Espanha x Croácia

O estádio Manuel Martínez Valero, em Elche, será o palco do confronto desta terça-feira entre Espanha x Croácia, válido pela 2ª rodada do grupo 4 da primeira divisão da Copa das Nações da UEFA. O embate terá início a partir das 15:45 (horário de Brasília).

Espanha

A trajetória do treinador Luis Enrique à frente da seleção espanhola começou bem, isso porque a Fúria visitou a Inglaterra no último sábado (8), pela rodada inicial da Copa das Nações da UEFA, e de maneira surpreendente, ela voltou da Terra da Rainha com um excelente triunfo na bagagem. Com um gol de Saúl Ñíguez e outro do hispano-brasileiro Rodrigo, a Espanha derrotou os ingleses em pleno estádio de Wembley por 2 a 1, provando que o fracasso na Copa do Mundo da Rússia já foi totalmente superado pelos campeões mundiais de 2010.
O duelo contra a Inglaterra marcou o início de uma nova era na Fúria, que além de contar com a inédita presença do ex-treinador do Barcelona no comando, foi também a primeira partida da Espanha sem os jogadores Gerard Piqué, Andrés Iniesta e David Silva, recém-aposentados da seleção.
A boa atuação de Sergio Asensio, que entrou muito bem no lugar de Iago Aspas no jogo anterior, rendeu ao atacante do Real Madrid uma vaga entre os titulares da Espanha. Aliás, esta certamente será a única mudança de Luis Enrique na equipe.

Com uma assistência e um gol, o brasileiro naturalizado espanhol, Rodrigo, foi o grande destaque da Espanha no estádio de Wembley.
Com uma assistência e um gol, o brasileiro naturalizado espanhol, Rodrigo, foi o grande destaque da Espanha na partida contra a Inglaterra.

Croácia

Depois de brilharem nos gramados russos durante a Copa do Mundo de 2018, os atuais vice-campeões mundiais estrearão na Copa das Nações da UEFA com um enorme repertório de baixas. A começar pelas aposentadorias tanto do goleiro Danijel Subasic quanto do atacante Mario Mandzukic, ou seja, duas peças extremamente importantes do selecionado croata. E não para por aí, além do zagueiro Dejan Lovren ter sido cortado da lista de convocados devido a uma lesão, o outro defensor Domagoj Vida, acabou se contundindo no amistoso da quinta-feira passada contra Portugal (1 x 1), logo, ele foi vetado pelo departamento médico.
E não para por aí, pois além de todos estes desfalques, os prováveis substitutos de Mario Mandzukic, Ante Rebic e Andrej Kramaric também estão fora de combate em decorrência de lesões. Para finalizar, o último contratempo dos Bálcãs é na lateral-esquerda, dado que Ivan Strinic interrompeu a carreira profissional por conta de um problema cardíaco. Diante deste trágico cenário, fica evidente que o treinador Zlatko Dalic precisará quebrar a cabeça para escalar a Croácia.

O sucessor de Mandzukic no ataque croata seria Nikola Kalinic, mas como ele foi expulso da seleção em plena disputa da Copa, o técnico Zlatko Dalic não convocará mais o camisa 9 do Atlético Madrid. 
O sucessor natural de Mandzukic no ataque croata seria Nikola Kalinic, mas como ele foi expulso da seleção em plena disputa da Copa, o camisa 9 do Atlético Madrid.perdeu espaço na equipe de Zlatko Dalic.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram seis vezes ao longo da história, e a vantagem é da Espanha que contabiliza três vitórias mediante dois triunfos da Croácia, ao passo que o empate prevaleceu em uma única oportunidade até aqui.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu na cidade de Bordeaux, em partida válida pela Eurocopa 2016, lembrando que eles estavam situados no grupo D do torneio. Na ocasião, a Croácia bateu a Espanha por 2 a 1 com gols de Nikola Kalinic e Ivan Perisic para o lado dos croatas, à medida que Álvaro Morata descontou a favor dos espanhóis. Entretanto, na Eurocopa 2012, a Fúria levou a melhor sobre os Bálcãs, vencendo-os pelo placar mínimo, graças ao tento de Jesús Navas.
O jogo desta terça-feira, marcará a estreia de Luis Enrique como treinador da Espanha em solo espanhol, além de ser também a estreia da Croácia na Copa das Nações da UEFA.

A última visita de Luis Enrique ao estádio Manuel Martínez Valero, aconteceu em 2015, quando ele ainda dirigia o Barcelona. Naquele jogo, o Barça goleou o Elche por 6 a 0.
Boas recordações: a última visita de Luis Enrique ao estádio Manuel Martínez Valero, aconteceu em 2015, época em que ele ainda dirigia o Barcelona. Naquele jogo, o Barça goleou o Elche por 6 a 0.

Escalações

Espanha (4-3-3): De Gea; Carvajal, Nacho Fernández, Sergio Ramos e Marcos Alonso; Saúl Ñíguez, Busquets e Thiago Alcântara; Isco, Rodrigo e Asensio. Técnico: Luis Enrique.

Croácia (4-2-3-1): Lovre Kalinic; Vrsaljko, Jedvaj, Mitrovic e Barisic; Modric e Rakitic; Pjaca, Kovacic e Perisic; Santini. Técnico: Zlatko Dalic.

Previsão

O primeiro jogo pós-Copa 2018 da Croácia por um torneio oficial, não poderia ser pior para eles, afinal, enfrentar a seleção espanhola, na Espanha, é uma tarefa extremamente indigesta. Por essa razão, é correto afirmar que teremos uma partida agitadíssima em Elche.
Depois de decepcionar no Mundial da Rússia, a Fúria se recuperou rapidamente, tanto é, que logo em sua estreia pela Copa das Nações da UEFA, os espanhóis derrotaram a Inglaterra, quarta colocada na Copa, de virada no estádio de Wembley. Dentro de campo notamos uma grande mudança na postura dos atletas, um fator que na minha opinião, tem a ver com a chegada de Luis Enrique ao selecionado da Espanha.
Do outro lado, a desfalcada Croácia sabe que passará por um longo processo de reformulação, por isso, dificilmente os croatas repetiram o sucesso da Copa 2018 na Copa das Nações. A propósito, esta competição servirá mesmo como um laboratório ao técnico Zlatko Dalic, que tem como principal objetivo, formar uma equipe competitiva no próximo ano, e assim, levá-la à Eurocopa 2020.
Considerando todos estes aspectos, não me restam dúvidas de que a Espanha conquistará mais três pontos na Copa das Nações da UEFA.
Palpite: Espanha 2 x 0 Croácia.

 

Deixar um comentário

Menu