Barcelona x Atlético Madrid

Após o tropeço frente o Celta na rodada passada da LaLiga, o Barcelona não pode nem sonhar em perder no pontos no duelo desta terça-feira (30) contra o Atlético Madrid. A importante partida que reunirá o segundo e terceiro colocados do campeonato, começa a partir das 17:00 (de Brasília), no estádio Camp Nou.

Barcelona

O sonho de conquistar o tricampeonato espanhol parece cada vez mais distante do Barcelona, isso porque os catalães saíram de campo com dois empates nos últimos três compromissos válidos pela LaLiga. Por este motivo, o Barça caiu para a vice-colocação do torneio com 69 pontos, permanecendo a dois do líder Real Madrid.
Vale ressaltar, que o Barcelona voltou em boa forma aos gramados após o longo período de quarentena, haja vista os dois triunfos obtidos nos jogos contra Mallorca e Leganés, respectivamente. Todavia, com a desgastante sequência de jogos nesta reta final de temporada, o desempenho dos comandados de Quique Setién piorou e agora eles não dependem apenas de si para terminar a temporada soltando o grito de campeão.
O departamento médico barcelonista vetou a presença dos atletas Frenkie de Jong e Ousmane Dembélé, em virtude de lesões.

Atlético de Madrid

Enquanto isso, o Atlético Madrid desembarca na Catalunha com a confiança totalmente em alta, afinal, os colchoneros seguem com 100% de aproveitamento desde a retomada da LaLiga. Foram quatro vitórias nos quatro jogos disputados pelos rojiblancos na fase pós pandemia, sendo a mais recente delas, o triunfo por 2 a 1 sobre o Alavés.
Consequentemente, os pupilos de Diego Simeone subiram da sexta para a terceira posição na tabela da LaLiga, contabilizando 58 pontos em 32 partidas – 15 vitórias, 13 empates e 4 derrotas -, obtendo 60,4% de aproveitamento através desta campanha. Assim, o Atleti deixou de lado o rótulo de ser o “Rei dos Empates” no campeonato, que agora é sustentado pelo Valladolid.
Os jogadores Sime Vrsaljko e Mario Hermoso estão fora de combate em decorrência de suas respectivas lesões, à medida que tanto o zagueiro Stefan Savic quanto o meio-campista Koke, cumprirão suspensão devido ao acumulo de cartões amarelos.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes já se enfrentaram o montante de 234 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Barcelona que soma 106 vitórias mediante 73 triunfos do Atlético Madrid, ao passo que o empate prevaleceu em outras 55 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em janeiro deste ano nos Emirados Árabes Unidos, pelas semifinais da Supercopa da Espanha 2019. Na ocasião, o Atlético Madrid bateu o Barcelona por 3 a 2, com gols de Koke, Álvaro Morata e Ángel Correa para o lados dos madrilenhos, enquanto Lionel Messi e Antoine Griezmann descontaram a favor dos catalães. Em contrapartida, é importante salientar que esta foi a única vitória dos colchoneros sobre o Barça nos últimos DEZ duelos entre eles.
Curiosamente, os treinadores Quique Setién e Diego Simeone medirão forças pela décima vez na história, sendo que o técnico do Atlético Madrid coleciona seis vitórias contra duas do comandante do Barcelona.

Escalações

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; Vidal, Busquets e Rakitic; Griezmann, Suárez e Messi. Técnico: Quique Setién.

Atlético Madrid (4-2-3-1): Oblak; Trippier, Giménez, Felipe e Renan Lodi; Saúl Ñíguez e Héctor Herrera; João Féliz, Llorente e Lemar; Diego Costa. Técnico: Diego Simeone.

Previsão

O confronto desta terça-feira será determinante para definir o rumo dos blaugranas na LaLiga, afinal, uma derrota poderia significar o fim do sonho de conquistar o título espanhol pela terceira vez consecutiva, pois no caso de um resultado negativo no Camp Nou e uma vitória do Real Madrid contra o Getafe, a distância que separa o Barça do líder do campeonato aumentaria para cinco pontos, lembrando que restarão somente cinco rodadas para o término do torneio.
O fato dos catalães atuarem em seus domínios, coloca-os como franco favoritos à vitória, sobretudo porque o Atlético Madrid não ganha uma partida na Catalunha pela LaLiga desde 2006, ou seja, há mais de uma década. Todavia os relatos do jornal “Marca” de que o clima esquentou pra valer no vestiário barcelonista após o empate contra o Celta, não são nada favoráveis ao pressionadíssimo Barcelona, ainda mais quando se tem pela frente um adversário tão chato quanto a equipe de Diego Simeone.
Palpite: Barcelona 0 x 0 Atlético Madrid.

Deixar um comentário

Menu