Liverpool x Manchester United

O maior clássico da Terra da Rainha terá mais um capítulo escrito em sua história, agora pela 17ª rodada da Premier League 2018/19. Me refiro ao North West Derby, tradicional confronto entre Liverpool x Manchester United, que se enfrentarão na tarde deste domingo, a partir das 14:00 (de Brasília), no estádio Anfield Road.

Liverpool

O momento do Liverpool não poderia ser melhor na temporada, afinal, no meio de semana os Reds garantiram a sua vaga nas oitavas de final da Champions League, após derrotarem o Napoli pelo placar mínimo no estádio Anfield Road, tudo graças ao gol salvador de Mohamed Salah, e ao goleiro Alisson, autor de uma defesa milagrosa nos acréscimos da partida. Este resultado foi fundamental para que os pupilos de Jurgen Klopp superassem os italianos nos critérios de desempate, e assim, avançassem de fase no torneio.
Vale ressaltar ainda, que os Reds seguem na liderança da Premier League com 42 pontos, um à frente do segundo colocado, Manchester City. Colecionando 13 vitórias e 3 empates no campeonato (87,5% de aproveitamento), o Liverpool é a única equipe invicta até aqui na competição.
Os jogadores Joseph Gomez, Joel Matip, Trent Alexander-Arnold e Alex Oxlade-Chamberlain estão todos fora de combate, em virtude de suas respectivas lesões.

Após péssimo início de temporada, Mohamed Salah deu a volta por cima, não à toa o egípcio um hat-trick na rodada passada da Premier League, além de ter feito o gol salvador da vitória sobre o Napoli pela Champions League.
Após um péssimo início de temporada, Mohamed Salah deu a volta por cima, não à toa o egípcio foi autor de um hat-trick na rodada passada da Premier League, além de ter feito o gol salvador da vitória dos Reds sobre o Napoli pela Champions League.

Manchester United

Do outro lado, o Manchester United chega com a confiança em baixa para disputar o primeiro North West Derby da temporada, isso porque os Red Devils sofreram um duro revés para o Valência (2 x 1) na quarta-feira pela Champions League, lembrando que a equipe espanhola já entrou em campo desclassificada no torneio. Entretanto, essa derrota só expôs o quanto o clima no Old Trafford está tenso, visto que a relação do treinador José Mourinho com boa parte do elenco está realmente abalada.
Diante deste cenário totalmente desfavorável, os comandados de José Mourinho ocupam a modesta 6ª posição na tabela da Premier League com 26 pontos ganhos, contabilizando 7 vitórias, 5 empates e quatro derrotas, obtendo somente 54,2% de aproveitamento na competição por conta desta pífia campanha.
O departamento médico do Manchester United vetou a presença dos atletas Victor Lindelof, Marcos Rojo, Chris Smalling e Alexis Sánchez, em decorrência de contusões.

O francês Anthony Martial é o artilheiro do Manchester United na Premier League com 7 tentos marcados.
O francês Anthony Martial é o artilheiro do Manchester United na Premier League com 7 tentos marcados.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto, aponta que o North West Derby foi realizado 199 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Manchester United que soma 80 vitórias mediante 64 triunfos do Liverpool, ao passo que o empate prevaleceu em outras 55 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em março deste ano no estádio Old Trafford, em partida válida pela 30ª rodada da edição anterior da Premier League. Na ocasião, o Manchester United bateu o Liverpool por 2 a 1, com gols de Marcus Rashford (dois gols) para o lado dos Red Devils, à medida que Eric Bailly (gol contra) descontou a favor dos Reds. Já o último clássico disputado entre eles no estádio Anfield Road, terminou empatado sem gols no placar.
Curiosamente, o Manchester United mantém uma invencibilidade de nove partidas sobre o Liverpool pela Premier League, acumulando cinco vitórias e três empates neste período. Para se ter uma ideia, a última derrota dos Red Devils para os Reds na liga (1 x 0), aconteceu apenas em 2013, há exatos cinco anos.

bloger
Este será o décimo embate entre Jurgen Klopp e José Mourinho. No geral, o técnico alemão obteve três vitórias contra duas do treinador português.

Escalações

Liverpool (4-3-3): Alisson; Milner, Lovren, van Dijk e Robertson; Naby Keita, Henderson e Wijnaldum; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Manchester United (4-3-1-2): De Gea; Ashley Young, Bailly, Phil Jones e Luke Shaw; Ander Herrera, Fellaini e Matic; Lingard; Lukaku e Rashford. Técnico: José Mourinho.

Previsão

Como não poderia deixar de ser, o North West Derby nos promete grandes doses de emoção, afinal, os dois maiores campeões da Inglaterra estarão frente a frente no estádio Anfield Road pela primeira vez nesta temporada.
O excelente momento vivido pelo Liverpool o coloca como franco favorito à vitória, dado que o time de Jurgen Klopp busca a sua sexta vitória consecutiva pela Premier League. Além disso, os Reds estão invictos há 28 jogos em casa pela competição, algo que comprova o quão difícil é vencê-los em seus domínios.
Enquanto isso, o Manchester United sabe que as chances de regressar ao Old Trafford com os três pontos na bagagem são remotíssimas, basta recordarmos que eles estão 16 pontos atrás do Liverpool na tabela da Premier League. Essa diferença toda fica evidente quando analisamos o futebol apresentado pelas equipes, pois os Red Devils continuam apresentando um estilo de jogo bastante pragmático, ao contrário de seu adversário de logo mais, que atua de forma extremamente ofensiva.
Palpite: Liverpool 3 x 0 Manchester United.

 

 

Deixar um comentário

Menu