Borussia Dortmund x Borussia Monchengladbach

A abertura da 17ª rodada da Bundesliga, a última de 2018, reunirá o líder e o vice-líder do campeonato. Me refiro ao confronto entre Borussia Dortmund x Borussia Monchengladbach, que se enfrentarão na tarde desta sexta-feira, às 17:30 (horário de Brasília), no estádio Signal Iduna Park, em Dortmund.

Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund perdeu a invencibilidade na Bundesliga na rodada passada do campeonato, quando ele sofreu um inesperado revés para o Fortuna Dusseldorf, equipe que está lutando contra o rebaixamento, por 2 a 1. O maior responsável pelo primeiro resultado negativo do conjunto auri-negro no torneio, é sem sombra de dúvidas o treinador Lucien Favre, que decidiu deixar os jogadores Jadon Sancho, Raphael Guerreiro e Paco Alcácer no banco de reservas, afetando drasticamente o setor ofensivo do time.
Mesmo assim, os comandados de Lucien Favre seguem isolados na liderança da Bundesliga com 39 pontos, colecionando o total de 12 vitórias, 3 empates e uma derrota na competição, registrando deste modo, a incrível marca de 81,3% de aproveitamento.
O departamento médico auri-negro vetou a presença dos atletas Manuel Akanji e Dan-Axel Zagadou, em virtude de suas respectivas lesões.

Seis pontos separam o líder Borussia Dortmund, do xará Monchengladbach, na tabela da Bundesliga.
Seis pontos separam o líder Borussia Dortmund, do xará, Monchengladbach, na tabela da Bundesliga.

Borussia Monchengladbach

Do outro lado, o Borussia Monchengladbach desembarca no Vale do Ruhr com a confiança totalmente em alta, isso porque na última terça-feira, os Potros fizeram bem a sua lição de casa ao derrotarem o Nuremberg, lanterninha do campeonato, por 2 a 0 no Borussia Park, com gols da infernal dupla Alessane Pléa e Thorgan Hazard. Desta maneira, os pupilos de Dieter Hecking aumentaram para três jogos, a sua série de partidas sem perder na temporada.
Consequentemente, o Borussia Monchengladbach permanece na vice-liderança da Bundesliga com 33 pontos ganhos, ao lado do hexacampeão, Bayern Munique. Contabilizando 10 vitórias, 3 empates e três derrotas em 16 partidas realizadas pelo campeonato, o clube da Renânia do Norte-Vestfália obtém 68,8% de aproveitamento por conta desta ótima campanha.
Os jogadores Mathias Ginter, Tony Jantschke, Mamadou Doucouré, Christoph Kramer, Lars Stindl, Raffael e Julio Villalba estão todos fora de combate, em virtude de contusões.

Alassane Pléa e Thorgan Hazard dividem a artilharia do Borussia Monchengladbach na Bundesliga com 9 tentos cada um.
Alassane Pléa e Thorgan Hazard dividem a artilharia do Borussia Monchengladbach na Bundesliga com 9 tentos cada um.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto, aponta que ambas equipes se enfrentaram 95 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Borussia Dortmund que soma 36 vitórias mediante 31 triunfos do Borussia Monchengladbach, ao passo que o empate prevaleceu em outras 28 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em fevereiro deste ano no Borussia Park, em partida válida pela 23ª rodada da edição anterior da Bundesliga. Na ocasião, o Dortmund bateu o Gladbach pelo placar mínimo, graças ao gol de Marco Reus. Já o último duelo entre eles no Signal Iduna Park, terminou com a sonora goleada dos auri-negros sobre os Potros por 6 a 1.
Vale ressaltar ainda, que o Borussia Dortmund venceu seus últimos seis compromissos frente o Borussia Monchengladbach.
Curiosamente, o atual treinador do Borussia Dortmund, Lucien Favre, trabalhou no Borussia Monchengladbach entre os anos de 2011 e 2015, lembrando que a temporada 2014/15 foi a melhor do técnico suíço à frente da equipe, dado que ele encerrou a sua participação na Bundesliga deixando o time no 3º posto da tabela.

A última vitória do Borussia Monchengladbach sobre o Borussia Dortmund (3 x 1), aconteceu apenas em 2015, há exatos três anos.
A última vitória do Borussia Monchengladbach sobre o Borussia Dortmund (3 x 1), aconteceu apenas em 2015, há exatos três anos.

Escalações

Borussia Dortmund (4-2-3-1): Burki; Piszczek, Toprak, Diallo e Hakimi; Delaney e Witszel; Sancho, Reus e Raphael Guerreiro; Paco Alcácer. Técnico: Lucien Favre.

Borussia Monchengladbach (4-3-3): Sommer; Lang, Elvedi, Beyer e Wendt; Strobl, Neuhaus e Zakaria; Ibrahima Traoré, Thorgan Hazard e Alessane Pléa. Técnico; Dieter Hecking.

Previsão

A última aparição de Borussia Dortmund e Borussia Monchengladbach em 2018 nos promete fortes emoções, afinal, estamos nos referindo ao líder e vice-líder da Bundesliga, ou seja, este encontro reunirá as duas melhores equipes do campeonato no momento.
Depois de tropeçar na rodada anterior, o Borussia Dortmund viu a sua diferença de nove pontos cair para seis em relação ao segundo colocado na tabela. Por esta razão, os anfitriões não podem nem sonhar com uma derrota nesta sexta-feira, ou então, encerrarão o ano com apenas três pontos de vantagem na classificação.
Enquanto isso, o Borussia Monchengladbach sabe que encontrará enormes dificuldades em atuar no Signal Iduna Park, diante da incrível Muralha Amarela, local aonde os auri-negros permanecem invictos pelo torneio. Além disso, os Potros venceram somente dois dos oitos compromissos disputados fora de seus domínios pela competição.
Palpite: Borussia Dortmund 2 x 0 Borussia Monchengladbach.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu