Na tarde deste domingo, brasileiros e peruanos decidirão qual deles irá erguer o caneco da edição de 2019 da Copa América, lembrando que a final do torneio sul-americano começa a partir das 17:00 (horário de Brasília), no estádio do Maracanã.
Brasil
Há três semanas, a Seleção Brasileira estreava na Copa América repleta de expectativas e bastante pressionada, afinal, a eliminação do Brasil diante da Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018, ainda não havia sido digerida pelos torcedores tupiniquins. Além disso, os pentacampeões mundiais ainda mantêm em suas memórias, a imagem do duríssimo revés sofrido contra a Alemanha por 7 a 1 no último torneio oficial disputado em solo brasileiro, no ano de 2014. Por esta razão, o selecionado verde e amarelo tinha uma certa obrigação de conquistar o título sul-americano, sobretudo porque ele sediaria a competição.
Hoje, podemos dizer que os comandados de Tite fizeram bem a lição de casa, pois chegaram na decisão da Copa América sendo donos tanto do melhor ataque quanto da melhor defesa do campeonato. Para se ter uma ideia, a Seleção Brasileira balançou as redes adversárias em dez oportunidades, enquanto o setor defensivo não sofreu nenhum gol nos cinco jogos realizados até aqui.
O meia-atacante William está fora de combate, por conta de uma lesão muscular na coxa direita.

Peru
Do outro lado, o Peru desembarca no Rio de Janeiro extremamente motivado para encarar o Brasil na final da Copa América, isso porque os peruanos não disputam a decisão do torneio continental há exatos 44 anos, uma vez que a última finalíssima em que a Blanquirroja esteve presente foi na edição de 1975 da competição.
No entanto, a caminhada da seleção peruana para chegar na final não foi nada fácil, tanto é, que os pupilos de Ricardo Gareca classificaram-se como terceiro colocados do grupo A da Copa América, após colecionarem 1 vitória, 1 empate e uma derrota na primeira fase do torneio. Posteriormente, nas quartas de final, o Peru eliminou o Uruguai somente nas penalidades, depois de um empate sem gols no tempo regulamentar. E foi apenas nas semifinais que a Blanquirroja realmente brilhou ao bater o Chile, atual bicampeão sul-americano, por 3 a 0 na arena do Grêmio.
O departamento médico peruano vetou a presença do atleta Jefferson Farfán, em decorrência de uma contusão no joelho.

Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 44 vezes ao longo da trajetória e a vantagem é do Brasil que contabiliza 31 vitórias mediante 4 triunfos do Peru, ao passo que o empate prevaleceu em outras nove oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu na atual edição da Copa América, pela 3ª rodada da fase de grupos da competição. Na ocasião, o Brasil goleou o Peru por 5 a 0 na arena Corinthians, com gols de Casemiro, Roberto Firmino, Everton, Daniel Alves e Willian.
Vale ressaltar ainda, que a Seleção Brasileira perdeu apenas duas das 17 partidas realizadas contra o Peru atuando em seus domínios, acumulando 13 vitórias e dois empates nos demais compromissos. Todavia, o primeiro revés sofrido pelos brasileiros frente os peruanos em casa, aconteceu pelas semifinais da Copa América de 1975, à medida que o segundo, deu-se em 1985, há mais de três décadas.

Escalações
Brasil (4-2-3-1): Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Arthur e Casemiro; Gabriel Jesus, Philippe Coutinho e Everton; Roberto Firmino. Técnico: Tite.
Peru (4-2-3-1): Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Yotún e Tapia; Carrillo, Cueva e Edison Flores; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.
Previsão
O duelo deste domingo entre Brasil e Peru definitivamente não atrairá a atenção do grande público, como seria o caso se tivéssemos uma final envolvendo os selecionados de Argentina, Chile e Uruguai. Por este motivo, a decisão do torneio perdeu totalmente o seu charme.
Uma derrota seria uma imensa catástrofe para a Seleção Brasileira, tendo inclusive o mesmo peso do revés sofrido para a Alemanha por 7 a 1, em 2014. Contudo, acredito que as chances do Brasil ser derrotado nesta decisão são até menores do que 5%, pois os pentacampeões mundiais são donos de uma equipe bastante superior tecnicamente em relação ao adversário.
Enquanto isso, o Peru continua colhendo os frutos do bom trabalho de Ricardo Gareca, que depois de ter classificado a Blanquirroja a um Mundial após 36 anos, conseguiu a façanha de levá-la à final da Copa América pela primeira vez desde 1975. Entretanto, os peruanos terão pela frente a difícil missão de encarar o Brasil, um de seus maiores algozes no mundo da bola, e que goleou-os por 5 a 1 na fase de grupos do torneio. Deste modo, não vejo como o conjunto inca sair do Maracanã com o título em mãos.
Palpite: Brasil 3 x 0 Peru.