Polônia x Portugal

A 3ª rodada da Liga das Nações da UEFA nos apresenta mais um grande jogo na tarde desta quinta-feira. Me refiro ao confronto entre Polônia x Portugal, que vale nada mais nada menos do que a liderança do grupo 3 da Primeira Divisão do torneio. O duelo terá início a partir das 15:45 (horário de Brasília), no estádio Silesian, em Chorzow.

Polônia

Podemos considerar a estreia da Polônia na Liga das Nações da UEFA como acima das expectativas, isso porque as Águias Brancas visitaram a Itália na 1ª rodada da competição, e voltaram da Bota com um empate (1 x 1) na bagagem. Embora a seleção italiana não esteja vivendo uma boa fase, ela continua sendo dona de uma camisa bastante pesada e tradicional, por este motivo, os pupilos de Jerzy Brzeczek ficaram satisfeitíssimos com este resultado.
Vale ressaltar, que a maior missão dos polacos neste momento é resgatar a confiança perdida na Copa do Mundo de 2018, pois a Polônia realizou uma péssima campanha nos gramados russos durante o Mundial, colecionando uma vitória e duas derrotas nas três partidas disputadas pelo torneio. Aliás, foi exatamente por esta razão, que a Federação Polonesa de Futebol (PZPN) decidiu contratar o técnico Jerzy Brzeczek, de 47 anos de idade, para substituir o experiente treinador, Adam Nawalka, de 60 anos.

As duas primeiras paridas de Jerzy Brzeczek à frente da seleção polonesa diante de Itália e Irlanda, terminaram empatadas por 1 a 1.
As duas primeiras paridas de Jerzy Brzeczek à frente da seleção polonesa diante de Itália e Irlanda, terminaram empatadas por 1 a 1.

Portugal

Do outro lado, os atuais campeões europeus desembarcaram em solo polonês com a moral em alta, afinal, a seleção de Portugal estreou muito bem na Liga das Nações da UEFA, ao derrotar a Itália pelo placar mínimo no estádio da Luz, tudo graças ao tento de André Silva aos 3 minutos da segunda etapa. Este simples triunfo, foi suficiente para que os portugueses alcançassem a liderança isolada do grupo 3 da Primeira Divisão do torneio.
Curiosamente, Cristiano Ronaldo não defendeu as cores da seleção lusa na partida contra a Itália, e estará novamente de fora do jogo frente a Polônia. A ideia do treinador Fernando Santos é preservar o camisa 7, que está em período de adaptação em seu novo clube, a Juventus. Desta maneira, o jovem Bruma, de 23 anos, vem ganhando a grata oportunidade de substituir o maior jogador da história de Portugal. Outro atleta que não estará à disposição de Fernando Santos é o atacante Gonçalo Guedes, vetado pelo departamento médico em decorrência de uma lesão.

Depois de uma passagem desastrosa pelo Milan, André Silva reencontrou o bom futebol atuando pelo Sevilla, tanto é, que o atacante é o artilheiro do time andaluz na La Liga com
Depois de uma passagem desastrosa pelo Milan, André Silva reencontrou o bom futebol atuando pelo Sevilla, tanto é, que o atacante é o vice-artilheiro da La Liga com sete gols marcados até aqui.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções de enfrentaram onze vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é de Portugal que soma quatro vitórias mediante três triunfos da Polônia, ao passo que o empate prevaleceu em outras quatro oportunidades.
O encontro mais recente que reuniu os dois selecionados, ocorreu em junho de 2016, em partida válida pelas quartas de final da Eurocopa 2016. Na ocasião, o duelo terminou empatado por 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Robert Lewandowski para o lado dos poloneses, enquanto Renato Sanches descontou a favor dos portugueses. Como o embate seguiu empatado também na prorrogação, a vaga para as semifinais foi decidida nas penalidades, sendo que nelas, os lusitanos levaram a melhor ao vencerem os polacos por 5 a 3.
Entretanto, o retrospecto atual nos mostra um enorme equilíbrio envolvendo estas seleções, já que os últimos três compromissos entre eles ficaram com a igualdade no marcador.

O atacante Robert Lewandowski fará a sua partida de número 100 pela seleção polonesa, no duelo diante de Portugal.
O atacante Robert Lewandowski fará a sua partida de número 100 pela seleção polonesa, justamente no duelo diante de Portugal.

Escalações

Polônia (4-4-1-1): Fabianski; Bereszynski, Glik, Bednarek e Reca; Kurzawa, Krychowiak, Klich e Blaszczykowski; Zielinski; Lewandowski. Técnico: Jerzy Brzeczek.

Portugal (4-3-3): Rui Patrício; Mário Rui, Pepe, Rúben Dias e João Cancelo; William Carvalho, Rúben Neves e Pizzi; Bruma, André Silva e Bernardo Silva. Técnico: Fernando Santos.

Previsão

O confronto desta quinta-feira entre Polônia x Portugal, colocará frente a frente duas seleções que estão passando por grandes reformulações, até por isso, ambas estarão repletas de caras novas. Deste modo, esperamos um jogo bastante pegado, disputado e intenso, com todos os jogadores querendo mostrar serviço aos seus comandantes.
Depois do fiasco na Copa do Mundo de 2018, a Polônia busca retomar o prestígio no mundo da bola, em virtude disso, a Federação Polonesa de Futebol decidiu inovar, e surpreendeu ao contratar o jovem Jerzy Brzeczek para comandar a seleção nacional. Nos dois primeiros compromissos das Águias Brancas sob o comando do novo técnico, pudemos notar uma mudança no estilo de jogo da equipe, dado que os polacos estão priorizando demasiadamente a posse de bola, além da constante troca de passes, ao contrário da época em que o selecionado era dirigido por Adam Nawalka.
Já os portugueses, iniciaram o processo de renovação da seleção após o Mundial de 2018 apresentando algumas novidades. Dentre as principais estão o lateral-direito Mário Rui, o zagueiro Rúben Dias, o meio-campista Rúben Neves, e o veloz ponta-esquerda Bruma, que substituirá o craque Cristiano Ronaldo no embate contra a Polônia. Portanto, guarde bem estes nomes, pois eles certamente integrarão o esquadrão de Portugal nos próximos anos.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que o duelo entre poloneses e portugueses terminará empatado em Chorzow.
Palpite: Polônia 1 x 1 Portugal.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu