Liverpool x PSG

A 1ª rodada da fase de grupos da Champions League nos apresenta uma partida com cara de decisão. Me refiro ao confronto entre Liverpool x PSG, que se enfrentarão na tarde desta teça-feira, às 16:00 (horário de Brasília), no estádio Anfield Road, situado na cidade dos Beatles.

Liverpool

Os atuais vice-campeões europeus estrearão na Champions League com a confiança extremamente em alta, afinal, eles permanecem invictos na temporada colecionando cinco vitórias nas cinco partidas disputadas até aqui, todas pela Premier League. Após derrotarem West Ham (4 x 0), Crystal Palace (2 x 0), Brighton & Hove Albion (1 x 0) e Leicester (2 x 1), a última vítima do Liverpool foi o Tottenham, lembrando que o clube londrino foi derrotado pelos Reds em pleno estádio de Wembley, por 2 a 1 no último sábado.
Devido e esta excelente campanha, os pupilos de Jurgen Klopp seguem na ponta da tabela da Premier League com 15 pontos, ao lado do Chelsea, porém o time de Maurizio Sarri supera o de Jurgen Klopp no saldo de gols (10 a 9), logo, o Liverpool é o 2º colocado na classificação.
Os jogadores Dejan Lovren, Adam Lallana e Alex Oxlade-Chamberlain estão todos fora de combate em decorrência de lesões.

Após sofrer uma chocante lesão no olho, no duelo frente o Tottenham, o brasileiro Roberto Firmino está 100% recuperado e estará em campo contra o PSG.
No sábado passado, Roberto Firmino sofreu uma lesão no olho. Contudo, o brasileiro já está 100% recuperado e estará em campo contra o PSG.

PSG

Do outro lado, o PSG desembarcou na Terra da Rainha também com a moral elevada, isso porque além dos parisienses continuarem invictos na Ligue 1, eles já ergueram até um troféu nesta temporada. Trata-se do título da Supercopa da França 2018, torneio este, que os atuais campeões franceses conquistaram após vencerem o Monaco por 4 a 0 na decisão.
Pela Ligue 1, o Paris Saint-Germain se mantém na liderança da tabela com 15 pontos ganhos, registrando a incrível marca de 100% de aproveitamento. Depois de cinco rodadas realizadas pelo campeonato, os comandados de Thomas Tuchel superaram as equipes do Caen (3 x 0), Guingamp (3 x 1), Angers (3 x 1), Nîmes (4 x 2), e por último, o Saint-Étienne no Parque dos Príncipes por 4 a 0.
O departamento médico do time da capital francesa vetou a presença dos atletas Daniel Alves e Layvin Kurzawa, devido as suas respectivas lesões. Além deles, os italianos Gianluigi Buffon e Marco Verratti também não estarão em campo por conta de suspensões.

Embora tenham sida disputadas apenas cinco rodadas pela Ligue 1, o PSG já lidera a liga com cinco pontos de vantagem sobre o vice-colocado, Olympique Marseille.
Embora tenham sido disputadas apenas cinco rodadas da Ligue 1, o PSG já lidera a liga com cinco pontos de vantagem sobre o vice-colocado, Olympique Marseille.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram somente duas vezes ao longo da trajetória, e a igualdade é a marca registrada deste embate, visto que tanto o Liverpool quanto o PSG, somam uma vitória cada. Aliás, Este será o primeiro jogo entre eles pela Champions League.
Os duelos aos quais nos referimos anteriormente, foram válidos pelas semifinais da edição 1996/97 da extinta Taça dos Campeões da Europa. Na ocasião, o PSG venceu o Liverpool no jogo de ida, em Paris, por 3 a 0, com gols de Leonardo, Benoît Cauet e Jérôme Leroy. Entretanto, no jogo de volta, na Inglaterra, os ingleses bateram os franceses por 2 a 0, com tentos de Robbie Fowler e Mark Wright. Como a soma dos placares ficou 3 a 2, os parisienses eliminaram os Reds do torneio.
Vale ressaltar ainda, que o Liverpool está invicto há exatos 16 jogos no estádio Anfield Road por competições da UEFA, computando 11 vitórias e 5 empates neste período.
Curiosamente, este será o 12º encontro envolvendo Jurgen Klopp e Thomas Tuchel, sendo que o técnico do Liverpool obtém oito vitórias mediante um único triunfo do treinador do PSG, ao passo que as outras três partidas terminaram empatadas.

A cria e o criador: Jurgen Klopp e Thomas Tuchel iniciaram as suas carreiras no Mainz e passaram pelo Borussia Dortmund, antes de trabalharem fora da Alemanha.
A lenda e o discípulo: os alemães Jurgen Klopp e Thomas Tuchel iniciaram as suas carreiras no Mainz 05, passaram pelo Borussia Dortmund, para depois trabalharem no Liverpool e PSG, respectivamente.

Escalações

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, van Dijk e Robertson; Wijnaldum, Henderson e Naby Keita; Salah, Roberto Firmino e Sadio Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

PSG (4-2-3-1): Areola; Meunier, Thiago Silva, Kimpembe e Bernat; Rabiot e Marquinhos; Mbappé, Neymar e Di María; Cavani. Técnico: Thomas Tuchel.

Previsão

O confronto desta terça-feira no Anfield Road, poderia facilmente ser válido pelas semifinais ou até mesmo pela final da Champions League, isso porque o duelo reúne dois verdadeiros esquadrões do futebol mundial.
Apesar de ter o poderoso PSG pela frente, o Liverpool é o grande favorito à vitória, afinal, os Reds jogarão em casa, diante de sua fanática torcida. Além disso, os ingleses têm entrosamento de sobra dentro de campo, uma vez que eles mantiveram a mesma base do time vice-campeão europeu na temporada passada.
Já os franceses, sabem que voltar da Inglaterra com um empate já estaria de ótimo tamanho, haja vista a dificuldade que os adversários encontram quando enfrentam o Liverpool em seus domínios. Na minha opinião, atacar não é a melhor solução, basta lembrarmos do Manchester City, que decidiu ir pra cima da equipe de Jurgen Klopp nas quartas de final da edição anterior da Champions League, e no fim saiu derrotado por 3 a 0. No entanto, a característica do PSG e de Thomas Tuchel nunca foi defender, portanto, eles encontrarão enormes dificuldades em sua estreia pelo torneio.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que o Liverpool conquistará derrotará o PSG, e começará bem a sua jornada na Champions League.
Palpite: Liverpool 3 x 1 PSG.

Deixar um comentário

Menu