Sporting x Benfica

O estádio José Alvalade será o palco do tradicional clássico lisboeta entre Sporting x Benfica, válido pela 17ª rodada da Primeira Liga. O Clássico dos Clássicos começa a partir das 18:15 (de Brasília), desta sexta-feira (17).

Sporting

Apesar do triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória Setúbal no sábado passado, os torcedores sportinguistas continuam insatisfeitos com o seu time, afinal, os Leões sofreram um duro revés frente o Porto (2 x 1) em pleno estádio José Alvalade, na rodada anterior, que marcou a estreia do Sporting no ano. Isso explica porque os comandados de Jorge Silas ocupam apenas a 4ª posição na tabela da Primeira Liga com míseros 29 pontos, colecionando o total de 9 vitórias, 2 empates e cinco derrotas, obtendo assim, 60,4% de aproveitamento na competição.
Em contrapartida, a campanha abaixo das expectativas do Sporting na Primeira Liga não é uma obra do acaso, pois devido ao acumulo de maus resultados no início da temporada, o ex-treinador do time, Marcel Keizer, pediu demissão do cargo ainda na 4ª rodada competição. Assim, diretoria leonina decidiu apostar todas as suas fichas no novato Jorge Silas, de 43 anos, que até agora não mostrou a que veio.
Os jogadores Renan Ribeiro e Luciano Vietto, estão fora de combate em virtude de lesões, à medida que o zagueiro Sebastián Coates não jogará por conta de uma suspensão (cartões amarelos).

Contratado junto ao Belenenses, o técnico Jorge Manuel Rebelo Fernandes, popularmente chamado de Silas, ex-jogador do Sporting, segue lutando para recolocar a equipe de Alvalade novamente no caminho das vitórias.
O ex-jogador do Sporting, Jorge Manuel Rebelo Fernandes, popularmente chamado de Silas, segue tentando recolocar a equipe de Alvalade novamente no caminho das vitórias.

Benfica

Enquanto isso, o Benfica chega motivadíssimo para disputar o primeiro Clássico dos Clássicos de 2020, já que o momento vivido pelos benfiquistas não poderia ser melhor. Para se ter uma ideia, os atuais campeões portugueses permanecem invictos há exatos 13 compromissos, acumulando dez vitórias e três empates neste período. A última derrota sofrida pelos Encarnados, deu-se em novembro do ano passado, quando eles perderam do Lyon por 3 a 1, pela fase de grupos da Europa League.
Consequentemente, o Benfica segue na liderança isolada da Primeira Liga com 45 pontos ganhos, contabilizando 15 vitórias e somente uma derrota nas 16 rodadas realizadas até aqui pelo campeonato, atingindo uma média de 93,8% de aproveitamento através desta incrível campanha. Além disso, os pupilos de Bruno Lage são donos tanto do melhor ataque (40 gols) quanto da melhor defesa (6 gols) do torneio.
O departamento médico benfiquista vetou a presença do zagueiro brasileiro Jardel, em decorrência de uma contusão.

O meia Pizzi lidera artilharia da Primeira Liga com 12 tentos marcados.
O meia Pizzi lidera artilharia da Primeira Liga com 12 tentos marcados.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que os eternos rivais lisboetas se enfrentaram 307 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Benfica que soma 133 vitórias mediante 109 triunfos do Sporting, ao passo que o empate prevaleceu em outras 65 oportunidades.
O primeiro Clássico dos Clássicos foi disputado em 1907, há 103 anos, e terminou com a vitória do Sporting sobre o Benfica por 2 a 1. Já o encontro mais recente envolvendo os dois gigantes da capital portuguesa, ocorreu em agosto do ano passado no estádio Algarve, pela decisão da Supertaça de Portugal. Na ocasião, as Águias atropelaram os Leões por 5 a 0, com gols de Pizzi (dois gols), Rafa, Álex Grimaldo e Chiquinho.
Curiosamente, o Benfica não é derrotado pelo Sporting desde outubro de 2015 em partidas válidas pela Primeira Liga, ou seja, um longo tabu que está prestes a completar cinco anos.
Vale ressaltar ainda, que o Sporting venceu apenas um dos últimos dez dérbis contra o Benfica, assinalando cinco derrotas e quatro empates nos demais duelos.

O Benfica venceu seus últimos 16 jogos atuando como visitante pela Primeira Liga.
O Benfica venceu seus últimos 16 jogos atuando como visitante pela Primeira Liga.

Escalações

Sporting (4-3-3): Maximiano; Ristovski, Tiago Llori, Mathieu e Cristian Borja; Wendel, Doumbia e Bruno Fernandes; Bolasie, Luiz Phellype e Acuña. Técnico: Jorge Silas.

Benfica (4-4-2): Vlachodimos; André Almeida, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo; Pizzi, Gabriel Pires, Taarabt e Rafa; Seferovic e Chiquinho. Técnico: Bruno Lage.

Previsão

O clássico desta sexta-feira entre Sporting e Benfica reunirá os dois grandes clubes da capital lusitana, que estão vivendo fases totalmente distintas na atualidade. A propósito, a diferença que separa ambos na tabela da Primeira Liga evidencia muito bem isso.
Nem mesmo o fato do Sporting jogar em Alvalade, diante de sua fanática torcida, o coloca como favorito à vencer o seu maior rival. A derrota diante do Porto, na rodada retrasada do campeonato deixou claro que os Leões não têm condições de brigar pelo título português nesta temporada. Ao que tudo indica, a batalha dos sportinguistas será contra o surpreendente Famalicão, pelo terceiro lugar na classificação.
Do outro lado, o Benfica segue firme e forte a sua caminhada rumo ao bicampeonato nacional, uma conquista que está cada vez mais próxima de acontecer, sobretudo porque a vantagem dos Encarnados na liderança do torneio é extremamente confortável. Apenas o cansaço pode atrapalhar os benfiquistas, que ao contrário dos anfitriões, estiveram em campo no meio de semana pelas quartas de final da Taça de Portugal. Mesmo assim, é bastante improvável vê-los voltar à Luz sem os três pontos na bagagem.
Palpite: Sporting 0 x 1 Benfica.

 

 

 

1 Comentário

Deixar um comentário

Menu