Atlético Madrid x Borussia Dortmund

Na tarde desta terça-feira, a Champions League nos apresenta mais um jogo digno de uma final de campeonato. Me refiro ao confronto entre Atlético Madrid x Borussia Dortmund, ou seja, o duelo que reunirá o líder e o vice-líder do grupo A do torneio continental. O embate começa a partir das 18:00 (horário de Brasília) no estádio Metropolitano.

Atlético Madrid

Depois de investir a bagatela de 123,5 milhões de euros (R$ 518 milhões) em contratações de reforços na última janela de transferências, muito mais se esperava do Atlético Madrid, que vem realizando uma campanha regular até aqui na temporada. Isso porque os colchoneros ocupam a 2ª posição na tabela da La Liga ao lado do Sevilla, com 20 pontos ganhos, colecionando 5 vitórias, 5 empates e uma derrota em 11 partidas disputadas pelo campeonato, obtendo assim, 60,6% de aproveitamento na competição.
Já pela Champions League, os pupilos de Diego Simeone perderam a liderança do grupo A do torneio, após serem goleados de maneira surpreendente pelo Borussia Dortmund por 4 a 0 no estádio Signal Iduna Park. Deste modo, o Atleti caiu para a 2ª colocação do grupo com 6 pontos, três atrás do time alemão.
Diego Godín, José Giménez e Koke não atuaram no jogo do último sábado contra o Leganés (1 x 1) devido a lesões. Todavia, o trio está 100% recuperado para encarar o Borussia Dortmund.

O Atlético Madrid soou a camisa para empatar com o Leganés por 1 a 1 no final de semana. Por essas e outras, o time não engrenou até agora na temporada.
O Atlético Madrid soou a camisa para empatar com o Leganés por 1 a 1 no final de semana. Por essas e outras, o time não engrenou até agora na temporada.

Borussia Dortmund

Enquanto isso, o Borussia Dortmund desembarca na capital espanhola com a confiança extremamente em alta, afinal, o conjunto auri-negro se mantém invicto na atual temporada, registrando a incrível marca de 12 vitórias e três empates neste período.
Não à toa, os comandados de Lucien Favre lideram isoladamente a Bundesliga com 24 pontos na classificação, contabilizando 7 vitórias e três empates nas dez primeiras rodadas disputadas pela liga, atingindo 80% de aproveitamento através desta excelente campanha. Já na Champions League, o desempenho do Borussia Dortmund é ainda melhor, visto que os auri-negros permanecem com 100% de aproveitamento no torneio continental, depois de derrotarem o Club Brugge (1 x 0), o Mônaco (3 x 0) e o Atlético Madrid (4 x 0), a sua última vítima na competição.
O departamento médico da equipe alemã, vetou a presença dos jogadores Marcel Schmelzer e Shinji Kagawa, em virtude de suas respectivas lesões.

Marco Reus é o artilheiro do Borussia Dortmund na temporada com 9 gols marcados. Além disso, o astro auri-negro esteve presente nas 15 partidas disputadas pelo time, um dado que reforça a tese de que ele realmente se recuperou das constantes lesões que o assolavam.,
Marco Reus é o artilheiro do Borussia Dortmund na temporada com 9 gols. Além disso, o astro auri-negro esteve presente em todos os jogos disputados pelo time, provando que ele realmente se recuperou das constantes lesões que o assolavam.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram cinco vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Borussia Dortmund que soma três vitórias mediante um triunfo do Atlético Madrid, ao passo que o empate também prevaleceu em uma única oportunidade.
Antes do embate da semana retrasada, os dois clubes haviam se encontrado pela última vez apenas no ano de 1996, lembrando que eles estavam situados no grupo B da Champions League 1996/97. Naquela ocasião, o Atlético Madrid bateu o Borussia Dortmund em pleno Westfalenstadion (Signal Iduna Park) por 2 a 1, com gols de Roberto Fresnedoso e Milinko Pantic para o lado dos colconheros, enquanto Heiko Herrlich descontou a favor dos auri-negros. Entretanto, na partida de ida, disputada no antigo estádio Vicente Calderón, os alemães levaram a melhor ao derrotarem os espanhóis pelo placar mínimo, graças ao gol de Stefan Reuter.
Vale ressaltar ainda, que a recente derrota do Atlético Madrid para o Borussia Dortmund por 4 a 0, foi a pior de Diego Simeone à frente dos clube madrilenho.

O estádio Metropolitano será o palco da grande final da atual edição da Champions League.
O estádio Metropolitano será o palco da grande final da atual edição da Champions League, que acontecerá em maio de 2019.

Escalações

Atlético Madrid (4-4-2): Oblak, Juanfran, Savic, Godín e Filipe Luís; Ángel Correa, Rodri, Saúl Ñíguez e Koke; Diego Costa e Griezmann. Técnico: Diego Simeone.

Borussia Dortmund (4-2-3-1): Burki; Piszczek, Akanji, Zagadou e Raphael Guerreiro; Witsel e Delaney; Pulisic, Reus e Sancho; Paco Alcácer. Técnico: Lucien Favre.

Previsão

O duelo desta terça-feira promete ser eletrizante, afinal, o Atlético Madrid está literalmente engasgado com o Borussia Dortmund em virtude da goleada sofrida há duas semanas no Signal Iduna Park. Todavia, os alemães sairão de campo antecipadamente classificados caso conquistem uma vitória na capital espanhola, portanto, fica evidente que teremos um confronto digno de uma decisão de campeonato no estádio Metropolitano.
O fato do Atlético Madrid jogar em casa, diante de sua pulsante torcida, o coloca como favorito à vitória no jogo frente o Borussia Dortmund, basta analisarmos o retrospecto dos colchoneros em seus domínios, dado que eles perderam apenas um dos últimos 19 jogos disputados em sua nova casa.
Do outro lado, o Borussia Dortmund vem realizando uma campanha extraordinária na temporada, porém Lucien Favre enfrentará a semana mais indigesta desde a sua chegada ao clube, uma vez que os auri-negros terão que encarar o Bayern Munique (no sábado) depois deste confronto diante do Atlético Madrid.
Levando em consideração o desempenho de ambos até este exato instante, acredito que esta partida ficará com a igualdade no marcador.
Palpite: Atlético Madrid 1 x 1 Borussia Dortmund.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu