Arsenal x Tottenham

O tradicional clássico londrino entre Arsenal x Tottenham, popularmente chamado de North London Derby, terá mais um capítulo escrito na tarde desta quarta-feira (17:45, de Brasília), isso porque os eternos rivais do norte da capital inglesa decidirão qual deles avançará à fase semifinal da Copa da Liga, lembrando que este será o segundo encontro entre eles nesta temporada.

Arsenal

Os 22 jogos de invencibilidade do Arsenal na temporada chegaram ao fim no último final de semana, visto que os Gunners sofreram um inesperado revés para o Southampton, equipe que está lutando contra o rebaixamento na Premier League, por 3 a 2. Consequentemente, os pupilos de Unai Emery permaneceram estacionados na 5ª posição do campeonato com 34 pontos, colecionando o total de 10 vitórias, 4 empates e três derrotas em 17 jogos realizados, obtendo assim, 66,7% de aproveitamento na competição.
Vale ressaltar que a derrota no St. Mary’s Stadium trouxe péssimas lembrança aos Gunners, pois esta foi a primeira vez que o Arsenal de Unai Emery teve lampejos da época em que era comandado por Arsene Wenger, tudo devido a enorme apatia do time dentro de campo, além da falta de atenção nos três gols marcados pelo adversário.
Os jogadores Héctor Bellerín, Rob Holding, Danny Welbeck, Konstantinos Mavropanos e Emile Smith-Rowe estão todos fora de combate, em virtude de contusões.

Reserva de Bernd Leno na Premier League, o tcheco Peter Cech é o goleiro titular do Arsenal nas copas.
Reserva de Bernd Leno na Premier League, o tcheco Peter Cech é o goleiro titular do Arsenal nas copas.

Tottenham

Do outro lado, o Tottenham chega motivadíssimo para disputar o North London Derby, afinal, os Spurs mantêm uma série de quatro partidas seguidas sem derrotas no momento, acumulando três vitórias e um empate neste período, sendo que este empate foi nada mais nada menos do que contra o Barcelona no estádio Camp Nou (1 x 1). A propósito, o último revés sofrido pelos comandados de Mauricio Pochettino foi justamente para o Arsenal (4 x 2), pela 14ª rodada da Premier League.
Com os triunfos diante de Southampton (3 x 1), Leicester (2 x 0) e Burnley (1 x 0), respectivamente, o Tottenham subiu para a 3ª colocação na tabela da Premier League com 39 pontos ganhos, contabilizando 13 vitórias e quatro derrotas na competição, registrando 76,5% de aproveitamento através desta boa campanha.
O departamento médico dos Spurs vetou a presença dos atletas Serge Aurier, Davinson Sánchez, Eric Dier, Victor Wanyama, Vincent Janssen e Mousa Dembele, em decorrência de lesões.

O tento de Markus Erikssen aos 46 minutos da segunda etapa, garantiu a vitória do Tottenham sobre o Burnley no último sábado.
O tento de Christian Eriksen aos 46 minutos da segunda etapa, garantiu a vitória do Tottenham sobre o Burnley no último sábado.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o North London Derby foi realizado 183 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Arsenal que soma 77 vitórias mediante 57 triunfos do Tottenham, ao passo que o empate prevaleceu em outras 49 oportunidades.
O clássico mais recente disputado entre eles, ocorreu no início deste mês no próprio Emirates Stadium, pela 14ª rodada da Premier League 2018/19. Na ocasião, o Arsenal goleou o Tottenham por 4 a 2, com gols de Pierre-Emerick Aubameyang (2 gols), Alexandre Lacazette e Lucas Torreira para o lado dos Gunners, à medida que Eric Dier e Harry Kane descontaram a favor dos Spurs.
Já o último duelo envolvendo os dois rivais do norte de Londres pela Copa da Liga Inglesa, aconteceu em 2015, há três anos, no estádio White Hart Lane, e terminou com a vitória do Arsenal sobre o Tottenham por 2 a 1, em partida válida pela Terceira Fase do torneio.

A última vitória do Tottenham frente o Arsenal no Emirates Stadium, foi apenas em 2010 (3 x 2).
A última vitória do Tottenham frente o Arsenal no Emirates Stadium ocorreu apenas em 2010 (3 x 2), ou seja, está aí um longo tabu que já dura oito anos (nove jogos).

Escalações

Arsenal (3-5-2): Cech; Mustafi, Sokratis e Koscielny; Lichtsteiner, Ramsey, Lucas Torreira, Xhaka e Monreal; Lacazette e Aubameyang. Técnico: Unai Emery.

Tottenham (4-2-3-1): Gazzaniga; Trippier, Alderweireld, Vertonghen e Davies; Sissoko e Winks; Eriksen, Dele Alli e Son; Harry Kane. Técnico: Mauricio Pochettino.

Previsão

Como não poderia deixar de ser, o segundo encontro entre Arsenal e Tottenham nesta temporada será repleto de emoção, afinal, estamos nos referindo a um dos clássicos de maior rivalidade da Terra da Rainha.
A apática apresentação do Arsenal na derrota contra o Southampton, realmente preocupou os seus torcedores, fazendo-os inclusive lembrar das últimas temporadas da era Arsène Wenger. Por esta razão, todos estão esperando uma mudança de postura dos Gunners no confronto diante de seu maior rival, mas caso isso não aconteça, por incrível que pareça a batata de Unai Emery começará a assar.
Já o Tottenham, chega embalado para o duelo desta quarta-feira, dado que os Spurs venceram seus últimos três compromissos pela Premier League, por este motivo, eles são considerados os favoritos à vitória. No entanto, o grande número de atletas lesionados continua tirando o sono de Mauricio Pochettino, que mais uma vez não poderá contar com algumas de suas principais peças.
Considerando todos estes aspectos, acredito que o North London Derby terminará empatado no Emirates Stadium, logo, os pênaltis decidirão qual dos clubes avançará às semifinais.
Palpite: Arsenal 2 x 2 Tottenham.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu