PSG x Saint-Étienne

A 5ª rodada da Ligue 1 nos apresenta um tradicional confronto do futebol francês na tarde desta sexta-feira. Me refiro ao embate entre PSG x Saint-Étienne, que terá início a partir das 15:45 (horário de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes, em Paris.

PSG

Como já era esperado, o PSG iniciou a sua caminhada na Ligue 1 literalmente voando dentro de campo, isso porque o conjunto parisiense venceu todas as quatro partidas disputadas pela competição até aqui. Vale ressaltar, que os pupilos de Thomas Tuchel já ergueram a taça da Supercopa da França nesta temporada, depois de vencerem o Monaco por 4 a 0 na decisão do torneio.
Com quatro vitórias seguidas na Ligue 1, o Paris Saint-Germain é o líder isolado da tabela com 12 pontos, obtendo a incrível marca de 100% de aproveitamento. Além disso, os atuais campeões franceses são os donos do melhor ataque do campeonato com 13 gols marcados, enquanto a defesa, é a sexta melhor, com 4 gols sofridos. Aliás, este será o grande desafio de Thomas Tuchel na equipe da capital francesa, fazer o sistema defensivo desempenhar um papel tão eficiente quanto o ofensivo, tarefa que o treinador alemão não conseguiu executar no Borussia Dortmund, seu antigo clube.

Os atletas Daniel Alves, Layvin Kurzawa e Marco Verrati estão todos fora de combate por conta de suas respectivas lesões. Além deles, o atacante Kylian Mbappé também não jogará devido ao cartão vermelho recebido na rodada anterior.
Os atletas Daniel Alves, Layvin Kurzawa e Marco Verratti estão todos fora de combate por conta de suas respectivas lesões. Além deles, o atacante Kylian Mbappé (foto) também não jogará, devido ao cartão vermelho recebido no jogo anterior contra o Nimes.

Saint-Étienne

Enquanto isso, o Saint-Étienne desembarca na capital da França com a confiança em alta, afinal, passadas quatro rodadas da Ligue 1, os Les Verts continuam invictos na liga, contabilizando uma vitória e três empates neste período. Deste modo, os comandados de Jean-Louis Gasset ocupam a 9ª posição na classificação com 6 pontos ganhos, registrando 50% de aproveitamento através desta campanha.
Apesar da invencibilidade, o Saint-Étienne está sofrendo com a falta de pontaria de seus atacantes, que balançaram as redes adversárias somente em três oportunidades até o momento, a propósito, o time passou em branco nas últimas duas partidas frente Montpellier (0 x 0) e Amiens (0 x 0), respectivamente. Todavia, a ótima performance do setor defensivo do time, que levou apenas dois gols, vem salvando a equipe dez vezes campeã nacional.
O departamento médico do Saint-Étienne vetou a presença dos jogadores Romain Hamouma, Mathieu Debuchy e Rémy Cabella, em decorrência de lesões.

Após encerrar a sua participação na edição anterior da Ligue 1, na sétima posição da tabela, o Saint-Étienne tem como principal meta, garantir uma vaga na Europa League.
Após encerrar a sua participação na edição anterior da Ligue 1, na sétima posição da tabela, o Saint-Étienne tem como principal meta, garantir uma vaga na Europa League nesta temporada.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 82 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Paris Saint-Germain que soma 43 vitórias mediante 13 triunfos do Saint-Étienne, ao passo que o empate prevaleceu em outras 26 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu no estádio Geoffroy-Guichard, pela 32ª rodada da Ligue 1 2017/18. Na ocasião, o placar ficou empatado por 1 a 1, com gols de Rémy Cabella para o lado dos Les Verts, enquanto Mathieu Debuchy (gol contra) marcou a favor dos parisienses. Já no último embate entre eles no estádio Parque dos Príncipes, terminou com a vitória do PSG por 3 a 0.
O retrospecto atual nos mostra uma enorme superioridade do PSG diante do Saint-Étienne, não à toa, os atuais campeões franceses permanecem invictos há exatos 17 jogos diante dos Les Verts (12 vitórias e 5 empates). Para se ter uma ideia, a última vitória do Saint-Étienne sobre o Paris Saint-Germain aconteceu em novembro de 2012 (2 x 1), ou seja, um tabu que já está prestes a completar seis anos.

Os atacantes Kylian Mbappé e Neymar, lideram a artilharia da Ligue 1 com 4 gols cada.
Os atacantes Kylian Mbappé e Neymar, lideram a artilharia da Ligue 1 com 4 gols cada.

Escalações

PSG (3-4-1-2): Aréola; Thiago Silva, Kimpembe e Marquinhos; Meunier, Nkunku, Rabiot e Di María; Draxler; Cavani e Neymar. Técnico: Thomas Tuchel.

Saint-Étienne (4-2-3-1): Ruffier; Gabriel Silva, Perin, Subotic e Kolodziejczak; M’Vila e Selnaes; Salibur, Khazri e Monnet-Paquet; Diony. Técnico: Jean-Louis Gasset.

Previsão

O duelo desta sexta-feira promete ser bastante intenso no estádio Parque dos Príncipes, isso porque os atuais campeões franceses são certamente o time a ser batido na Ligue 1, por este motivo, os adversários entram em campo extremamente motivados à derrotá-los.
Obviamente, o Paris Saint-Germain é grande o favorito à vitória contra qualquer concorrente no campeonato, afinal, os parisienses são donos de um verdadeiro esquadrão, composto por diversos craques do mundo da bola. Devido a este detalhe, o time de Thomas Tuchel não sentirá as ausências de Daniel Alves, Marco Verratti e Kylian Mbappé, visto que ele tem substitutos à altura no banco de reservas.
Do outro lado, o Saint-Étienne sabe que estará diante do clube mais poderoso da liga, logo, o treinador Jean-Louis Gasset armará a sua equipe compacta e fechada na defesa. O retrospecto já nos deu indício de quanto os Les Verts sofrem quando enfrentam o PSG, ainda mais fora de seus domínios, e ao meu ver, desta vez não será diferente.
Levando em consideração todos estes aspetos, acredito que o Paris Saint-Germain conquistará a sua quinta vitória consecutiva na Ligue 1, acabando com a invencibilidade do Saint-Étienne no campeonato.
Palpite: PSG 2 x 0 Saint-Étienne.

 

Deixar um comentário

Menu