Sporting x Porto

O estádio José Alvalade será o palco do tradicional clássico português entre Sporting x Porto, que se enfrentarão na tarde deste sábado, a partir das 13:30 (horário de Brasília), pela 17ª rodada da Primeira Liga.

Sporting

O Sporting chega com a moral abalada para encarar os atuais campeões portugueses em Alvalade, isso porque os Leões sofreram um inesperado revés para o Tondela (2 x 1), 13º colocado na Primeira Liga, na rodada passada da competição. Mesmo atuando com um jogador a mais durante a maior parte do segundo tempo, o conjunto alviverde não conseguiu evitar o resultado negativo.
Como o Braga e o Benfica venceram seus compromissos, os comandados de Marcel Keizer caíram para a 4ª posição na tabela da Primeira Liga já que eles mantiveram-se estagnados com 34 pontos. Colecionando o total de 11 vitórias, 1 empate e quatro derrotas em 16 jogos disputados, o Sporting registra 70,8% de aproveitamento no torneio.
O departamento médico sportinguista vetou a presença do volante Rodrigo Battaglia em virtude de uma lesão, à medida que o meia-atacante Marcos Acuña está suspenso devido ao acumulo de cartões amarelos.

A ausência de Bas Dost foi bastante sentida pelo Sporting no duelo frente o Tondela, visto que o holandês é o artilheiro da equipe na Primeira Liga com 10 tentos marcados.
A ausência de Bas Dost foi bastante sentida pelo Sporting no duelo frente o Tondela, visto que o holandês é o artilheiro da equipe lisboeta na Primeira Liga com 10 tentos marcados.

Porto

Do outro lado, o Porto desembarca na capital portuguesa com a confiança extremamente em alta, afinal, na última segunda-feira os pupilos de Sérgio Conceição fizeram bem a lição de casa ao derrotarem o Nacional da Madeira no estádio do Dragão por 3 a 1. Desta maneira, além dos portistas terem conquistado a sua 17ª vitória consecutiva na temporada, eles abriram seis pontos de vantagem em relação ao vice-colocado, Braga. Portanto fica evidente que os Dragões caminham firmes rumo ao bicampeonato português.
Atualmente, o Porto segue isolado na ponta da tabela da Primeira Liga com 42 pontos ganhos, contabilizando 14 vitórias e duas derrotas na competição, obtendo assim, a incrível marca de 87,5% de aproveitamento por conta desta excelente campanha.
Os jogadores Bruno Costa, Otávio e Vincent Aboubakar estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas contusões.

Pelo quarto mês seguido, Éder Militão, ex-São Paulo, foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Português. Não á toa, o atleta de 21 anos está na mira de Real Madrid e Manchester United.
Pelo quarto mês seguido, Éder Militão foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Português. Não á toa, o ex-jogador do São Paulo é pretendido por Real Madrid e Manchester United.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 230 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Porto que soma 83 vitórias contra 82 triunfos do Sporting, ao passo que o empate prevaleceu em outras 65 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em abril do ano passado no próprio estádio José Alvalade, em partida válida pelas semifinais da edição anterior da Taça de Portugal, e terminou com a vitória dos lisboetas pelo placar mínimo, graças ao gol do zagueiro uruguaio Sebastián Coates.
Vale ressaltar ainda, que o Sporting permanece invicto em casa diante do Porto há exatas 14 partidas. Para se ter uma ideia, a última vitória dos Dragões sobre os Leões na capital lusitana, aconteceu apenas em 2008. Na ocasião, os portistas venceram o clássico por 2 a 1, com gols de Lisandro López e Bruno Alves, enquanto João Moutinho descontou a favor dos sportinguistas.

O Sporting segue invicto em casa até aqui pela Primeira Liga. Foram oito vitórias nos oito jogos realizados pela equipe em Alvalade.
O Sporting segue com 100% de aproveitamento como mandante na Primeira Liga. Foram oito vitórias nos oito jogos realizados pela equipe em Alvalade até aqui.

Escalações

Sporting (4-3-3): Renan Ribeiro; Bruno Gaspar, Coates, Mathieu e Jefferson; Bruno Fernandes, Wendel e Gudelj; Nani, Bas Dost e Raphinha. Técnico: Marcel Keiser.

Porto (4-4-2): Casillas; Maxi Pereira, Éder Militão, Felipe e Alex Telles; Corona, Herrera, Danilo Pereira e Brahimi; Tiquinho Soares e Marega. Técnico: Sérgio Conceição.

Previsão

O clássico entre Sporting x Porto mais uma vez nos promete fortes emoções, afinal, teremos em campo dois gigantes do futebol português que estão brigando diretamente pelo título do campeonato, logo, uma derrota causará enormes estragos para qualquer que seja.
O estádio José Alvalade é realmente o ponto forte deste Sporting de Marcel Keiser, tanto é, que os Leões  ganharam todas as partidas como mandantes pela Primeira Liga. Outro dado favorável aos sportinguistas, é que o atacante Bas Dost estará de volta ao time depois de recuperar-se da lesão que sofreu na cabeça.
Enquanto isso, o Porto continua voando baixo na temporada, basta recordarmos que os portistas venceram os seus últimos 17 jogos, batendo um recorde jamais antes alcançado pelo clube. No entanto, as duas derrotas sofridas pela equipe de Sérgio Conceição foram justamente jogando como visitantes, provando que os Dragões encontram maiores dificuldades quando atuam longe de sua torcida.
Palpite: Sporting 1 x 1 Porto.

 

 

Deixar um comentário

Menu