Espanyol x Barcelona

O estádio Cornellà-El Prat será o palco do primeiro Dérbi Barcelonês da temporada. Me refiro ao tradicional clássico da Catalunha entre Espanyol x Barcelona, que se enfrentarão na tarde deste sábado, a partir das 18:00 (horário de Brasília).

Espanyol

Depois de um início bastante animador na La Liga, o Espanyol vem caindo de rendimento recentemente, tanto é, que os Periquitos foram derrotados nas três últimas partidas do campeonato (Sevilla, Girona e Getafe), lembrando que eles sofreram o montante de sete gols neste período. Além disso, o revés diante do Girona (3 x 1) na rodada retrasada, colocou um fim na ótima sequência de cinco vitórias consecutivas do Espanyol atuando em seus domínios.
Devido a este retrospecto desfavorável, os comandados de Cesc Rubi despencaram para a 7ª posição na tabela da La Liga com 21 pontos, contabilizando 6 vitórias, 3 empates e cinco derrotas em 14 partidas realizadas pela competição, obtendo 50% de aproveitamento através desta campanha.
O departamento médico dos Periquitos vetou a presença dos atletas Naldo e Sergio García, em virtude de lesões.

Após sofrer três derrotas seguidas, o Espanyol se recuperou ao vencer o Cádiz na última quarta-feira, porém pela Copa do Rei.
Após sofrer três derrotas seguidas, o Espanyol se recuperou ao vencer o Cádiz (1 x 0) na última quarta-feira, porém em partida válida pela Copa do Rei.

Barcelona

Do outro lado, o Barcelona vem realizando uma campanha meramente razoável na La Liga, afinal, se compararmos a performance do Barça após 14 rodadas disputadas, notaremos que os atuais campeões espanhóis estão com oito pontos a menos em relação ao mesmo período da edição anterior do campeonato, visto que naquela oportunidade, os pupilos de Ernesto Valverde permaneciam invictos no torneio, ao contrário de agora.
Apesar disso tudo, o Barça continua firme na ponta da classificação geral da La Liga com 28 pontos ganhos, um à frente do vice-colocado, Sevilla. Colecionando 8 vitórias, 4 empates e duas derrotas até este exato instante, o conjunto barcelonista registra 66,7% de aproveitamento na competição.
Os jogadores Samuel Umtiti, Sergi Roberto, Rafinha e Malcom estão todos fora do Dérbi Barcelonês, em decorrência de suas respectivas lesões.

O Barcelona é dono do melhor ataque da La Liga com 37 gols marcados, sendo que Lionel Messi e Luis Suárez são os dois maiores goleadores da equipe na competição com nove tentos cada.
O Barcelona é dono do melhor ataque da La Liga com 37 gols marcados, sendo que Lionel Messi e Luis Suárez são os dois maiores goleadores da equipe na competição com nove tentos cada.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o Dérbi Barcelonês foi disputado 205 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Barcelona que soma 118 vitórias mediante 44 triunfos do Espanyol, ao passo que o empate prevaleceu em outras 43 oportunidades.
O clássico mais recente envolvendo os dois clubes catalães, ocorreu em fevereiro deste ano no estádio Cornellà-El Prat, em partida válida pela 22ª rodada da La Liga 2017/18. Na ocasião, ambos empataram por 1 a 1, com gols de Gerard Moreno para o lado do Espanyol, à medida que Gerard Piqué descontou a favor do Barcelona. Já o último encontro entre eles no estádio Camp Nou, terminou com a vitória do Barça por 2 a 0, pelas quartas de final da edição passada da Copa do Rei.
Vale ressaltar ainda, que o Barcelona está invicto em 20 dos últimos 22 compromissos diante do Espanyol, considerando todas as competições.

O craque Lionel Messi é o maior algoz do Espanyol na história. Isso porque nas 26 vezes que o argentino disputou o Dérbi Barcelonês, ele marcou 21 gols.
O craque Lionel Messi é o maior algoz do Espanyol na história, isso porque nas 26 vezes em que o argentino disputou o Dérbi Barcelonês, ele marcou 21 gols.

Previsão

Espanyol (4-3-3): Diego López; Javi López, David López, Hermoso e Vilá; Sergi Darder, Marc Roca e Granero; Pérez, Borja Iglesias e Pablo Piatti. Técnico: Cesc Rubi.

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Vidal; Messi, Suárez e Philippe Coutinho. Técnico: Ernesto Valverde.

Previsão

Uma enorme rivalidade política cerca o Dérbi Barcelonês, isso porque o Espanyol é um clube que se posiciona totalmente contra a independência da Catalunha, diferentemente do Barcelona, que sempre deixou claro ser a favor do separatismo.
Embora o Barça lidere a La Liga, ele ainda não mostrou a que veio, basta analisarmos a campanha do time de Ernesto Valverde, que já empatou quatro vezes e perdeu outras duas no campeonato. Deste modo, caso o Barcelona queira erguer o bicampeonato espanhol, o Blaugrana precisará ser mais constante e parar de acumular tropeços.
Já o Espanyol, sabe que terá uma tarefa dificílima pela frente, afinal, vencer o maior rival nunca foi a especialidade dos Periquitos. Além disso, os blanquiazules vivem um momento extremamente turbulento, vindo de três derrotas consecutivas na competição.
Considerando todos estes aspectos, acredito que o Barcelona sairá do estádio Cornellà-El Prat com os três pontos na conta.
Palpite: Espanyol 0 x 3 Barcelona.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu