Ajax x Bayern Munique

Na tarde desta quarta-feira, Ajax e Bayern Munique decidirão qual deles avançará às oitavas de final da Champions League como líder do grupo E do torneio continental. O confronto começa a partir das 18:00 (de Brasília), e terá como palco a moderníssima Amsterdam Arena.

Ajax

A missão do Ajax já foi cumprida na Champions League, afinal, a equipe de Amsterdam garantiu antecipadamente a sua classificação às oitavas de final da Champions League. Com 11 pontos na vice-posição do grupo E da competição, o Godenzonen já desbancou o terceiro colocado, Benfica (4 pontos), além do lanterninha AEK (0 pontos). Desta maneira, os comandados de Erik ten Hag precisam de uma simples vitória sobre o Bayern Munique (13 pontos), para avançarem de fase como líderes do grupo.
Vale ressaltar ainda, que o momento vivido pelo Ajax é realmente brilhante, tanto é, que os vice-campeões holandeses permanecem invictos há exatas 15 partidas, registrando 13 vitórias e dois empates neste período. Não à toa, o Godenzonen segue firme na 2ª colocação da tabela da Eredivisie com 40 pontos, dois a menos que o PSV Eindhoven, líder com 42 pontos.
Os jogadores André Onana, Joel Veltman, Donny van de Beek e Hakim Ziyech estão fora de combate, em virtude de contusões.

A última derrota sofrida pelo Ajax, foi no clássico diante do PSV (3 x 0), disputado no dia 23 de setembro. De lá para cá, a equipe de Amsterdam não perdeu mais.
A última derrota sofrida pelo Ajax, foi no clássico diante do PSV (3 x 0), disputado no dia 23 de setembro. De lá para cá, a equipe de Amsterdam não perdeu mais.

Bayern Munique

Do outro lado, o Bayern Munique desembarca na capital holandesa necessitando de um mísero empate para retornar à Baviera classificado como líder do grupo E da Champions League. Entretanto, derrotar o Ajax não é uma tarefa nada fácil, já que os atuais hexacampeões alemães apenas empataram com os holandeses por 1 a 1 na partida realizada na Allianz Arena.
Mas enquanto a campanha do Bayern Munique é boa na Champions League, o mesmo não podemos dizer na Bundesliga, isso porque o esquadrão de Nico Kovac ocupa somente a 3ª posição na tabela com 27 pontos, nove atrás do Borussia Dortmund, primeiro colocado com 36 pontos. Contabilizando 8 vitórias, 3 empates e três derrotas nas 14 partidas disputadas pelo campeonato, o Gigante da Baviera obtém 64,3% de aproveitamento na competição. Por esta razão, o trabalho do treinador croata continua sendo bastante questionado pelos torcedores bávaros.
O departamento médico do Bayern vetou a presença dos atletas Corentin Tolisso e James Rodríguez, em decorrência de suas respectivas lesões.

Arjen Robben anunciou que não renovará o seu contrato, logo, esta á a última temporada do holandês defendendo as cores do time bávaro.
Arjen Robben anunciou que não renovará o seu contrato com o Bayern Munique, logo, esta é a última temporada do holandês defendendo as cores do time bávaro.

Dados Estatísticos

O histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram nove vezes ao longo da trajetória, sendo que o equilíbrio é a marca registrada deste duelo, dado que tanto o Ajax quanto o Bayern Munique, somam três triunfos cada um, ao passo que o empate também prevaleceu em outras três oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em outubro deste ano na Allianz Arena, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da atual edição da Champions League. Na ocasião, os times empataram por 1 a 1, com gols de Mats Hummels para o lado dos alemães, à medida que Noussair Mazraoui descontou a favor dos holandeses.
Curiosamente, o Ajax venceu 14 das últimas 16 partidas disputadas frente adversários alemães em seus domínios pela fase de grupos da Champions League. Todavia, o Bayern Munique mantém uma invencibilidade de seis jogos contra oponentes holandeses, colecionando quatro vitórias e dois empates nestes compromissos.

O último duelo entre Ajax e Bayern Munique na Amsterdam Arena, aconteceu em 2004 pela própria Champions League, e terminou empatada por 2 a 2.
O último duelo entre Ajax x Bayern Munique em Amsterdam Arena, aconteceu em 2004 pela própria Champions League, e terminou empatada por 2 a 2.

Escalações

Ajax (4-3-3): Lamprou; Mazraoui, de Ligt, Daley Blind e Tagliafico; Schone, Eiting e de Jong; David Neres, Dolberg e Tadic. Técnico: Erik ten Hag.

Bayern Munique (4-5-1): Neuer; Kimmich, Hummels, Boateng e Rafinha; Gnabry, Renato Sanches, Javi Martínez, Thiago Alcântara e Ribéry; Lewandowski. Técnico: Nico Kovac.

Previsão

O embate entre Ajax x Bayern Munique, colocará frente a frente duas grandes potências do futebol europeu, uma prova disso é que os holandeses já venceram a Champions League quatro vezes ao longo da história, enquanto os alemães ergueram a taça do torneio em cinco ocasiões. Além do mais, ambos estão lutando pela liderança do grupo E da competição, portanto fica evidente que teremos uma partida interessantíssima na tarde desta quarta-feira.
Embora o Ajax já esteja classificado, ele sabe que tem em mãos uma excelente oportunidade de garantir a vaga nas oitavas de final da Champions League como líder de seu grupo, afinal, o Godenzonen mantém 100% de aproveitamento atuando em casa pelo torneio, lembrando que a equipe holandesa venceu o AEK (3 x 0) e o Benfica (1 x 0), respectivamente, na Amsterdam Arena. Por este motivo, o conjunto de Erik ten Hag é o franco favorito à vitória neste duelo.
Enquanto isso, o Bayern Munique, terceiro colocado na Bundesliga, vive uma temporada bastante turbulenta, e a principal causa da queda abrupta de rendimento dos bávaros, foi a troca no comando técnico do time, uma vez que o novo treinador Nico Kovac ainda não mostrou a que veio.
Considerando todos estes aspectos, acredito que o Ajax sairá de campo com o primeiro lugar do grupo E assegurado.
Palpite: Ajax 2 x 1 Bayern Munique.

 

Deixar um comentário

Menu