Borussia Dortmund x Bayern Munique

O Signal Iduna Park será o palco do primeiro Der Klassiker, tradicional clássico entre Borussia Dortmund x Bayern Munique, da temporada 2018/19. O maior dérbi do futebol alemão terá início a partir das 15:30 (de Brasília), deste sábado (10).

Borussia Dortmund

Ao contrário dos duelos anteriores, o Borussia Dortmund é o time que chega com o favoritismo no Der Klassiker deste sábado, afinal, os comandados de Lucien Favre permanecem invictos na Bundesliga até aqui. Aliás, os auri-negros perderam a sua invencibilidade na temporada, somente na última terça-feira, quando eles foram derrotados pelo Atlético Madrid por 2 a 0, pela Champions League. Apesar deste revés, a equipe alemã manteve-se na liderança do grupo A do torneio continental (9 pontos) devido ao saldo de gols, que é superior em relação ao dos madrilenhos.
Desta maneira, o conjunto auri-negro é também líder da Bundesliga com 24 pontos, contabilizando sete vitórias e três empates nas dez partidas disputadas pelo campeonato, obtendo 80% de aproveitamento na competição.
O departamento médico do Borussia Dortmund vetou a participação dos atletas Abdou Diallo e Marcel Schmelzer, em decorrência de suas respectivas lesões.

O Borussia Dortmund é a única equipe invicta na Bundesliga até o momento. Consequentemente, os auri-negros lideram a liga com quatro pontos de vantagem sobre o vice-colocado, Borussia Monchengladbach.
O Borussia Dortmund é a única equipe invicta na Bundesliga até o momento. Não à toa, os auri-negros lideram a liga com quatro pontos de vantagem sobre o vice-colocado Borussia Monchengladbach.

Bayern Munique

Do outro lado, o Bayern Munique vive uma fase totalmente atípica, isso porque os bávaros ocupam apenas a 3ª posição na tabela da Bundesliga com 20 pontos ganhos, colecionando 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas nas dez primeiras rodadas realizadas pela competição, atingindo 66,7% de aproveitamento através desta razoável campanha. A propósito, o momento do atual hexacampeão alemão é tão turbulento, que na rodada anterior do campeonato, ele apenas empatou com o Freiburg (10º colocado) em plena Allianz Arena por 1 a 1.
A explicação para a queda de rendimento do Gigante da Baviera, foi certamente a troca no comando técnico da equipe, já que o ex-treinador, Jupp Heynckess, se aposentou, cedendo o seu lugar ao croata Niko Kovac, que até agora não mostrou a que veio.
Os jogadores Thiago Alcântara, Corentin Tolisso e Kingsley Coman não marcarão presença no Der Klassiker, em virtude de contusões.

Por mais que a diretoria do Bayern Munique negue, a insatisfação em relação ao trabalho do técnico Niko Kovac é enorme. Logo, caso o desempenho do time não melhore, é bem provável que o croata não inicie 2019 no comando da equipe.
Por mais que a diretoria do Bayern Munique negue, a insatisfação em relação ao trabalho do técnico Niko Kovac é enorme. Logo, caso o desempenho do time não melhore até o final do ano, é bem provável que o croata não inicie 2019 no comando da equipe.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta o Der Klassiker foi disputado 120 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Bayern Munique que soma 55 vitórias mediante 31 triunfos do Borussia Dortmund, ao passo que o empate prevaleceu em outras 34 oportunidades.
O clássico mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em março deste ano no estádio Signal Iduna Park. Na ocasião, o Bayern Munique goleou o Borussia Dortmund por 6 a 0, com gols de Robert Lewandowski (3 gols), James Rodríguez, Thomas Muller e Franck Ribéry, em partida válida pela 28ª rodada da edição anterior da Bundesliga.
Curiosamente, o Bayern Munique ganhou os últimos três duelos frente o Borussia Dortmund, que por sinal, não vence o hexacampeão alemão pela Bundesliga desde 2016 (1 x 0).
Vale ressaltar ainda, que os auri-negros permanecem invictos em seus domínios na atual temporada, à medida que os bávaros venceram 7 dos últimos 8 jogos como visitantes pela Bundesliga.

O espanhol Paco Alcácer divide a artilharia da Bundesliga ao lado de Sébastien Haller, Luka Jovic e Thorgan Hazard, todos com 7 tentos marcados.
O espanhol Paco Alcácer divide a artilharia da Bundesliga ao lado de Sébastien Haller, Luka Jovic e Thorgan Hazard, todos com 7 tentos marcados.

Escalações

Borussia Dortmund (4-2-3-1): Burki; Piszczek, Akanji, Zagadou e Hakimi; Witsel e Delaney; Jadon Sancho, Marco Reus e Raphael Guerreiro; Paco Alcácer. Técnico: Lucien Favre.

Bayern Munique (4-3-3): Neuer; Kimmich, Sule, Hummels e Alaba; Muller, Martínez e James Rodríguez; Robben, Lewandowski e Ribéry. Técnico: Niko Kovac.

Previsão

O Der Klassiker é sem sombra de dúvidas, o maior clássico do futebol alemão na atualidade, mesmo com o péssimo momento vivido pelo Borussia Dortmund desde a saída de Jurgen Klopp, o dérbi jamais perdeu o seu encanto, por esta razão, podemos afirmar com total convicção que teremos um grande confronto na tarde deste sábado.
Como citei anteriormente, o favoritismo é do Borussia Dortmund, afinal, a equipe de Lucien Favre vem realizando uma campanha acima das expectativas na Bundesliga, tanto é, que ela é líder isolada do campeonato. Além disso, os auri-negros seguem invictos em casa nesta temporada, uma prova de que vencê-los diante da Muralha Amarela é uma tarefa bastante indigesta.
Já o Bayern Munique, continua dando indícios de que a sua hegemonia na Alemanha chegará ao fim, basta analisarmos o péssimo desempenho recente dos bávaros dentro de campo. A saída de Jupp Heynckes colaborou para a queda do Gigante da Baviera, porém o envelhecido time comandado por Niko Kovac, composto por medalhões como Franck Ribéry, Arjen Robben, Thomas Muller e Rafinha, parece ter perdido o que o futebol mais exige nos tempos atuais, a intensidade.
Considerando todos estes aspectos, acredito que o Borussia Dortmund sairá com os três pontos dos Signal Iduna Park.
Palpite: Borussia Dortmund 2 x 1 Bayern Munique.

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu