Galatasaray x Fenerbahce

A capital da Turquia vai parar na tarde desta sexta-feira (02), afinal, neste dia será disputado o maior clássico do futebol turco. Me refiro ao Derby Intercontinental, tradicional clássico entre Galatasaray x Fenerbahce, que abrirá com chave de ouro a 11ª rodada da Super Lig. Os eternos arquirrivais de Istambul se enfrentarão a partir das 15:00 (horário de Brasília), na arena Turk Telecom.

Galatasaray

O Galatasaray segue a sua incessante luta para assumir o topo da tabela da Super Lig, mas a caminhada rumo à liderança do campeonato não está nada fácil, tanto é, que os Leões perderam para o Yeni Malatyaspor (8º colocado) por 2 a 0 na rodada passada, enquanto na rodada retrasada, os atuais campeões turcos apenas empataram com o Bursaspor (11º colocado) por 1 a 1.
Consequentemente, os pupilos de Fatih Terim caíram para a 3ª posição na classificação da Super Lig com 19 pontos, contabilizando 6 vitórias, 1 empate e três derrotas em 10 partidas disputadas pela competição, mantendo-se a dois pontos atrás do líder Istambul Basaksehir (21 pontos). Desta maneira, fica evidente a importância do Derby Intercontinental para o Galatasaray, visto que no caso de um triunfo, além do time resgatar a confiança, ele dormiria na liderança do torneio.
O departamento médico dos Leões vetou a presença dos atletas Yuto Nagatomo e Emre Akbaba, em virtude de lesões, ao passo que o brasileiro Mariano não jogará pois está suspenso.

O atacante Eren Derdiyok é o artilheiro do Galatasaray na Super Lig com quatro tentos marcados até aqui.
O atacante Eren Derdiyok é o artilheiro do Galatasaray na Super Lig com quatro tentos marcados até aqui.

Fenerbahce

Do outro lado, o Fenerbahce vive uma temporada bastante turbulenta, isso porque os Canários Amarelos permanecem há exatos cinco jogos sem vencer pela Super Lig, registrando o total de três empates e duas derrotas neste período. Para se ter uma ideia, o último triunfo dos comandados de Phillip Cocu na competição, ocorreu apenas no dia 16 de setembro, quando eles bateram o Konyaspor (10º colocado) pelo placar mínimo, graças ao gol de Elif Elmas.
Diante deste cenário nada favorável, o Fenerbahce despencou para a 15ª posição na Super Lig com 9 pontos ganhos, colecionando 2 vitórias, 3 empates e cinco derrotas no campeonato, obtendo assim, o pífio desempenho de 30% de aproveitamento. Aliás, o atual vice-campeão turco corre um sério risco de terminar a rodada na zona da degola, já que somente um único ponto o separa do Rizespor e Akhisar, 16º e 17º colocados, respectivamente.
Os jogadores Mehmet Topal, Tolga Cigerci e Mehmet Ekici, estão todos fora de combate em decorrência de lesões, à medida que o atacante Islam Slimani recebeu um cartão vermelho no jogo anterior.

Devido a expulsão de Islam Slimani na partida contra o Ankaragucu, o atacante espanhol Roberto Soldado (foto) ganhará a oportunidade de iniciar o Derby Intercontinental entre os titulares do Fenerbahce.
Devido a expulsão de Islam Slimani na partida contra o Ankaragucu, o atacante espanhol Roberto Soldado (foto) ganhará a oportunidade de iniciar o Derby Intercontinental entre os titulares do Fenerbahce.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que o Derby Intercontinental foi disputado 128 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Fenerbahce que soma 51 vitórias mediante 37 triunfos do Galatasaray, lembrando que o empate se fez valer em outras 40 oportunidades.
Vale ressaltar, que o primeiro Derby Intercontinental da história, foi realizado no dia 01 de dezembro de 1963, há exatos 54 anos. Naquela oportunidade, ambos empataram por 0 a 0.
Entretanto, os encontros mais recentes entre os arquirrivais turcos ocorreram na temporada passada, sendo os dois válidos pela Super Lig 2017/18. Curiosamente, os duelos terminaram empatados sem gols no marcador.
O Derby Intercontinental colocará frente a frente os dois maiores campeões do futebol turco, já que o Galatasaray ergueu o título nacional 21 vezes até hoje, enquanto o Fenerbahce faturou o caneco em 19 ocasiões.

O Derby Intercontinental desta sexta-feira, reunirá o atual campeão (Galatasaray) e vice-campeão (Fenerbahce) turco.
O Derby Intercontinental desta sexta-feira, reunirá os atuais campeão (Galatasaray) e vice (Fenerbahce) da Super Lig.

Escalações

Galatasaray (4-2-3-1): Muslera; Linnes, Kabak, Aziz e Bayram; Donk e Ndiaye; Onyekuru, Belhanda e Garru Rodrigues; Derdiyok. Técnico: Fatih Terim.

Fenerbahce (4-2-3-1): Tekin; Isla, Neustadter, Skrtel e Kaldirim; Reyes e Jailson; André Ayew, Benzia e Elmas; Roberto Soldado. Técnico: Phillip Cocu.

Previsão

Como não poderia deixar de ser, o Derby Intercontinental nos promete grandes doses de emoção, afinal, uma enorme rivalidade cerca o clássico entre dois maiores clubes do futebol turco.
Obviamente, apontamos o Galatasaray como franco favorito à vitória, isso porque os Leões vivem um momento melhor em relação ao adversário. Além disso, a equipe de Fatih Terim terá a grata oportunidade de assumir a liderança provisória da Super Lig, e caso isso realmente ocorra, o time jogará uma pressão enorme sobre o Istambul Basaksehir, que enfrentará o Besiktas no sábado.
Enquanto isso, o Fenerbahce, que contratou o técnico Philipp Cocu, duas vezes campeão holandês à frente do PSV Eindhoven, para comandar o time nesta temporada, vem passando por um verdadeiro perrengue, pois ninguém seria capaz de imaginar que o atual vice-campeão turco estaria figurando na parte debaixo da tabela. Devido a essa péssima fase, é esperado que os Canários Amarelos atuem fechados em seu campo de defesa, marcando intensamente, e explorando os contra-ataques através dos velozes André Ayew e Eljif Elmas, para quem sabe, surpreender os anfitriões.
Palpite: Galatasaray 2 x 0 Fenerbahce.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu