Juventus x Internazionale

A abertura da 15ª rodada do Calcio nos apresenta um duelo empolgante na tarde desta sexta-feira. Me refiro ao Derby d’Italia, tradicional clássico do norte da Itália entre Juventus x Internazionale, lembrando que o embate terá início a partir das 18:00 (horário de Brasília), no Allianz Stadium, em Turim.

Juventus

Os atuais heptacampeões italianos caminham a passos largos rumo ao oitavo scudetto consecutivo, basta analisarmos a trajetória deles no Calcio até aqui. Líder isolada do campeonato com 40 pontos ganhos, a Juve coleciona 13 vitórias e 1 empate em 14 partidas realizadas pela competição, registrando a incrível marca de 95,2% de aproveitamento através desta excelente campanha. Além disso, os pupilos de Massimiliano Allegri são donos tanto do melhor ataque (31 gols marcados) quanto da melhor defesa (8 gols sofridos) do torneio, logo, fica nítido que a liderança dos bianconeros é realmente incontestável.
Invicta no Calcio até o momento, a Juve conquistou 40 dos 42 pontos disputados na competição. O único oponente que conseguiu roubar pontos da Juventus foi o Genoa, que arrancou um empate por 1 a 1 no Allianz Stadium, na 9ª rodada do campeonato.
Os jogadores Andrea Barzagli, Alex Sandro, Sami Khedira e Emre Cam não jogarão o Derby d’Italia, em decorrência de lesões.

Cristiano Ronaldo é o artilheiro do Calcio ao lado do polonês Krzysztof Piatek, ambos com 10 tentos marcados.
Cristiano Ronaldo é o artilheiro do Calcio ao lado do polonês Krzysztof Piatek, ambos com 10 tentos marcados.

Internazionale

Do outro lado, a Internazionale desembarca em Turim com a confiança abalada, afinal, os pupilos de Luciano Spalletti venceram apenas uma das últimas cinco partidas disputadas, acumulando dois empates e duas derrotas nos demais compromissos. Vale ressaltar, que o único triunfo conquistado pelos nerazzurris neste período foi contra o modesto Frosinone (3 x 0).
Mesmo diante deste retrospecto desfavorável, a Inter continua no terceiro posto do Calcio com 29 pontos, quatro à frente do quarto colocado, Milan (25 pontos), e apenas a três pontos do vice-líder Napoli (32 pontos). Contabilizando 9 vitórias, 2 empates e três derrotas em 14 partidas disputadas, o conjunto interista obtém 69% de aproveitamento no campeonato.
O departamento médico nerazzurri vetou a presença dos atletas Dalbert e Radja Nainggolan no Derby d’Italia, em virtude de suas respectivas contusões.

Embora a Inter tenha o Derby d'Italia pela frente nesta sexta-feira, o pensamento dos nerazzurris está totalmente voltado a partida da próxima terça-feira contra o Tottenham pela Champions League.
Embora a Inter tenha o Derby d’Italia pela frente nesta sexta-feira, o pensamento dos nerazzurris está totalmente voltado à partida da próxima terça-feira contra o PSV, que definirá o futuro deles na Champions League.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o Derby d’Italia foi disputado 215 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Juventus que soma 99 vitórias mediante 62 triunfos da Internazionale, ao passo que o empate prevaleceu em outras 54 oportunidades.
O clássico mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em abril deste ano no estádio Giuseppe Meazza, em partida válida pela 35ª rodada da edição anterior do Calcio. Na ocasião, a Juve bateu a Inter por 3 a 2, com gols de Douglas Costa, Juan Cuadrado e Gonzalo Higuaín para o lado dos bianconeros, ao passo que Mauro Icardi e Andrea Barzagli (gol contra) descontaram a favor dos nerazzurris. Já o último encontro entre eles no Allianz Stadium, terminou empatado sem gols.
Curiosamente, a Juventus permanece invicta diante da Internazionale nos últimos nove compromissos realizados em seus domínios Para se ter uma ideia, o último triunfo da Inter sobre a Juve em Turim, aconteceu em 2012, há exatos seis anos.

Este será o décimo embate entre Massimiliano Allegri e Luciano Spalletti, sendo que o técnico da Juve obteve quatro vitórias contra três do treinador da Inter.
Este será o décimo embate entre Massimiliano Allegri e Luciano Spalletti, sendo que o técnico da Juve obteve quatro vitórias contra três do treinador da Inter.

Escalações

Juventus (4-3-3): Szczesny; João Cancelo, Bonucci, Chiellini e De Sciglio; Betancur, Pjanic e Matuidi; Dybala, Cristiano Ronaldo e Mandzukic. Técnico: Massimiliano Allegri.

Internazionale (4-2-3-1): Handanovic; Vrsaljko, Skriniar, de Vrij e Asamoah; Brozovic e Vecino; Politano, João Mário e Perisic; Icardi. Técnico: Luciano Spalletti.

Previsão

O Derby d’Italia é sem sombra de dúvidas um dos clássicos de maior rivalidade do futebol italiano, por esta razão, podemos afirmar de antemão que teremos uma grande partida em Turim.
Por incrível que pareça, não seria nenhuma insanidade apontar a Juventus como octacampeã italiana antes mesmo da metade do Calcio, isso porque a disparidade técnica existente entre os bianconeros e os demais oponentes do campeonato é cada vez maior, basta analisarmos a tabela da competição, aonde observamos que a Juve disputa um torneio à parte.
Enquanto isso, a Internazionale sabe que não deve deixar o Napoli escapar na classificação, por este motivo, a vitória é de suma importância aos nerazzurris. Entretanto, tirar pontos da Juventus já é uma tarefa complicada, e torna-se ainda mais indigesta quando os heptacampeões atuam no Allianz Stadium, diante de sua fanática torcida.
Considerando todos estes aspectos, acredito que os anfitriões vencerão o primeiro Derby d’Italia da atual temporada.
Palpite: Juventus 2 x 0 Internazionale.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu