A polêmica revelação de Neymar ao canal televisivo DAZN segue dando o que falar no noticiário esportivo mundial, pois de acordo com o craque brasileiro, a Copa de 2022 será a última de sua carreira.
No dia 07 de março de 2009, o garoto Neymar, de apenas 17 anos de idade, estreava profissionalmente pela equipe do Santos. Naquele momento, renascia a esperança dos torcedores brasileiros em relação ao sucesso da seleção pentacampeã mundial, afinal, surgia ali um novo craque no país do futebol. Pois é, mas passada mais de uma década desde a partida contra o Oeste no Pacaembú, o máximo que o camisa 10 conseguiu defendendo as cores do Brasil foi erguer o caneco da Copa das Confederações de 2013, e conquistar a medalha de ouro nas Olímpiadas de 2016.
Entretanto, é importante salientar que Neymar tem números pra lá de significativos pela Seleção Brasileira. Para se ter uma ideia, o craque do PSG já balançou as redes adversárias o montante de 69 vezes em 113 partidas pelo Brasil, registrando assim, uma boa média de 0,61 tentos por partida vestindo a Amarelinha, lembrando que Pelé é o artilheiro máximo dos pentacampeões mundiais somando 77 gols em 91 jogos, o que significa que Neymar está a somente oito marcas de tornar-se o maior goleador de todos os tempos do selecionado tupiniquim.
De qualquer maneira, Neymar sempre gerou uma série de controvérsias entre os torcedores brasileiros, já que enquanto para alguns a seleção é totalmente dependente dele por se tratar de um craque, para outros ele não passa de um simples jogador. Contudo, a verdade é que ao longo destes pouco mais dez anos defendendo as cores do Brasil, o camisa 10 jamais conseguiu se tornar um ídolo, como foram Romário, Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Ainda assim, a recente revelação de Neymar ao canal de televisão DAZN preocupou a torcida. Confira abaixo, as palavras do atleta:
“Acho que é minha última Copa do Mundo. Vejo como a última porque já não sei se tenho forças para lidar com o futebol. Então farei de tudo para dar certo, farei de tudo para vencer com o meu país, para realizar o meu maior sonho desde pequeno. E espero poder fazer isso.” disse o atacante do PSG.
Enfeites foram comercializados durante o Mundial da Rússia com os principais jogadores de cada seleção presente na Copa. Como não poderia deixar de ser, Neymar estava ilustrado no adereço brasileiro.
Vale ressaltar, que Neymar disputou dois Mundiais até aqui na carreira. O primeiro deles deu-se em 2014, realizado no Brasil. Na ocasião, o craque ainda com 22 anos, marcou dois tentos no triunfo sobre a Croácia por 3 a 1, e outros dois no duelo frente Camarões pela fase de grupos (4 a 1). Posteriormente, ele bateu a cobrança decisiva da disputa das penalidades contra o Chile, que garantiu a classificação da Seleção Brasileira nas oitavas-de-final, porém nas quartas, o ex-jogador do Barça despediu-se do torneio após levar uma joelhada nas costas do colombiano Juan Camilo Zúñiga.
Já na Copa do Mundo de 2018, que teve a Rússia como país sede, o desempenho de Neymar piorou, não à toa, ele marcou somente dois gols na competição. O primeiro deles, ocorreu no confronto diante da Costa Rica, pela fase inicial do Mundial, e o outro contra o México nas oitavas-de-final. Naquela oportunidade, o craque brasileiro foi convocado pelo técnico Tite mesmo após ter ficado três meses afastado dos gramados em função de uma lesão no pé. Mas no final das contas, a acelerada recuperação do atacante do PSG não evitou a queda do Brasil frente os belgas nas quartas-de-final.
Com isso, Neymar terá no Catar, a sua última chance de realizar o sonho de vencer uma Copa do Mundo. Por fim, ainda que a declaração do camisa 10 tenha repercutido bastante nos últimos dias, ela não deveria causar tamanho impacto, sobretudo porque o atleta completará trinta anos no próximo mês de fevereiro. Evidentemente, se comparado ao português Cristiano Ronaldo, ele teria totais condições de disputar pelo menos mais dois Mundiais, mas como este não é caso, Neymar somente declarou o óbvio para a maioria dos jogadores de sua idade.