Liverpool x Newcastle

Como já é tradição na Terra da Rainha, o Boxing Day, tradicional feriado celebrado um dia após o Natal, será bastante agitado, afinal, o Liverpool, atual líder da Premier League estará em campo diante do Newcastle, pela 19ª rodada da competição. O confronto começa a partir das 13:00 (de Brasília), no estádio Anfield Road.

Liverpool

Esse Natal foi realmente espetacular para o Liverpool, visto que os comandados de Jurgen Klopp comemoraram a festança isolados na ponta da tabela da Premier League. Tudo porque na rodada passada, o Manchester City, vice-colocado no campeonato, sofreu uma inusitada derrota para o Crystal Palace (3 x 2) em pleno Etihad Stadium, e como os Reds venceram o Wolverhampton por 2 a 0 fora de casa, eles além de terem mantido a invencibilidade na competição, conseguiram abrir quatro pontos de diferença em relação aos atuais campeões ingleses.
Deste modo, o Liverpool chegou aos 48 pontos na Premier League, contabilizando 15 vitórias e 3 empates em 18 partidas disputadas no torneio, registrando a incrível marca de 88,9% de aproveitamento por conta desta excelente campanha.
O departamento médico dos Reds vetou a presença dos atletas Joseph Gomez, Joel Matip e Alex Oxlade-Chamberlain, em virtude de suas respectivas lesões.

Mohamed Salah é o artilheiro do Liverpool na Premier League com 11 tentos marcados.
Mohamed Salah é o artilheiro do Liverpool na Premier League com 11 tentos marcados, um a menos que Pierre-Emerick Aubameyang, líder da tabela de artilharia do campeonato.

Newcastle

Enquanto isso, a missão do Newcastle de fugir do rebaixamento na Premier League continua sendo bem cumprida até aqui, já que os Magpies seguem de fora da zona da degola. Entretanto, eles só estão aliviados, graças a vitória sobre o Huddersfield Town pelo placar mínimo na rodada retrasada, e ao empate sem gols diante do Fulham na rodada anterior do campeonato, resultados estes, que garantiram quatro pontos aos pupilos de Rafa Benítez.
Consequentemente, o Newcastle subiu para o 15º lugar na tabela da Premier League com 17 pontos ganhos, colecionando o total de 4 vitórias, 5 empates e 9 derrotas na competição, obtendo assim, 31,5% de aproveitamento no torneio.
Os jogadores Karl Darlow, Ciaran Clark e Florian Lejuene estão todos fora de combate em decorrência de lesões, à medida que o volante Ki Sung-yueng não estará em campo pois defenderá a seleção da Coréia do Sul na Copa da Ásia.

Tabu: o Newcastle não vence o Liverpool no estádio Anfield Road desde 1995, há exatos 23 anos.
Tabu: o Newcastle não vence o Liverpool no estádio Anfield Road desde 1995, há exatos 23 anos.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 173 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Liverpool que soma 82 vitórias mediante 49 triunfos do Newcastle, ao passo que o empate prevaleceu em outras 42 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em março deste ano no próprio estádio Anfield Road, em partida válida pela 29ª rodada da edição anterior da Premier League. Na ocasião, o Liverpool bateu o Newcastle por 2 a 0, com gols de Mohamed Salah e Sadio Mané.
Vale ressaltar ainda, que o Newcastle venceu apenas dois dos últimos dez compromissos frente o Liverpool, acumulando quatro empates e quatro derrotas neste período.
Curiosamente, o Liverpool defende uma invencibilidade de 11 partidas atuando em seus domínios no feriado do Boxing Day. Desde a temporada 1986/87 até a atual, os Reds obtiveram oito vitórias e três empates nos jogos disputados nesta data.

o atual treinador do Newcastle, Rafa Benítez, nunca venceu seu ex-clube, o Liverpool, no estádio Anfield Road.
O treinador do Newcastle, Rafa Benítez, não venceu nenhum dos três jogos disputados contra seu ex-clube, o Liverpool, no Anfield Road.

Escalações

Liverpool (4-2-3-1): Alisson; Alexander-Arnold, Lovren, van Dijk e Robertson; Henderson e Wijnaldum; Shaqiri, Roberto Firmino e Mané; Salah. Técnico: Jurgen Klopp.

Newcastle (5-4-1): Dubravka; Yedlin, Federico Fernández, Fabian Schar, Lascelles e Dummett; Ritchie, Hayden, Diamé e Kenedy; Salomón Rondón. Técnico: Rafa Benítez.

Previsão

O duelo desta quarta-feira entre Liverpool x Newcastle promete ser bastante intenso, tudo porque os Reds não podem nem sonhar em perder pontos contra adversários que brigam na parte debaixo da tabela da Premier League, ainda mais atuando em casa, diante de sua fanática torcida.
Obviamente, apontamos o Liverpool como franco favorito à vitória, afinal, os anfitriões venceram os últimos seis jogos disputados. Além disso, eles permanecem invictos até o momento no campeonato, lembrando que esta rodada determinará o encerramento do primeiro turno da competição.
Do outro lado, o Newcastle sabe que terá pela frente o oponente mais indigesto do torneio, por este motivo, os Magpies ficariam extremamente satisfeitos caso voltassem da Terra dos Beatles com um empate na bagagem.
Levando em consideração todos aspectos, acredito que o Liverpool manterá o tabu de 32 anos sem revezes em jogos realizados no feriado do Boxing Day em Anfield Road.
Palpite: Liverpool 3 x 0 Newcastle.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu