A repescagem aguarda Portugal

Devido ao duríssimo revés por 2 a 1 diante da Sérvia em pleno estádio da Luz, Portugal precisará superar a complicada repescagem para garantir a sua vaga no Mundial do Catar. Mas com Fernando Santos à frente da seleção, isso será possível?

Portugal adentrou na última rodada das Eliminatórias da Copa de 2022 necessitando de um simples empate no confronto contra a Sérvia para carimbar o seu passaporte rumo ao Catar. Por isso, 58.373 torcedores lotaram o estádio da Luz afim de testemunhar a classificação da seleção portuguesa ao torneio pela oitava vez na história. Pois é, e o clima tornou-se ainda mais favorável aos anfitriões depois que Renato Sanches abriu o marcador aos 2 minutos de jogo.

No entanto, o que parecia um sonho tornou-se um verdadeiro pesadelo aos portugueses, tendo em vista que a Sérvia virou o placar da partida e, detalhe, com Aleksandar Mitrovic fazendo o gol da vitória por 2 a 1 no último minuto do jogo. Deste modo, Portugal terminou as Eliminatórias na vice-colocação do grupo A com 17 pontos, três a menos em relação aos sérvios, e por este motivo precisará superar a indigesta repescagem para se qualificar ao Mundial de 2022.

Obviamente, devemos reconhecer os méritos da Sérvia em conseguir a classificação à Copa do Catar não somente em função desta fantástica vitória no estádio da Luz, como também por toda a sua campanha nas Eliminatórias, afinal, trata-se de uma seleção composta por bons jogadores, como são os casos de Nikola Milenkovic, Sergej Milinkovic-Savic, Dusan Tadic e Dusan Vlahovic.

Ainda assim, é inegável que a Sérvia encontrou maiores facilidades devido ao pífio futebol praticado por Portugal, que é fruto do péssimo trabalho realizado pelo técnico Fernando Santos. Quer dizer, um problema antigo que já foi abordado aqui no SoccerBlog, conforme você pode conferir no link abaixo: https://www.soccerblog.com.br/2021/06/29/com-fernando-santos-sera-assim/

Apesar do “roubo” no jogo contra os próprios sérvios pelo 1º turno das Eliminatórias, era totalmente possível uma seleção de altíssimo nível técnico como Portugal, que conta com um dos melhores jogadores da história do futebol, confirmar a sua vaga no Mundial do Catar sem precisar se basear em lances esporádicos para justificar o indefensável, ainda mais estando em um grupo tranquilo ao lado de Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão.

Aliás, seria mais fácil os portugueses se qualificarem à Copa do Mundo de 2022 através da fase de grupos, já que os jogos que Portugal realizará pela repescagem não serão mais de ida e volta, ou seja, o antigo “mata-mata” deu lugar ao “mata”, lembrando que os pupilos de Fernando Santos precisarão eliminar dois adversários para garantirem a classificação, que podem vir a ser Polônia, Suécia, Rússia, Turquia ou até a Itália, dependendo do sorteio.

Em última análise, por mais que Fernando Santos tenha conduzido Portugal ao título da Euro2016, as campanhas dos portugueses tanto na edição anterior da Eurocopa quanto nas Eliminatórias, dão sinais de que a Seleção das Quinas corre um seríssimo risco de não disputar a próxima Copa, o que seria um enorme desperdício na carreira dos talentosos Diogo Jota, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix, João Cancelo, Rúben Dias, além é claro, de Cristiano Ronaldo.

Deixar um comentário

Menu