Peru x Brasil

A Arena Corinthians será o palco da partida deste sábado entre Peru x Brasil, isto é, os líderes do grupo A da Copa América. O último jogo da fase de grupos do torneio, começa a partir das 16:00 (horário de Brasília).

Peru

O Peru vem realizando uma campanha razoável até aqui na Copa América, afinal, a Blanquirroja chega na disputa do último e decisivo jogo da primeira fase da Copa América, dividindo a liderança do grupo A da competição, ao lado do anfitrião, Brasil, com 4 pontos ganhos. Em sua estreia no torneio sul-americano, os peruanos empataram com a Venezuela por 0 a 0, enquanto na partida seguinte, os pupilos de Ricardo Gareca bateram a Bolívia, por 3 a 1, de virada, no estádio do Maracanã.
E o grande responsável pela recente ascensão do futebol peruano, é o treinador Ricardo Gareca, que conseguiu levar o Peru ao Mundial de 2018, após longos 36 anos de ausência dos Incas em Copas do Mundo. Desde que assumiu o comando técnico da Blanquirroja em 2015, o técnico argentino colecionou o montante de 24 vitórias, 13 empates e 19 derrotas em 56 jogos à frente da seleção, obtendo 50,6% de aproveitamento através deste bom retrospecto.
Paolo Guerrero continua sendo o grande destaque da seleção peruana, tanto é, que com o tento marcado na rodada passada contra a Bolívia, o atacante do Internacional fez o seu 12º gol em Copas América, empatando com o chileno Eduardo Vargas, o único atleta em atividade com essa marca.

Após a vitória sobre a Bolívia, o Peru mantém-se invicto há exatos sete jogos pela Copa América (4 V - 3 E), sendo esta, a sua maior invencibilidade na história da competição.
O Peru está invicto há exatos sete jogos pela Copa América (4 V – 3 E), sendo esta, a sua maior invencibilidade na história da competição.

Brasil

Do outro lado, o Brasil chega para o último confronto da fase de grupos da Copa América extremamente pressionado, isso porque o empate sem gols diante da modesta seleção venezuelana na Arena Fonte Nova, ainda não foi bem digerido pelos torcedores brasileiros. Mas não é somente o resultado que incomodou a torcida, e sim, o péssimo futebol apresentado pelos comandados de Tite dentro de campo, visto que eles finalizaram uma única vez no gol da Venezuela durante os noventa minutos da partida (as outras três finalizações foram anuladas, logo, não valeram).
Embora a Seleção Brasileira tenha vencido a Bolívia por 3 a 0, em sua estreia na Copa América, o conjunto tupiniquim saiu do gramado Morumbi vaiado no intervalo da partida, justamente por conta de seu pífio rendimento no primeiro tempo. Desta maneira, fica evidente que apesar do selecionado do Brasil estar invicto desde a eliminação para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018, registrando 10 vitórias e dois empates neste período, o atual momento dos pentacampeões mundiais não é nada agradável.

O setor defensivo é o ponto forte da equipe de Tite. Não à toa, o Brasil não foi vazado nos últimos sete jogos disputados.
O setor defensivo é o ponto forte da equipe de Tite. Não à toa, o Brasil ainda não foi vazado na atual edição da Copa América.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 43 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Brasil que contabiliza 30 vitórias mediante 4 triunfos do Peru, ao passo que o empate prevaleceu em outras 9 oportunidades.
Vale ressaltar, que em Copas América, o domínio do Brasil diante do Peru também é amplo, já que a Seleção Brasileira soma 10 vitórias, 3 empates e três derrotas nos 16 embates contra os peruanos.
No entanto, o encontro mais recente envolvendo os dois selecionados pela Copa América, ocorreu na edição de 2016 do torneio, que teve os Estados Unidos como país sede. Na ocasião, o Peru bateu o Brasil pelo placar mínimo, graças ao gol salvador de Raúl Ruidíaz, em partida válida pelo grupo B da competição. A propósito, esta foi a única vitória dos peruanos frente os brasileiros nos últimos 18 duelos entre eles.
Curiosamente, a último revés do Brasil para o Peru em solo brasileiro (1 x 0), aconteceu em um jogo amistoso realizado no estádio Mané Garrincha (Brasília), em 1985, há 34 anos.

Este duelo marcará o reencontro do treinador Tite com o atacante Paolo Guerreiro, lembrando que eles trabalharam juntos no Corinthians entre os anos de 2012 a 2015.
Este duelo marcará o reencontro do treinador Tite com o atacante Paolo Guerreiro, lembrando que eles trabalharam juntos no Corinthians entre os anos de 2012 a 2015.

Escalações:

Peru (4-2-3-1): Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Yotun e Tapia; Andy Polo, Farfán e Cueva; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Brasil (4-2-3-1): Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luis; Casemiro e Arthur; Richarlison, Philippe Coutinho e Éverton; Roberto Firmino. Técnico: Tite.

Previsão

O embate deste sábado entre Peru x Brasil é realmente imperdível, uma vez que o vencedor deste encontro saíra de campo classificado como líder do grupo A da Copa América, à medida que o perdedor correrá um sério risco de ficar na terceira posição, dependendo do resultado da partida envolvendo Bolívia x Venezuela.
Obviamente, apontamos o Brasil como franco favorito à vitória, sobretudo em virtude da enorme superioridade técnica dos jogadores brasileiros em relação aos atletas peruanos. Até por este motivo, o Peru ficaria bastante satisfeito caso conquistasse um empate na capital paulista.
Enquanto isso, já é correto afirmar que a campanha da Seleção Brasileira foi decepcionante antes mesmo do torneio continental terminar, pois a equipe de Tite não conseguiu nem ao menos encerrar a primeira fase da competição com 100% de aproveitamento. O fato do jogo ter a Arena Corinthians como palco, ajuda muito o treinador gaúcho, que receberá o apoio incondicional dos torcedores em decorrência de sua identificação com a fiel torcida.
Palpite: Peru 0 x 1 Brasil.

Deixar um comentário

Menu