Arsenal x Tottenham

Na tarde deste domingo, o North London Derby, tradicional clássico do norte de Londres entre Arsenal x Tottenham, agitará a 14ª rodada da Premier League. O confronto terá início a partir das 12:05 (horário de Brasília), no Emirates Stadium.

Arsenal

Depois de estrear na temporada com duas derrotas, o Arsenal deu a volta por cima, e vive uma fase excelente no momento, tanto é, que o esquadrão de Unai Emery permanece invicto há exatos 17 jogos, obtendo 13 vitórias e quatro empates neste período. A última vítima dos Gunners, foi o Vorskla, que sofreu um dure revés por 3 a 0 para o time inglês na Ucrânia, pela Europa League, lembrando que o conjunto londrino é o líder isolado do grupo E do torneio continental, e já está classificado à próxima fase da competição.
Com isso, o Arsenal ocupa o 5º posto na tabela da Premier League com 27 pontos ganhos, colecionando o total de 8 vitórias, 3 empates e duas derrotas em 13 partidas disputadas pela liga, registrando 69,2% de aproveitamento através desta boa campanha.
O departamento médico dos Gunners vetou a presença dos atletas Konstantinos Mavropanos, Laurent Koscielny, Nacho Monreal e Danny Welbeck, em decorrência de lesões.

Pierre-Emerick Aubameyang é o artilheiro do Arsenal na Premier League com oito tentos marcados.
Pierre-Emerick Aubameyang é o artilheiro da Premier League ao lado de Sergio Aguero com oito tentos marcados.

Tottenham

Do outro lado, o Tottenham chega extremamente confiante para disputar o primeiro North London Derby da temporada, isso porque os Spurs conquistaram um excelente triunfo diante do Chelsea (3 x 1), na rodada passada da Premier League. Além disso, os comandados de Mauricio Pochettino bateram a Internazionale pelo placar mínimo no meio de semana pela Champions League, resultado que deixou os ingleses junto com os italianos na vice-liderança do grupo B do torneio, ambos com 7 pontos.
Consequentemente, o Tottenham subiu para a 3ª posição na tabela da Premier League com 30 pontos, contabilizando 10 vitórias e três derrotas nos 13 jogos realizados pela competição, obtendo 76,9% de aproveitamento no campeonato.
O treinador Mauricio Pochettino não poderá contar com os jogadores Kieran Trippier, Davinson Sánchez, Mousa Dembélé, Victor Wanyama, Erik Lamela e Vincent Janssen, que estão fora de combate em virtude de suas respectivas contusões.

O Tottenham venceu seus últimos sete confrontos contra rivais de Londres, deste modo, os Spurs podem repetir a sua maior sequência de triunfos sobre times da capital, que é de oito vitórias.
O Tottenham venceu seus últimos sete confrontos contra rivais de Londres, deste modo, os Spurs podem repetir a sua maior sequência de triunfos sobre times da capital, que é de oito vitórias, alcançada no ano de 1951.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto, aponta que o North London Derby já foi disputado 182 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Arsenal que soma 76 vitórias mediante 57 triunfos do Tottenham, ao passo que o empate prevaleceu em outras 49 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais londrinos, ocorreu em fevereiro deste ano no estádio de Wembley, em partida válida pela 27ª rodada da edição anterior da Premier League. Na ocasião, o Tottenham bateu o Arsenal por 1 a 0. Entretanto, o último duelo entre eles no Emirates Stadium, terminou com a vitória dos Gunners sobre os Spurs por 2 a 0.
Curiosamente, o técnico Mauricio Pochettino foi derrotado em suas últimas cinco visitas ao Emirates Stadium, acumulando a sua pior sequência na carreira, considerando embates contra qualquer outro adversário.
Vale ressaltar ainda, que Unai Emery pode se tornar o terceiro dos últimos dez treinadores do Arsenal, a vencer o North London Derby, depois de Don Howe, em 1983, e Arsene Wenger, em 1996.

Este será o primeiro encontro entre Unai Emery e Mauricio Pochettino na Inglaterra. Antes, eles haviam se enfrentado na época em que trabalhavam no futebol espanhol (Emery tem quatro vitórias contra duas de Pochettino)..
Este será o primeiro encontro entre Unai Emery e Mauricio Pochettino na Inglaterra. Antes, eles haviam se enfrentado na época em que trabalhavam no futebol espanhol (Emery tem quatro vitórias contra dois triunfos de Pochettino).

Escalações

Arsenal (3-4-2-1): Leno; Mustafi, Sokratis e Holding; Bellerín, Lucas Torreira, Xhaka e Kolasinac; Ozil e Iwobi; Aubameyang. Técnico: Unai Emery.

Tottenham (4-2-3-1): Lloris; Aurier, Alderweireld, Vertonghen e Rose; Sissoko e Dier; Son, Dele Alli e Eriksen; Harry Kane. Técnico: Mauricio Pochettino.

Previsão

O North London Derby é sem sombra de dúvidas, um dos clássicos de maior rivalidade do futebol inglês. Além disso, as duas equipes atuam de maneira extremamente ofensiva, logo, é correto afirmar que teremos um grande duelo em Londres.
Embora o Arsenal esteja realizando uma boa campanha na Premier League, ele continua distante do líder e do vice-líder da competição, portanto, os Gunners não podem nem sonhar em perder pontos no confronto deste domingo, ou então, as chances de conquistar o título ficarão ainda mais remotas.
Enquanto isso, o Tottenham segue sendo uma das sensações da Premier League, mesmo depois de não contratar nenhum reforço na última janela de transferências. O principal responsável pela ótima fase dos Spurs nos últimos anos, é o treinador Mauricio Pochettino, que precisará superar o retrospecto nada favorável quando enfrenta o Arsenal no Emirates Stadium.
Considerando todos estes aspectos, acredito que o empate será o resultado do primeiro North London Derby da atual temporada.
Palpite: Arsenal 2 x 2 Tottenham.

 

 

Deixar um comentário

Menu