Itália x Polônia

O estádio Renato Dall’Ara, em Bologna, será o palco do confronto entre Itália x Polônia, que marca a estreia dos dois selecionados pela Copa das Nações da UEFA. O duelo desta sexta-feira, válido pelo grupo 3 da 1ª divisão do torneio, terá início a partir das 15:45 (horário de Brasília).

Itália

O duro golpe sofrido pelos italianos por não terem se classificado à Copa do Mundo de 2018, permanece vivo na memória dos tetracampeões mundiais. E como não poderia deixar de ser, a tarefa de apagar a imagem negativa deixada por conta deste vexame, será bastante árdua.
Na tentativa de retomar o prestígio no mundo da bola, a solução encontrada pela Federação Italiana de Futebol (FIGG) foi demitir o ex-treinador Giampiero Ventura e contratar Roberto Mancini, experiente técnico que teve ótimas passagens por Internazionale e Manchester City.
Acontece, que a caminhada de Roberto Mancini à frente da Itália não começou tão bem como o previsto, dado que a seleção italiana registra uma vitória (Arábia Saudita), um empate (Holanda) e uma derrota (França), nos três primeiros jogos sob o comando do novo técnico.
Devido a aposentadoria do lendário Gianluigi Buffon, a Itália segue procurando um camisa 1, porém este substituto ainda não foi encontrado. Roberto Mancini utilizou um goleiro em cada jogo até aqui, trata-se de Gianluigi Donnarumma, Mattia Perin e Salvatore Sirigu. Resta saber no entanto, qual deles ficará com a vaga.

No último jogo realizado pela Azzurra, ela estava com a vitória nas mãos, porém o gol de Nathan Aké, aos 46 minutos da segunda etapa, selou o empate dos italianos contra os holandeses em Turim, por 1 a 1.
No último jogo realizado pela Azzurra, ela estava com a vitória nas mãos, porém o gol de Nathan Aké, aos 43 minutos da segunda etapa, selou o empate dos italianos contra os holandeses em Turim, por 1 a 1.

Polônia

Do outro lado, a Polônia desembarca em solo italiano também com a confiança em baixa, afinal, o desempenho dos poloneses na Copa de 2018 foi realmente decepcionante. Classificada como cabeça de chave do grupo H do torneio, as Águias Brancas sofreram duas duras derrotas para Senegal (2 x 1) e Colômbia (3 x 0), respectivamente, resultado que determinaram a eliminação dos polacos de maneira precoce da competição. Deste modo, o triunfo frente os japoneses no último jogo da fase de grupos, foi apenas para que a seleção na época comandada por Adam Nowalka cumprisse tabela no Mundial.
A péssima performance na Rússia fez com que a Federação Polonesa de Futebol (PZPN) optasse por não renovar o contrato de Adam Nowalka, que estava desde 2014 dirigindo a Alvirrubra. O homem escolhido para conduzir a Polônia nos próximos dois anos, é Jerzy Brzeczek, novato treinador de 47 anos de idade, que estava no Wisla Plock.
O jovem atacante Krzysztof Piatek, de 23 anos, teve um início arrasador pelo Genoa, marcando sete gols nas três primeiras rodadas do Calcio. Entretanto, o matador Robert Lewandowski permanece com lugar cativo no conjunto polonês.

A primeira convocação de Jerzy Brzeczek pela seleção da Polônia já causou enorme repercussão, uma vez que o treinador chamou seis jovens atletas para a integrar a seleção.
A primeira convocação de Jerzy Brzeczek já causou enorme repercussão entre os torcedores poloneses, uma vez que o treinador chamou seis atletas que nunca atuaram pela Alvirrubra.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 14 vezes ao longo da história, e a vantagem é da Itália que coleciona cinco vitórias mediante três triunfos da Polônia, ao passo que o empate prevaleceu em outras seis oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu em um jogo amistoso realizado no ano de 2011, em Wroclaw, lembrando que este embate terminou com a vitória da Itália sobre a Polônia por 2 a 0, com gols de Mario Balotelli e Giampaolo Pazzini. Já o último duelo entre eles por competições oficiais, aconteceu pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1998. Na ocasião, a Itália bateu a Polônia por 3 a 0 no estádio San Paolo, em Nápoles.
Curiosamente, oito atletas que integram a seleção polonesa atuam no futebol italiano, me refiro a Wojciech Szczęsny (Juventus), Lukasz Skorupski (Bologna), Bartosz Bereszynski (Sampdoria), Arkadiusz Reca (Atalanta), Piotr Zieliński (Napoli), Karol Linetty (Sampdoria), Krzysztof Piatek (Genoa) e Arkadiusz Milik (Napoli).

Tabu: a Itália nunca perdeu da Polônia atuando em seus domínios, contabilizando três vitórias e dois empates em cinco partidas disputadas até hoje.
Tabu: a Itália jamais perdeu da Polônia atuando em seus domínios, contabilizando três vitórias e dois empates em cinco partidas disputadas até hoje.

Escalações

Itália (4-3-3): Donnarumma; Zappacosta, Bonucci, Chiellini e Criscito; Bonaventura, Jorginho e Benassi; Chiesa, Belotti e Insigne. Técnico: Roberto Mancini.

Polônia (4-1-3-2): Szczesny; Bereszynski, Glik, Bednarek e Reca; Krychowiak; Klich, Zielinski e Linetty; Milik e Lewandowski. Técnico: Jerzy Brzeczek.

Previsão

O jogo desta sexta-feira, colocará frente a frente duas seleções que vivem momentos bastante similares, afinal, ambas têm treinadores que estrearão no comando por torneios oficiais, e além disso, tanto a Itália quanto a Polônia vivem o processo de resgatar a imagem positiva perante a mídia mundial. Por estes motivos, certamente teremos um duelo intenso em Bologna.
Apesar de ter ficado de fora da Copa do Mundo de 2018, a Itália é a franca favorita à vencer o duelo contra a Polônia, isso porque a Azzurra terá a oportunidade de debutar na Copa das Nações da UEFA em casa, diante de seus fanáticos tiffosis. A propósito, o retrospecto dos italianos contra os poloneses nos gramados da Bota, é incrivelmente avassalador.
Enquanto isso, a Polônia sabe que terá uma indigesta missão para cumprir, por esta razão, acredito que o treinador Jerzy Brzeczek armará a sua equipe fechada na defesa, com o meio-campo bastante povoado e as linhas compactas, estratégia essa, que dificultará o jogo dos anfitriões. Certamente a principal arma dos polacos serão as jogadas de bola parada.
Levando em consideração todos estes aspectos, creio que a Itália vencerá a Polônia, porém por um placar curto.
Palpite: Itália 1 x 0 Polônia.

Deixar um comentário

Menu