A grande escola portuguesa de treinadores

O enorme sucesso de Jorge Jesus à frente do Flamengo não é um fenômeno restrito única e exclusivamente ao futebol brasileiro, visto que diversos comandantes portugueses seguem brilhando mundo afora.

Como pode uma nação tão pequena como Portugal, revelar ao mundo centenas de bons treinadores? Essa é uma pergunta fácil de responder, uma vez que os portugueses se especializaram em formar técnicos, depois da criação um centro de formação na área, que inclusive, virou referência na Europa. Composto por quatro diferentes níveis de graduação, o curso começa no módulo básico e termina no elite, sendo que o objetivo destes centros é desenvolver profissionais capacitados em atuar de maneira exemplar nas partes tática, física, técnica e psicológica, lembrando que a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) construiu 11 unidades do curso pelo país.

No entanto, o grau mais alto que um treinador pode obter na Europa é o UEFA Pro. Segundo dados da própria entidade, o país que detém o maior número de profissionais com essa licença é a Espanha, com 2353 certidões emitidas, seguida pela Alemanha, com 1304. Já os portugueses, aparecem atrás dos italianos (725) com 592 treinadores formados neste caríssimo curso que custa 4 mil euros, isto é, aproximadamente R$ 19 mil. Ademais, não restam dúvidas de que o sucesso de José Mourinho, campeão europeu comandando o Porto em 2004, também colaborou para que outros países abrissem as portas aos técnicos portugueses, sobretudo porque o Special One realizou ótimos trabalhos no estrangeiro.

Com três tacas da Premier League e duas da Champions League no currículo, José Mourinho é a maior referência dos treinadores portugueses.
Com três taças da Premier League e duas da Champions League no currículo, José Mourinho é a maior referência entre os treinadores portugueses.

Atualmente, os treinadores portugueses vivem o seu melhor momento no mundo da bola. Para se ter uma ideia, das 32 equipes que disputarão a fase 16 avos de final da Europa League, oito são dirigidas por técnicos lusitanos, ao passo que José Mourinho é o único comandante português presente nas oitavas de final da Champions League. Confira abaixo a lista dos nove portugueses que figuram nos mata-matas das competições europeias, que terão início na próxima semana:

  • José Mourinho – Tottenham – UCL
  • Bruno Lage – Benfica – UEL
  • Luís Castro – Shakhtar Donetsk – UEL
  • Nuno Espírito Santo – Wolverhampton – UEL
  • Paulo Fonseca – Roma -UEL
  • Pedro Martins – Olympiakos – UEL
  • Ricardo Sá Pinto – Braga – UEL
  • Sergio Conceição – Porto – UEL
  • Jorge Silas – Sporting – UEL
Devido aos títulos da Eurocopa 2016 e da Liga das Nações da UEFA 2018/19, o técnico Fernando Santos é apontado como o melhor treinador da história do selecionado português,
Devido aos títulos da Euro 2016 e da Liga das Nações da UEFA 2018/19, o técnico Fernando Santos é considerado o melhor treinador da história do selecionado português.

Os ótimos trabalhos desenvolvidos por treinadores portugueses podem ser vistos em todos os cantos do mundo, uma prova disso é André Villas-Boas, treinador do Olympique Marseille, atual vice-colocado da Ligue 1, atrás somente do milionário PSG, ou então, Vítor Pereira, campeão da Superliga chinesa, em 2018, e da Copa da China, em 2019, à frente do Shanghai SIPG. E por que não citarmos Manuel José, que no início do século, ergueu quatro vezes o caneco da Liga dos Campeões da África pelo Al-Ahly. Já no continente sul-americano, jamais poderíamos deixar de destacar Jorge Jesus, afinal, o Mister conduziu o Flamengo ao tão sonhado bicampeonato da Copa Libertadores após longos 38 anos de tabu, e de quebra, ainda faturou o título do Brasileirão 2019.

Diante deste cenário, compreendemos porque os técnicos portugueses encontram-se em alta no futebol. A propósito, isso explica porque a seleção da Colômbia contratou o treinador Carlos Queiroz no ano passado, e o motivo pelo qual o Santos trouxe Jesualdo Ferreira no início desta temporada. Obviamente, apostar em portugueses nem sempre é sinônimo de sucesso, basta recordarmos do fracasso de Marco Silva, no Everton, e da péssima segunda passagem de Leonardo Jardim pela equipe do Mônaco. Vale ressaltar ainda, que no Brasil alguns comandantes lusitanos também não deixaram saudades, como foram os casos de Paulo Bento e Sérgio Vieira.

Contudo, o êxito de Jorge Jesus certamente serviu para que os clubes tupiniquins abrissem os olhos em relação ao péssimo futebol que vinha sendo praticado no Brasil nos últimos anos, haja vista o anseio dos times em apresentar um jogo minimamente convincente nesta temporada. Em Portugal, o trabalho na formação de treinadores já dura mais de 40 anos, trabalho este, que foi aprimorado no início dos anos 90 por Vitor Frade, autor da metodologia “Periodização Tática”, aonde o treinamento deve ser todo planejado com os objetivos táticos em mente. Deste modo, é fato que os treinadores portugueses estão anos luzes à frente dos brasileiros, até porque a grande maioria dos nossos técnicos são muito mais boleiros do que profissionais da bola. Entretanto, quem sabe este panorama não comece a mudar daqui adiante. Aguardemos!

 

 

Deixar um comentário

Menu