Porto x Benfica

O maior clássico do futebol português terá mais um capítulo escrito em sua rica história na tarde deste sábado (08), visto que Porto e Benfica estarão frente a frente no estádio do Dragão, pela 20ª rodada da Primeira Liga 2019/20. O confronto que reunirá os atuais líder e vice-líder do campeonato, começará a partir das 17:30 (de Brasília).

FC Porto

Os Dragões chegam motivadíssimos para enfrentar o Benfica na tarde deste sábado, afinal, os pupilos de Sérgio Conceição atropelaram o Vitória Setúbal por 4 a 0 na rodada passada da Primeira Liga, e detalhe, atuando fora de casa. Além disso, o Porto sabe que a única forma de diminuir a vantagem de sete pontos em relação aos rivais na classificação da Primeira Liga, é justamente derrotando-os no estádio do Dragão, assim como a equipe fez no primeiro turno do campeonato. Por essas e outras, os portistas encaram que este duelo como sendo de vida ou morte.
No momento, o Porto ocupa a vice-colocação na tabela da Primeira Liga com 47 pontos ganhos, colecionando 15 vitórias, 2 empates e duas derrotas em 19 jogos disputados, obtendo assim, 82,5% de aproveitamento na competição.
O departamento médico portista vetou a presença tanto do zagueiro Pepe quanto do atacante Vincent Aboubakar, em virtude de suas respectivas contusões.

O revés do Porto frente o Braga por 1 a 0, na final da Taça da Liga de Portugal, aumentou ainda mais a pressão sobre o técnico Sérgio Conceição.
O revés do Porto frente o Braga por 1 a 0, na final da Taça da Liga de Portugal, aumentou ainda mais a pressão sobre o técnico Sérgio Conceição.

Benfica

Do outro lado, o Benfica vive uma temporada realmente brilhante, tanto é, que o time conquistou 54 dos 57 pontos possíveis na Primeira Liga. Isso explica porque os Encarnados são líderes isolados na classificação. A propósito, a campanha dos comandados de Bruno Lage é tão surpreendente, que eles registram a incrível marca de 94,7% de aproveitamento no campeonato, uma vez que os atuais campeões portugueses contabilizam 18 vitórias e apenas 1 derrota nas 19 rodadas realizadas até o momento pela competição. E não para por aí, pois o conjunto lisboeta é dono do melhor ataque (47 gols marcados) e também da melhor defesa do torneio (8 gols sofridos).
No entanto, vale destacar que a única derrota sofrida pelo Benfica na Primeira Liga, deu-se exatamente no clássico contra o Porto, por 2 a 0, em pleno estádio da Luz.
O zagueiro Jardel está fora de combate, em decorrência de uma lesão no joelho que o deixará de molho por pelo menos dois meses.

O Benfica segue com 100% de aproveitamento atuando como visitante pela Primeira Liga. São 9 vitórias em nove jogos fora de casa na competição.
O Benfica segue com 100% de aproveitamento atuando como visitante pela Primeira Liga. São 9 vitórias em nove jogos fora de casa na competição.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o maior clássico do futebol português já foi realizado 242 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Porto que acumula 94 vitórias mediante 88 triunfos do Benfica, ao passo que o empate prevaleceu em outras 60 oportunidades.
O duelo mais recente envolvendo os dois rivais, ocorreu em agosto do ano passado no estádio da Luz, pela 5ª rodada da atual edição da Primeira Liga. Na ocasião, o Porto ganhou por 2 a 0, com gols de Zé Luis e Moussa Marega.
Vale ressaltar ainda, que Porto e Benfica são as únicas das 18 equipes que disputam a Primeira Liga, que marcaram mais do que 40 gols no campeonato, lembrando que os Dragões balançaram as redes adversárias 41 vezes, à medida que as Águias marcaram o montante de 47 tentos.
Curiosamente, o treinador Bruno Lage pode se tornar o primeiro treinador na história do Benfica a vencer o Porto duas vezes seguidas no estádio do Dragão. Caso isso aconteça, os benfiquistas baterão o recorde de somar 19 vitórias consecutivas jogando como visitantes pela Primeira Liga.

Este será o 4º duelo pessoal entre os treinadores Sergio Conceição e Bruno Lage, sendo que o técnico portista soma duas vitórias contra apenas uma do comandante benfiquista.
Este será o 4º duelo pessoal entre os treinadores Sergio Conceição e Bruno Lage, sendo que o técnico portista obtém duas vitórias contra apenas uma do comandante benfiquista.

Escalações

Porto (4-3-3): Marchesín; Manafá, Mbemba, Iván Marcano e Alex Telles; Sérgio Oliveira, Danilo Pereira e Uribe; Corona, Tiquinho Soares e Marega. Técnico: Sérgio Conceição.

Benfica (4-4-2): Vlachodimos; André Almeida, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo; Pizzi, Gabriel Pires, Weigl e Franco Cervi; Carlos Vinicius e Rafa. Técnico: Bruno Lage.

Previsão

O embate entre Porto e Benfica reunirá os dois gigantes do futebol português, que como é de hábito, estão brigando diretamente pelo caneco da Primeira Liga. Por esta razão, podemos afirmar de antemão que teremos um grande jogo na tarde deste sábado.
A única chance do Porto superar o Benfica na liderança do campeonato, é vencendo o seu maior rival no estádio do Dragão, afinal, o clássico envolvendo portistas e benfiquistas vale seis pontos. Além disso, os Dragões atuarão em seus domínios, aonde perderam somente uma partida até aqui.
Enquanto isso, o Benfica está sedento para se vingar do Porto, o único oponente que conseguiu derrotá-lo na competição. Embora os atuais campeões portugueses tenham perdido Gedson Fernandes, emprestado ao Tottenham, nesta janela de inverno europeu, eles continuam praticando um futebol de alto nível, já que o volante Julian Weigl encaixou como uma luva no esquema de Bruno Lage. Deste modo, tudo nos leva a crer que os Encarnados voltarão à Lisboa com mais três pontos na bagagem.
Palpite: Porto 0 x 1 Benfica.

 

 

Deixar um comentário

Menu