Por um fio!

A derrota para o Liverpool pelo placar mínimo no estádio Anfield Road, sacramentou a eliminação do Napoli ainda na fase de grupos da Champions League. Entretanto, a ida dos partenopeos às oitavas de final ficou realmente por um fio, logo, podemos afirmar com total convicção que o time italiano tem totais condições de dar a volta olímpica na Europa League.

Desde o sorteio realizado pela UEFA, o Napoli já sabia que sua vida não seria fácil na Champions League, isso porque os partenopeus tiveram a infelicidade de dividir o mesmo grupo que Liverpool, PSG e Estrela Vermelha, ou seja, adversários bastante indigestos. Por esta razão, a maior parte da mídia cravava que ingleses e franceses avançariam de fase, excluindo totalmente os napolitanos da briga pela vaga nas oitavas de final da competição.

No entanto, todas estas previsões acabaram indo por água abaixo, afinal, os atuais vice-campeões italianos realizaram uma campanha surpreendente na Champions League. Não à toa, o Napoli chegou na última e decisiva rodada da fase de grupos do torneio, necessitando de um simples empate contra o Liverpool em Anfield Road, para assim, garantir a tão sonhada classificação, lembrando que a equipe italiana já havia vencido os Reds por 1 a 0 no estádio San Paolo, graças ao gol de Lorenzo Insigne aos 45 minutos da segunda etapa.

Uma vitória sobre o Liverpool, dois empates diante do PSG e uma goleada frente o Estrela Vermelha, estes foram os bons resultados conquistados pelo Napoli na Champions League.
Uma vitória sobre o Liverpool e dois empates diante do PSG, estes resultados comprovam a boa campanha do Napoli na Champions League.

Mas para a tristeza de todos os torcedores napolitanos, o sonho da classificação começou a virar um pesadelo quando Mohamed Salah abriu o placar no Anfield Road ainda no primeiro tempo da partida. Todavia, foi mesmo na etapa final, no último minuto de jogo para ser mais específico, que o sofrimento do Napoli chegou ao ápice, dado que o atacante Arkadiuzs Milik parou diante do goleiro Alisson, desperdiçando uma oportunidade de ouro para empatar o confronto. Em seguida, o apito do árbitro Damir Skomina, escancarou o enorme sentimento de frustração dos partenopeus.

Colecionando 2 vitórias, 3 empates e uma única derrota em 6 partidas disputadas pela Champions League, o Napoli encerrou a sua participação na terceira posição do grupo C empatado com o Liverpool, ambos com 9 pontos, porém os ingleses superaram os italianos no número de gols marcados (7 a 5). Já o PSG, com 11 pontos, qualificou-se como líder do grupo, à medida que o Estrela Vermelha ficou na lanterna com apenas 4 pontos. Estes 50% de aproveitamento obtido pelo Napoli, seriam suficientes para ele se classificar caso estivesse situado no grupo B e D, uma vez que as equipes de Tottenham e Lyon, respectivamente, avançaram de fase com performances inferiores.

A última vez que o técnico Carlo Ancelotti não levou a sua equipe às oitavas de final da Champions League, foi em 2001.
A última vez que o técnico Carlo Ancelotti não avançou às oitavas de final da Champions League, foi em 2001.

Vale ressaltar, que esta temporada marcou a chegada de Carlo Ancelotti ao Napoli, já que o antecessor, Maurizio Sarri, transferiu-se ao Chelsea. Ganhador de três taças da Champions League ao longo de sua gloriosa carreira como treinador, Ancelotti foi anunciado pelo presidente napolitano, Aurelio Di Laurentiis, como a maior contratação do clube na última janela de transferências, por este motivo, nem mesmo a eliminação no torneio continental, fez com que a admiração pelo técnico de 59 anos diminuísse, conforme palavras do próprio mandatário:

“Se formos eliminados? Isso não muda nada. Nossa grande contratação foi Carlo Ancelotti .”

Por ter ficado no terceiro lugar do grupo C da Champions League, o Napoli qualificou-se automaticamente à Europa League, que a partir de agora passou a ser o grande sonho de consumo da equipe, até porque o único título internacional conquistado pelo conjunto de Nápoles, foi justamente a Copa da UEFA (atual Europa League), em 1989. Além disso, na temporada passada os partenopeus conseguiram brigar com a Juventus pelo scudetto do Calcio até as rodadas finais da competição, algo que não acontecia desde 1990, porém como na atual edição do campeonato os comandados de Carlo Ancelotti estão oito pontos atrás da Juve, restou a eles lutarem mesmo pela Europa League.

Deixar um comentário

Menu