El Loco em ação na Terra da Rainha

A chegada de Marcelo Bielsa ao Leeds United causou enorme euforia entre os whites, euforia essa, que aumentou ainda mais depois que o conjunto de Yorkshire derrotou o recém-rebaixado, Stoke City, por 3 a 1 no último sábado, pela 1ª rodada da Championship League (segunda divisão inglesa). Agora, a missão de El Loco é manter a regularidade, e consequentemente, conquistar o tão sonhado acesso à Premier League.

A união envolvendo Marcelo Bielsa e o Leeds tem tudo para dar certo, afinal, ambos buscam recuperar o prestígio no mundo da bola. Isso porque o trabalho mais recente do treinador argentino, à frente do Lille, deixou bastante a desejar, tanto é, que Bielsa foi demitido após pouco mais de seis meses no comando do time francês. Já o Leeds, tradicional clube da Terra da Rainha, três vezes campeão inglês ao longo da história, luta para retornar à Premier League desde a temporada 2004/05, ou seja, há exatos 14 anos.

Quando Marcelo Bielsa assumiu o Lille na temporada passada, ele exigiu a contratação de diversos reforços. Na ocasião, os pedidos do treinador foram prontamente atendidos pela diretoria, que trouxe ao time os jogadores Luiz Araújo, Thiago Mendes, Thiago Maia, Ezequiel Ponce, Edgard Ié, Xeka, entre outros. Entretanto, na equipe inglesa o comandante argentino encontrou um cenário totalmente diferente, dado que os peacocks investiram somente 11,3 milhões de euros (R$ 48,5 milhões) para comprar os atletas Patrick Bamford e Barry Douglas, enquanto Lewis Baker, Jack Harrison e o goleiro Jamal Blackman, vieram todos por empréstimo.

Além destes cinco reforços, os jogadores Mateusz Klich e Yosuke Ideguchi retornaram ao Leeds depois de passarem a temporada passada inteira emprestados. E foi assim, com sete novas peças que os pupilos de Marcelo Bielsa estrearam contra o indigesto Stoke City na Championship League 2018/19. Diante do Elland Road completamente lotado, os anfitriões não tiveram dificuldades para baterem os recém-rebaixados por 3 a 1, com gols de Mateusz Klich e Pablo Hernández ainda no primeiro tempo, e outro tento do zagueiro Liam Cooper na etapa final.

Como todos sabemos, a imprensa argentina apelidou Marcelo Bielsa de ‘El Loco’ na época em que ele dirigia a Albiceleste. E mais uma vez, o treinador fez jus a alcunha recebida, pois uma nova ação realizada pelo técnico de 63 anos de idade deixou a mídia boquiaberta. Segundo o jornal “The Guardian”, um dos primeiros atos de Bielsa no Leeds, foi pedir para que todo o elenco recolhesse os lixos ao redor do centro de treinamentos, com a intenção de que eles reconhecessem o enorme esforço dos torcedores para acompanharem os jogos da equipe.

A iniciativa certamente rendeu bons frutos, pois através de muita disciplina, garra e determinação, o Leeds venceu o Stoke City. Outro detalhe que chamou a atenção, foi a intensidade dos whites dentro de campo, provando que os atletas realmente entenderam o recado passado por Bielsa. O próximo compromisso do Leeds será no sábado (11), fora de seus domínios, contra outra pedreira, o Derby County de Frank Lampard, que também estrou com vitória na liga. Até lá, El Loco terá tempo suficiente para preparar a equipe, e quem sabe, promover outra inesperada ação.

Deixar um comentário

Menu