Barcelona x Real Madrid

A Espanha vai parar na tarde deste domingo (28), e não será por causa de eleições, mas sim, porque esta é a tão aguardada data do primeiro El Clásico, tradicional duelo entre Barcelona x Real Madrid, da temporada. O confronto começa a partir das (12:15, horário de Brasília), no estádio Camp Nou.

Barcelona

Mesmo sem poder contar com Lionel Messi, que fraturou o cotovelo no jogo contra o Sevilla, o Barcelona chega motivadíssimo para encarar o Real Madrid na tarde desde domingo. Isso porque os atuais campeões espanhóis permanecem invictos há exatas cinco partidas, registrando três vitórias e dois empates neste período. Vale ressaltar ainda, que o primeiro compromisso do Barça sem Messi foi bastante convincente, visto que os pupilos de Ernesto Valverde derrotaram a Internazionale por 2 a 0, pela 3ª rodada da Champions League, isolando-se na liderança do grupo B do torneio continental.
Líder também da La Liga com 18 pontos ganhos, o Barça coleciona 5 vitórias, 3 empates e 1 derrota em nove partidas disputadas até aqui pelo campeonato, atingindo 66,7% de aproveitamento através desta campanha meramente razoável.
Além de Lionel Messi, os zagueiros Samuel Umtiti e Thomas Vermaelen também estarão fora de combate, em virtude de suas respectivas lesões.

Com o braço direito quebrado, Lionel Messi, artilheiro do Barcelona na La Liga, acompanhou a vitória se deus companheiros sobre a Inter na última quarta-feira.
Com o braço direito quebrado, Lionel Messi, artilheiro do Barcelona na La Liga, acompanhou a vitória de seus companheiros sobre a Inter na última quarta-feira. Estima-se que o argentino regressará à campo daqui três semanas.

Real Madrid

Embora o Real Madrid tenha conquistado um resultado positivo frente o Viktoria Plzen (2 x 1) na terça-feira passada pela Champions League, o conjunto madridista desembarca na Catalunha literalmente aos cacos, afinal, os atuais tricampeões europeus não vencem há quatro jogos pela La Liga. Para se ter uma ideia, o último triunfo dos merengues pelo campeonato, ocorreu somente no dia 22 de setembro, quando o time da capital espanhola bateu o Espanyol pelo placar mínimo no estádio Santiago Bernabéu. De lá para cá, os comandados de Julen Lopetegui acumulam 4 derrotas, 1 empate e apenas uma vitória, considerando todas as competições.
Diante deste trágico cenário, o Real Madrid ocupa a modesta 7ª posição na tabela da La Liga com 14 pontos, contabilizando 4 vitórias, 2 empates e três derrotas em 9 partidas realizadas pelo torneio, obtendo assim, um pífio desempenho de 51,9% de aproveitamento.
O departamento médico madridista vetou a presença do lateral-direito Daniel Carvajal, em decorrência de uma lesão.

O sucessor de Zinedine Zidane no comando do Real Madrid, Julen Lopetegui, corre um sério risco de ser demitido no caso de um revés dos madrilenhos no El Clásico.
O sucessor de Zinedine Zidane no comando do Real Madrid, Julen Lopetegui, corre um sério risco de ser demitido no caso de um revés do time madrilenho no El Clásico.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que o El Clásico já foi disputado 238 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Real Madrid que soma 95 vitórias mediante 93 triunfos do Barcelona, ao passo que o empate prevaleceu em outras 50 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois arquirrivais espanhóis, aconteceu em maio deste ano no próprio estádio Camp Nou, pela 36ª rodada da edição anterior da La Liga. Na ocasião, Barcelona e Real Madrid empataram em 2 a 2, com gols de Luis Suárez e Lionel Messi para o lado dos catalães, à medida que Cristiano Ronaldo e Gareth Bale descontaram a favor dos madrilenhos.
Curiosamente, este será o segundo duelo entre os treinadores Ernesto Valverde e Julen Lopetegui, que naquela época, comandavam Athletic Bilbao e Porto, respectivamente. Os compromissos aos quais estamos nos referindo, terminaram com a vitória do Porto tanto em Portugal (2 x 1) quanto no País Basco (2 x 0), lembrando que os times estavam situados grupo H da Champions League 2014/15.

Triste informação: o El Clásico deste domingo não terá em campo os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, dado que o argentino está lesionado enquanto o português transferiu-se à Juventus.
Triste informação: a edição 239 do El Clásico não terá em campo os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, dado que o argentino encontra-se lesionado, enquanto o português transferiu-se à Juventus.

Escalações

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Arthur; Rafinha, Luis Suárez e Philippe Coutinho. Técnico: Ernesto Valverde.

Real Madrid (4-3-3): Courtois; Nacho Fernández, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Modric, Casemiro e Toni Kroos; Gareth Bale, Benzema e Isco. Técnico: Julen Lopetegui.

Previsão

Devido as eleições presidenciais de 2018, nenhum jogo do Campeonato Brasileiro será realizado neste domingo, porém isso pouco importa, uma vez que teremos a grata oportunidade de acompanhar o El Clásico, um dos clássicos de maior rivalidade do futebol mundial, que inclusive, envolve barreiras históricas e políticas. Por esta razão, podemos afirmar de antemão, que o duelo no Camp Nou nos promete altas doses de emoção.
Apesar da contusão de Lionel Messi na semana passada, o momento vivido pelo Barcelona é infinitamente melhor em relação ao do Real Madrid, tanto é, que o Barça é líder da La Liga, e também de seu grupo na Champions League. Além disso, na partida contra a Internazionale, os catalães provaram que têm totais condições de atuar com qualidade mesmo sem o camisa 10 argentino em campo.
Do outro lado, os merengues passam por uma fase extremamente turbulenta, e na minha opinião, o motivo causador da crise no Santiago Bernabéu foram as saídas de Zinedine Zidane e Cristiano Ronaldo do Real Madrid, ou seja, duas peças preponderantes na conquista do tricampeonato europeu. Agora, sob o comando do questionado Julen Lopetegui, a barca madridista está realmente afundado.
Levando em consideração todos estes aspectos, não me restam dúvidas de que o Barcelona derrotará o Real Madrid sem dificuldades no El Clásico.
Palpite: Barcelona 2 x 0 Real Madrid.

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu