torneio.

Escalações

França (4-2-3-1): Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Kanté e Pogba; Mbappé, Griezmann e Matuidi; Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Croácia (4-1-4-1): Subasic; Vrsaljko, Lovren, Domagoj Vida e Strinic; Brozovic; Rebic, Modric, Rakitic e Perisic; Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

Previsão

A final da Copa do Mundo da Rússia reunirá a França, dona de um extenso currículo e enorme tradição, e a Croácia, que disputará a sua primeira decisão na história. Por este motivo, os franceses são apontados como os grandes favoritos ao título na tarde deste domingo.
Embora os Les Bleus não estejam jogando um futebol de encher os olhos, eles contam com um excelente time, composto por diversos pilares como Raphael Varane e Samuel Umtiti na defesa, N’Golo Kanté e Paul Pogba no meio-campo, e Antoine Griezmann e Kylian Mbappé no ataque. Creio este seja o motivo pelo qual o técnico Didier Deschamps tenha chegado tão longe.
Enquanto isso, a Croácia sabe que terá além da França, o desgaste físico como principal adversário nesta inédita decisão de Copa. As três prorrogações seguidas disputadas pelos croatas literalmente acabaram com os atletas, que só estão na final por conta da enorme superação de todos.
Levando em consideração todos estes aspectos, aliado ao fato dos franceses terem uma equipe mais qualificada em relação aos croatas, acredito que a França conquistará o bicampeonato mundial no Luzhniki Stadium.
Palpite: França 2 x 0 Croácia.

Deixar um comentário

Menu